Relembre a trajetória política do ex-prefeito de Teresina

Firmino da Silveira Soares Filho, pai de três filhos e ex-prefeito de Teresina, morreu aos 57 anos na tarde desta terça-feira (06) em Teresina. Firmino era formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco e. concursado no Tribunal de Contas da União (TCU).

Em 1993, a trajetória de Firmino Filho iniciou quando ele foi escolhido na gestão do ex-prefeito Wall Ferraz, como secretário de finanças de Teresina. Devido o alto desempenho no cargo, Firmino disputou as eleições municipais em 1996 e ganhou no segundo turno de Alberto Silva.

Em 2000, Firmino se reelegeu como prefeito de Teresina. Já em 2004 o partido do Firmino, PSDB, escolheu Silvio Mendes para disputar a prefeitura e foi eleito.

Firmino Filho resolveu em 2006 disputar o governo do estado do Piauí, mas acabou sendo derrotado por Wellington Dias (PT). O tucano não desistiu, e em 2008 foi eleito vereador de Teresina. Em 2010, Firmino foi eleito a deputado estadual, mas ficou apenas dois anos no cargo, pois acabou vencendo Elmano Férrer em 2012, e voltou para Prefeitura de Teresina.

Após 2016, Firmino Filho se reelegeu e foi o único prefeito de Teresina que conseguiu ser reeleito durante quatro mandados seguidos.

.