Siga as Redes Sociais

Eleições

Justificativas de ausência via e-Título passam de 500 mil, diz TSE

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 503.559 eleitores já justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título, neste domingo (29), segundo turno das eleições municipais, a atualização traz dados entre as 7h e as 12h05.

Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, realizado em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.

Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). A medida foi tomada para evitar a mesma sobrecarga que provocou instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir de amanhã (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Segundo o tribunal, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.

Fonte: Agência Brasil

Eleições

Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente em intenções de voto, diz pesquisa

Avatar

Publicado

em

Uma pesquisa eleitoral XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (12) mostra o presidente Jair Bolsonaro empatado tecnicamente nas intenções de voto com o ex-presidente Lula em um cenário de disputa pela Presidência da República nas eleições 2022. Na simulação do primeiro turno Bolsonaro tem 27% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) soma 25% e Sergio Moro, 10%.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Luciano Huck, 6%; outros candidatos somam 10% e votos em branco e nulo, 13%. No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula há empate técnico, com 41% e 40%, respectivamente. Outros votos somam 19%. No entanto, em outros cenários, Jair Bolsonaro aparece à frente dos demais candidatos, à exceção de Moro.

Vence Fernando Haddad (40% a 36%), Huck (37% a 32%), Ciro (39% a 37%), Guilherme Boulos (40% a 30%) e João Doria (39% a 29%). Por outro lado, contra Moro, Bolsonaro aparece numericamente atrás (31% a 34%). O levantamento Ipespe ouviu 800 pessoas, por telefone, entre os dias 9 e 11 de março. A margem de erro é de 3,5%.

Fonta: Gazeta do Povo

Continue Lendo

Eleições

Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Dr. Pessoa (MDB), foi eleito neste domingo (29/11), prefeito de Teresina. Com 100% das urnas apuradas, o emedebistas conseguiu 236.339 votos (62,31%), enquanto o candidato Kleber Montezuma, obteve 142.941 votos (37,69%).

Os números confirmam as estatísticas apontadas pelas pesquisas eleitorais realizadas na capital, que apontavam para a vitória do médico.

Ainda neste domingo, o candidato eleito discursou em um palco montado no comitê de sua campanha, no bairro Jóquei Clube, na zona Leste de Teresina.

“Foi a vitória da democracia. Não vou fazer caça às bruxas, sou um cidadão que conseguiu ser prefeito da cidade, passo a passo”, disse Pessoa.

Continue Lendo

Eleições

TRE atualiza dados e aponta oito ocorrências com urnas eletrônicas em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Segundo informações do Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento 8 (oito) ocorrências foram registradas pelos cartórios eleitorais no respectivo sistema, relacionadas as urnas eletrônicas de votação.

Do total, 7 (sete) foram substituídas por urnas de contingência e 1 (uma) outra teve sua ocorrência solucionada sem a necessidade de troca. 

A votação permanece, até o momento, sendo 100% eletrônica em todo o Estado.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat