‘Deu a vida por Teresina’, afirma Lucy Soares sobre Firmino Filho

Em entrevista reveladora nesta quarta-feira (07/04), a deputa estadual Lucy Soares, revelou que seguirá o legado deixado pelo marido, Firmino Filho, junto com o seu partido, o Progressistas. A parlamentar, seguiu comentando sobre o amor do ex-gestor pela capital e afirmou que ele ‘deu a vida por Teresina’.

“Teresina perdeu uma brilhante liderança. Que era apixonada e deu a vida por Teresina. Ele sempre estará nos nossos corações, porque cada canto de Teresina, tem um pedaço dele. Então, ele sempre vai estar vivo em nossas memórias e em exemplos de como administrar uma cidade. Eu senti todo o carinho de Teresina, que sempre foi muito generosa com o prefeito Firmino Filho, nessa despedida, que não é uma despedida, é um até breve. E eu vou estar aqui, continuando o trabalho de Firmino, lutando pelo povo do Piauí. Ele colocou a carreira dele em jogo, por optar salvar vidas. No ano passado, ninguém morreu por falta de leitos e, ele sempre colocou o povo em primeiro lugar. Trabalhando pelas pessoas que mais precisam, fazendo bem feito e respeitando a população de corpo e alma.Ele não cuidou não só de Teresina, mas de todo o estado do Piauí, ele fará muita falta, mas deixou muito aprendizado”.

Desabafo

Ainda sob forte comoção, Lucy fez um desabafo sobre o papel do político na sociedade.

“Não é facil ser político, pois é um lugar onde encontramos o melhor e o pior das pessoas. As vezes somos cobrados por algo que nós não podemos dar um retorno. Mas defenderei esse legado trabalhando, levantando as mangas, conversando com a população e colocar as prioridades à frente. Pessoas não estão morrendo apenas por Covid, mas por falta de insumos e recursos humanos em hospitais. Assumo a missão de trabalhar, arregaçar as mangas e lutar. Vamos continuar esse trabalho de Firmino, junto com os Progressistas, para mudar a realidade do Piauí. Se a população se unir, vamos chegar em um Piaui que tanto almejamos”.

Sentimento de culpa

Lucy, ainda comentou sobre as ações de Firmino Filho nos últimos meses e, revelou que o o ex-prefeito sentia-se culpado e triste por não poder ajudar, de forma mais efetiva, no combate à pandemia, após deixar o cargo de prefeito.

“Em janeiro/fevereiro, ele se sentiu impotente, com culpa por não poder estar ajudando. Ele comentava da tristeza e sempre estava muito pensativa. Todos acompanharam que ele deu a vida, sempre fez de tudo para conhecer e atuar de forma correta e dar uma boa assistência à população piauiense. Porque ele abraços todo o estado. A saúde está sem rumo e assim, muitas vidas vão ser perdidas. Ele previu que em março/abril, seria o período mais grave da doença, mas infelizmente acabaram com os bons leitos que tinham montados. Mas não é momento de falar sobre isso, é um momento de homenagem. Pelas atitudes que ele tomou, ele perdeu muitos amigos e colocou sua carreira em risco. Mas fez o que era certo. Hoje as pessoas estão entendendo o que ele queria”.

Cobrança

A deputada finalizou mandando um recado à população e cobrando das autoridades ações conjuntas.

“As autoridades tem que se unir e dar uma solução pra o problema. Ele [Firmino] era um pessoa brilhante, inteligente. Pessoa que muitas vezes as pessoas confundiam a timidez dele e que vai nos fazer falta. Um recado para os teresinenses é: Fica em casa se puder”.