Deputada propõe instalação de CPI para investigar enfrentamento da pandemia no Piauí

A exemplo do que vem acontecendo nacionalmente, a deputada Teresa Britto (PV), anunciou que pretende propor a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a forma como tem sido o enfrentamento da pandemia no Piauí.

A parlamentar declarou ter recebido denúncias graves de funcionários da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), sobre a falta de insumos, na unidade, incluindo medicamentos, luvas, álcool em gel, compressas e papel toalha.

Segundo Teresa Britto, o secretário de Saúde, Florentino Neto, está mais preocupado em conquistar lideranças políticas do que em gerir a saúde pública estadual e vê a necessidade da instalação da CPI para apurar a aplicação dos recursos recebidos do Governo Federal para combate à pandemia do novo coronavírus no Estado.

A MDER tem sido palco de inúmeras denúncias. Temos feito vistorias, encaminhado relatórios para o governador e para esse secretário [Florentino], que só tem feito política, e tem deixado de lado o principal, que eu fazer a gestão não só da Covid, mas como da saúde pública de forma geral, porque o problema da saúde do Piauí não se resume apenas à Covid. No Piauí, os problemas eletivos vem se tornando urgentes. Como em 2019, irei iniciar uma fiscalização em todo estado do Piauí para vistoriar os hospitais e, também, pedir informações sobre os recursos que estão vindo para serem trabalhados no combate à Covid. Muito dinheiro veio para o Piauí. Recebi um relatório do aporte dos recursos do Governo Federal que chegaram ao estado e deverei apresentar na próxima semana, assim também como já estou com um requerimento para a Assembleia propondo a abertura de uma CPI sobre os recursos do trabalho da Covid no estado do Piauí para vermos o que está acontecendo”, disse a deputada.