Coluna do Silas: candidaturas fortes à Câmara de Teresina

Ano que vem, a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores de Teresina, promete ser acirrada. Medalhões da política como os ex-deputados estaduais, Robert Rios, Henrique Rebelo, João de Deus e o ex-deputado federal, Rodrigo Martins já estariam na lista. Sem contar com a possível candidatura de Dr. Pessoa, dono de um grande e cativo eleitorado na capital. Todos querem seguir o mesmo caminho do prefeito, Firmino Filho, que recomeçou pelo parlamento mirim.

Pega na mentira

Querendo manter o anonimato, ontem médicos e vários outros profissionais da área da saúde, correram atrás da imprensa para desmentir a informação  dos milhares de atendimentos em hospitais estaduais, propagado pelo governo como um troféu. Seriam 7 mil atendimentos em todo o estado, e 50% deles em hospitais do interior, concentrando o maior número nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba. Só que os profissionais desses três hospitais disseram que os dados do governo é ficção. Explicando que casos pequenos e leves foram tratados nos municípios, e os médios, encaminhados a Teresina. Não é à toa que só o HUT aumentou o movimento da urgência em 200%.

Maternidade nunca melhorou

Por falar em saúde, a deputada estadual Teresa Brito, visitou ontem as dependências da Maternidade Evangelina Rosa e encontrou o mesmo caos que a mídia vem mostrando a tempos. Servidores terceirizados com 5 meses de atraso nos salários, contratados  de serviços fins com dois meses sem receber décimo terceiro, equipamentos como cadeiras de amamentação  caindo aos pedaços. A parlamentar partiu na frente com suas ações, mas precisa encorajar seus pares a fazer o mesmo,  afinal, eles foram eleitos para isso.

Evaldo Gomes nada Solidário

Imagem: Alepi

O deputado Evaldo Gomes, assinou ontem a ficha de filiação do Solidariedade,  e passa  a comando a sigla no Piauí com o discurso que fará um grande movimento para crescer o partido  em 2020. A quem diga que Evaldo não foi nada solidário com Dr. Pessoa, que quando candidato ao governo, ajudou a projetar o grupo político de Evaldo em todo o estado. O parlamentar deu como agradecimento ao idoso médico do povo, a retirada do comando da agremiação. Trocando em miúdos; depois da queda, Gomes deu o coice.

Carlinhos derrubou Bebianno

Tudo indica que o ministro Bebianno caiu mesmo por problemas com o cérebro net do presidente Bolsonaro, seu filho Carlos. O capitão não está nem ligando para a fogueira que queima o ministro do Turismo, deputado Marcelo Álvaro (MG). A candidata Zuleide Oliveira, denunciou na justiça que foi convidada para ser candidata laranja do ministro do PSL e que a intenção era receber o fundo eleitoral, e devolver para o partido em dinheiro  vivo. A família Bolsonaro está  assistindo a fumaça em silêncio.

Desde de 1911 

Foi em Nova York a tragédia da mortes de mulheres assassinadas por policiais quando lutavam  pela redução da jornada de trabalho, em 1857. Mas só em 1911 veio o dia 8 de Março em homenagens aquelas mulheres mortas, representando hoje as que  lutam para continuar vivas. De lá para cá, obviamente , houve conquistas , mas há muito a ser mudado. Precisamos principalmente, ampliar o debate da violência Doméstica e Familiar contra a mulher que acontece todos os dias em todos os países, e que hoje, passa por um processo de acirramento.