Floriano: Governador deixa Maurício Bezerra, do Republicanos, sem partido às vésperas do fim do prazo para homologação de candidaturas

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Floriano está a todo vapor, e ganhou uma atenção especial do governador Wellington Dias (PT), que tem se articulado para montar um palanque alternativo na cidade. A cidade, que anteriormente contava com quatro pré-candidatos a prefeito, sendo eles, vereador Bilu (MDB) Joel Rodrigues (PP), Avelino Neiva (PTB) e o vereador Maurício Bezerra (Republicanos), pode sair com apenas duas candidaturas homologadas, no fim das contas.

Primeiro veio o anúncio da desistência de Avelino Neiva, que já declarou apoio à Bilu, e conta com aval de WD. Agora, segundo informações, o líder palaciano, em uma jogada estratégica, fez com que o pré-candidato Maurício Bezerra, ficasse sem partido, já que o deputado Flávio Nogueira, que já lidera a sigla no estado, desativou a Comissão Provisória do Republicanos em Floriano.

Isso porque, segundo antecipado pela Coluna do Silas, Maurício tem apoios de lideranças importantes no município, que não aceitam uma união com o governador, que tenta pressionar o atual prefeito, Joel Rodrigues, a tomar uma decisão definitiva sobre de qual lado irá ficar, já que o PP, partido no qual o gestor é filiado, rompeu politicamente com o governo.

A movimentação aconteceu, justamente, às vésperas do último dia do prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. O vereador é apontado como um problema para os planos do Karnak, pois, de acordo com pesquisas, mantém a segunda posição no município, à frente de Bilu.

Maurício, que manteve sua convenção para hoje, afirmou que acionará a justiça para levar sua candidatura à frente. No entanto, caso não consiga reverter a situação, para não prejudicar os candidatos proporcionais, a opção seria que a direção estadual aceitasse as candidaturas à vereadores do partido, com Maurício abrindo mão da concorrência para prefeito, com possibilidade de voltar a disputar uma vaga na Câmara.

Neste cenário, o ex-deputado federal, Silas Freire, também do Republicanos, e o mais votado no município, anunciou neutralidade, e não acompanhará a sigla, nem integrantes de candidaturas majoritárias encabeçadas pelo vereador Bilu, que segundo a liderança política, é uma chapa alternativa do governador WD, “que nada ajudou o município de Floriano”, nem pelo atual prefeito, Joel Rodrigues, por considerar que sua gestão não levou modernidade ao município