Wellington Dias comenta decisão de Rosa Weber e diz: ‘CPI não tem poder de convocação’

O governador Wellington Dias (PT) comentou a decisão da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações dos governadores para comparecerem à CPI da Covid. O depoimento do chefe do Executivo piauiense está marcado para o dia 30 deste mês.

Segundo Dias, a decisão da ministra é uma prerrogativa que tem por objetivo garantir “o ordenamento legal”, e que nesse ordenamento, “não tem a CPI o poder de convocação”.

“A decisão do STF é uma vitória da democracia. Ela assegura o cumprimento de uma regra constitucional. É  uma prerrogativa que tem por objetivo proteger não quem é prefeito, governador, presidente, mas garantir o ordenamento legal e nesse ordenamento não tem a CPI o poder de convocação.

O governador ainda afirmou está a disposição da CPI para prestar depoimento, no entanto, através de convite. 

“Com essa decisão cabe agora voltar à normalidade, é possível a aprovação por convite como aliás se fez com outros que participaram na CPI”.

Antes, o STJ já tinha proibido a ida do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). O ministro Kassio Nunes Marques, também concedeu habeas corpus e autorizou o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a não comparecer à CPI.