Siga as Redes Sociais

Eleições

Afirmando ter sido alvo de ‘perseguição’ Abreu confirma apoio à Dr. Pessoa no segundo turno

Laurivânia Fernandes

Publicado

em


Acompanhando o posicionamento do governador Wellington Dias (PT), o deputado federal Fábio Abreu (PL), quinto colocado na disputa municipal em Teresina, declarou apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB). O anúncio oficial foi realizado nesta quinta-feira (19/11).

De acordo com Abreu, o que pesou na decisão do partido, foi o cenário da disputa, no qual alegou ter sido alvo de ‘perseguição’ por parte de pessoas ligadas ao candidato do PSDB, Kleber Montezuma.

“Como todos sabem, sempre optamos por não ficar em cima do muro. E essa decisão foi pautada em uma avaliação de tudo o que aconteceu antes e depois da campanha. Recebemos muitos ataques de situações totalmente infundadas e falsas, diante disso, optamos por apoiar no segundo turno Dr. Pessoa”, declarou Abreu.

Ao ser questionado se o partido estaria unido em prol do apoio ao candidato emedebista, Abreu disse que sim, no entanto, frisou que podem surgir opiniões diferentes e até mesmo decisões diferentes por alguns integrantes da sigla.

“Temos pessoas que podem tomar outras decisões e eu respeito. Mas essa foi uma atitude em função da maioria dos membros do partido e dos candidatos, que hoje são suplentes. A maioria sempre indicava essa possibilidade, então optamos por segui-la”.

Volta à SSP?

Fábio Abreu também foi questionado se voltará a ser secretário de Segurança do Estado. Sobre o tema, ele disse ainda não ter tratado do assunto com o governador e, que por enquanto, seguirá atuando como deputado federal.

“Ainda vou conversar com o governador para que a gente possa tomar uma decisão nesse sentido. Por enquanto, seguirei como deputado federal para ajudar o Piauí”, concluiu.

Eleições

Justificativas de ausência via e-Título passam de 500 mil, diz TSE

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 503.559 eleitores já justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título, neste domingo (29), segundo turno das eleições municipais, a atualização traz dados entre as 7h e as 12h05.

Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, realizado em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.

Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). A medida foi tomada para evitar a mesma sobrecarga que provocou instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir de amanhã (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Segundo o tribunal, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Eleições

Mais de 558 mil devem votar no 2º turno em Teresina

Avatar

Publicado

em

Os eleitores de 57 cidades brasileiras vão eleger, em 2º turno, os respectivos prefeitos neste domingo (29). No Piauí apenas Teresina terá a experiência do segundo turno mais curto da história das eleições, por conta da pandemia do novo coronavírus. Na capital estão aptos para votar 558.661 eleitores, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em apenas duas semanas, os candidatos Doutor Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) tiveram que selar alianças e pedir votos no segundo round da corrida pela Prefeitura Municipal de Teresina, que iniciou em uma disputa acirrada com 13 candidatos de diferentes legendas.

O 2º turno das eleições municipais da capital tem previsão de ser tranquilo, seguindo a tendência do 1º. A campanha política, no entanto, precisou ser feita às pressas em um pleito completamente inovador, com a possibilidade de justificar voto fora do domicílio através de aplicativo e dispensação da biometria.

Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), conta que o processo eleitoral está muito bem encaminhado. “Nós terminamos os procedimentos com as urnas eletrônicas. O processo começou no sábado, a partir de um cronograma que foi concluído na terça-feira. As zonas já estão prontas para serem instaladas neste sábado, e isso deve começar logo cedo. Então as urnas ficam prontas para votação das 7h até às 17h no domingo [29]. No horário de 7h às 10h estamos dando a preferência para os idosos”, explica.

As medidas de distanciamento permanecem. “Os cuidados são os mesmos: álcool gel disponibilizado pelo TSE e levar sua própria caneta. Vamos ter canetas disponíveis, mas a recomendação é dar preferência em levar a própria. Além disso, o eleitor só pode entrar na sala de votação com máscara, se não ele não é autorizado a entrar no ambiente de votação”, acrescenta.

Fonte: Meio Norte

Continue Lendo

Eleições

Amostragem: Dr. Pessoa lidera com 65,69%; Montezuma 34,31%

Avatar

Publicado

em

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem no dia 26 de novembro com 800 eleitores em Teresina aponta o candidato à prefeito Dr Pessoa (MDB) na liderança com 65,69% das intenções de votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem/preferem não opinar. 

O candidato do PSDB, Kleber Montezuma aparece com 34,31% das intenções, segundo a pesquisa. O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentado o disco com o nome dos candidatos, mas considerando as menções de brancos/nulos e os que não sabem ou preferem não opinar, o candidato Dr Pessoa (MDB) tem 58,88% das intenções de votos, enquanto Kleber Montezuma (PSDB) aparece com 30,75%. Neste recorte, 6,88% dos entrevistados apontaram a pretensão de votar em branco/nulo ou nenhum; e 3,5% não sabe ou não opina. O levantamento do Amostragem foi encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, sendo registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PI-07504/2020 no dia 20 de novembro de 2020.

Os dois candidatos que concorrem ao segundo turno na capital piauiense aparecem com altos índices de firmeza na intenção de voto, segundo pesquisa do Instituto Amostragem. Entre os eleitores entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Dr Pessoa (MDB), 86,62% apontaram que não mudam, já está decidido; enquanto 10,62% indicaram que ainda podem mudar de candidato até o domingo 29 de novembro. Os eleitores que não sabem/não opinam atinge 2,76%.

Dentre os eleitores entrevistados que sinalizaram a intenção de voto no candidato Kleber Montezuma (PSDB), 86,59% indicaram que não mudam, já está decidido; 11,38% dos entrevistados apontaram que ainda podem mudar, enquanto 2,03% não sabe ou não opina.

Fonte: Meio Norte

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat