Data Max divulga resultado de pesquisa eleitoral em Barras e mostra crescimento do nome do vereador Vinicio Marques

O Instituto Data Max, divulgou o resultado de uma pesquisa nas modalidades Espontânea e Estimulada sobre as intenções de votos do eleitorado da cidade de Barras, Piauí, para os cargos de prefeito e vereador. A pesquisa foi realizada de 27 a 28 de junho de 2020, e 300 pessoas foram entrevistadas nas zonas Urbana e Rural. A amostragem tem uma margem de erro de 5,6% e índice de confiança de 95% e foi registrada Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), sob o número de registro: PI-01322/2020.

Os bairros da zona Urbana foram: Centro, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, Vila João Paulo, Vila Esperança, Vila São João, Vila da Luz, Vila Padre Mário, Xique-xique, Matadouro, Pequizeiro, Vila França, Santinho, Pedrinhas I e II, Boa Vista, Floresta, Palestina, Corujal, Galdinal, Alto da Vila, Riachinho, Residencial Morada de Barras, Residencial Morada Nova e Residencial São Francisco.

Na zona Rural, a pesquisa foi realizada nas localidades: Limoeiro, Riacho Verde, Banturra, Morada Nova, Buritizinho, Bacuri, São Francisco, Mata Fria e Assentamento Palmeira.

Pesquisa Espontânea

Em relação às intenções de voto para prefeito do município, os entrevistados responderam à seguinte questão: Se as eleições Municipais fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria para “Prefeito de Barras – PI”?

O resultado apontou que 65% dos eleitores responderam que NÃO SABEM ou NÃO OPINAM. Em seguida, apareceram os nomes nas seguintes ordens: Edilson Capote (11,33%); Vinício Marques (8,33%); Carlos Monte (5,33%); Manim Rego (4,33%) Nulo ou Branco (4%); Adalto Pompeo (0,67%); Valdir (0,67%) e Wison (0,33%).

Resultado pesquisa espontânea para prefeito em Barras-PI – Fonte: Instituto Data Max

Pesquisa Estimulada

Na Estimulada, foi realizada a mesma pergunta, entretanto, uma lista foi repassada para os entrevistados escolherem alguma das alternativas.

Em um primeiro cenário foram apresentados os nomes de Edilson Capote; Manim Rego; Vinício Marques e do atual prefeito da cidade, Carlos Monte.

O resultado apresentado foi o seguinte: Edilson Capote (31%); Manim Rego (20,67%), Vinício Marques (17,67%); Carlos Monte (14%); Não Sabem / Não Opinam – Espontânea (11,67%); Nulo/Branco – Espontânea (5%).

Resultado pesquisa estimulada para prefeito em Barras-PI / Cenário 1- Fonte: Instituto Data Max

No cenário, em que aparecem os nomes de Wilson (irmão de Edilson Capote), Vinício Marques, Manim Rego e Carlos Monte, resultado foi :

Wilson (28%); Vinício Marques (21%), Manim Rego (20%); Não Sabem / Não Opinam – Espontânea (12,33%); Carlos Monte (11,67%); Nulo/Branco – Espontânea (7%).

Resultado pesquisa estimulada para prefeito em Barras-PI / Cenário 2 – Fonte: Instituto Data Max

Nos cenários, o ex-prefeito da cidade, Edilson Capote, aparece na disputa com uma certa tranquilidade em relação aos outros nomes apresentados, entretanto, o nome do vereador Vinicio Marques, aparece como uma surpresa. A pesquisa aponta seu crescimento em torno das intenções do eleitorado, como uma ‘nova’ opção para a cidade.

Já o prefeito da cidade, Carlos Monte, não aparece em uma situação confortável. A pesquisa ainda apontou que a população entrevistada (35%), considera que o município não tem apresentado uma boa gestão, em relação às medidas de combate ao coronavírus.

Seguindo a mesma linha, a saúde foi apontada como uma das áreas que atualmente enfrenta maiores problemas na cidade (21,94%). Veja o gráfico completo:

‘Maiores problemas’ considerados pelos entrevistados em Barras-PI – Fonte: Instituto Data Max