Mais de 558 mil devem votar no 2º turno em Teresina

Os eleitores de 57 cidades brasileiras vão eleger, em 2º turno, os respectivos prefeitos neste domingo (29). No Piauí apenas Teresina terá a experiência do segundo turno mais curto da história das eleições, por conta da pandemia do novo coronavírus. Na capital estão aptos para votar 558.661 eleitores, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em apenas duas semanas, os candidatos Doutor Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) tiveram que selar alianças e pedir votos no segundo round da corrida pela Prefeitura Municipal de Teresina, que iniciou em uma disputa acirrada com 13 candidatos de diferentes legendas.

O 2º turno das eleições municipais da capital tem previsão de ser tranquilo, seguindo a tendência do 1º. A campanha política, no entanto, precisou ser feita às pressas em um pleito completamente inovador, com a possibilidade de justificar voto fora do domicílio através de aplicativo e dispensação da biometria.

Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), conta que o processo eleitoral está muito bem encaminhado. “Nós terminamos os procedimentos com as urnas eletrônicas. O processo começou no sábado, a partir de um cronograma que foi concluído na terça-feira. As zonas já estão prontas para serem instaladas neste sábado, e isso deve começar logo cedo. Então as urnas ficam prontas para votação das 7h até às 17h no domingo [29]. No horário de 7h às 10h estamos dando a preferência para os idosos”, explica.

As medidas de distanciamento permanecem. “Os cuidados são os mesmos: álcool gel disponibilizado pelo TSE e levar sua própria caneta. Vamos ter canetas disponíveis, mas a recomendação é dar preferência em levar a própria. Além disso, o eleitor só pode entrar na sala de votação com máscara, se não ele não é autorizado a entrar no ambiente de votação”, acrescenta.

Fonte: Meio Norte