Sílvio é a “carta na manga” do MDB

Nos corredores do MDB, fala-se como poeira baixa, da possibilidade de filiação do ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido). Essa articulação estaria sendo trabalhada com muito cuidado. Um Mdebista chegou a confidenciar que Sílvio Mendes já entraria na sigla sendo o plano A e Dr. Pessoa o reserva de luxo. Com seu jeito de não querer ser político, Sílvio teria dito a cúpula do partido que, se Firmino desprezar a possibilidade de sua candidatura, ele aceitaria o convite e o desafio do MDB. O deputado Themístocles Filho durante entrevista, deixou a porta aberta, dizendo que se Sílvio chegar na agremiação, aí tem que se fazer pesquisas.

Ingratidão: Nerinho quer a perda do mandato de Landim

Foto: montagem Portal Encarando

Em outros tempos, este colunista já ouviu do deputado Nerinho que, por gratidão ao apoio e defesa que Landim fez ao seu pai, Zé Nery, enrolado na cadeia nos tempos de prefeito, não poderia deixar de votar e nem apoiar o deputado federal. Pois não é que agora Nerinho está agindo ao contrário, instigando o Ministério Público e o suplente Mainha a ingressarem na justiça para tomar a suplência do velho Landim? Nerinho alega que o deputado federal presidia o PTB, e não poderia assinar sua própria desfiliação, o que segundo ele, pode caracterizar infidelidade partidária. A coluna quer saber que raiva é essa que o filho de Zé Nery está sentindo para agir com tanta ingratidão?

Condenados pelo teto de votos 

Foto: montagem Portal Encarando

Os partidos já começam a montar suas chapas proporcionais para as eleições do próximo ano. Como não teremos alianças proporcionais, vários partidos estão atraindo candidatos, usando a estratégia de não escalar medalhões bem votados e trabalhar chapas equilibradas pra ninguém ser “bucha”. Em Teresina, alguns desses medalhões estão sendo convidados a se retirarem de seus partidos. No Solidariedade, a expulsão do Major Paulo Roberto já está entabulada e, no PMB a saída da vereadora Graça Amorim já é dada como certa. Agora, tá tudo invertido. Quem tem muitos votos, não é mais atrativo para os partidos.

Abuso de autoridade: Ciro e Marcelo votam SIM  e Elmano vota NÃO

Ontem o Senado aprovou o projeto que estabelece um pacote de medidas anticorrupção, incluindo punição para juízes e integrantes do Ministério Público que cometerem abuso de autoridade.
O placar dos senadores piauienses foi 2 x 1. Marcelo e Ciro votaram a favor do destaque e Elmano votou contra. Para Promotores e Juízes esse destaque é uma estratégia intimidatória ao trabalho deles. Já para quem votou a favor, a tese está cheia de  exageros.

W. Dias vai “perder” a quinta-feira para visitar Lula

 O governador do Piauí abandonará as discussões da Reforma da Previdência e os assuntos importantes do estado para se dirigir à cidade de Curitiba hoje (27) para fazer uma visita de solidariedade ao ex-presidente Lula, que está preso na sede da Polícia Federal. W. Dias estará acompanhado do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Os gestores visitarão o líder petista logo depois da tentativa frustrada de soltura do ex-presidente pelo STF. A estratégia da esquerda é demonstrar que Lula continua forte e prestigiado pelas principais lideranças do País.