CPI dos Transportes: presidente do Sintetro diz que 60% dos trabalhadores foram demitidos


A CPI do Transporte da Câmara de Teresina, iniciou nesta terça-feira (18/05), a fase de depoimentos. Hoje, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), Ajuri Dias, foi ouvido pelos vereadores e afirmou que o Setut tem desrespeitado as tentativas de acordos firmados.

Além disso, ele destacou as perdas da categoria e afirmou que cerca de 70% dos trabalhadores do transporte foram demitidos e, inclusive, chegam a passar necessidades.

“No início da pandemia, o presidente do Setut havia assinado um termo de aditivo e nesse período o presidente era o Fernando Feijão. Eles assinaram um acordo salarial, mas com a pandemia, o Setut deixou de pagar os salários e benefícios e diminuiu os salários. A partir disso, só temos perdido, começaram as demissões e 60% dos trabalhadores foram demitidos, além disso, fez acordo perdendo direitos. Chegamos ao ponto em que alguns estão com problemas psicológicos e outros sobrevivem com doações e ajuda dos parentes”, disse o presidente.

Assista ao vivo: