Jeová se “queima” com vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, que inclusive, conseguiu sua segunda eleição como presidente da Casa, impondo uma derrota a vontade do prefeito Firmino Filho, vem perdendo a admiração de seus pares. Jeová estaria sendo apontado como “arquiteto” de várias desavenças entre colegas dentro do poder municipal. Com um poderio maior que os outros vereadores, o presidente, segundo alguns parlamentares, vem fomentando a discórdia entre os companheiros, plantando notícias na mídia e em grupos de WhatsApp patrocinados por ele. As informações é que o presidente seria o responsável até por disseminar fake news que atingiu a intimidade de membros do poder. Por fim, hoje Alencar dificilmente se manteria no patamar de líder no legislativo municipal. E pra deixar bem claro, essa nota foi produzida no testemunho de pelo menos 12 vereadores do parlamento, que estariam P da vida com o comportamento do presidente.

Cadeia para ladrões de fundos de pensão 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem (03) substitutivo do senador Antônio Anastásia (PSDB-MG) que põe mais rigor para quem praticar irregularidades em fundos de pensão. A punição entra para regra do crime de colarinho branco. Quem se envolver nesses desvios, está sujeito a pena de dois a seis anos de reclusão. Tem uma gama de gestores que infringiram regras e desviaram esses fundos. As vezes privados e muitos públicos como é o caso de prefeitos que caem em crimes administrativos passivo, muitos deles punidos com a inelegibilidade. Com a nova regra, deve sobrar cadeia para essa turma. No Piauí tem exemplos clássicos. Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, ainda responde uma bronca dessas e no máximo terá a inelegibilidade como punição. Mas se a lei for aprovada, a coisa muda de figura e o gestor pode cair no xadrez. A votação no senado foi em caráter terminativo. Não  acontecendo nenhum recurso ao Plenário, o projeto segue direto para apreciação da Câmara dos deputados.

Themístocles descarta aliança do MDB com Abreu

Em entrevista ao site Oitomeia o presidente da Assembleia Legislativa e líder maior do MDB, deputado Themistocles Filho, descartou a possibilidade de apoiar uma candidatura de Fábio Abreu (PR) para prefeito da capital como cabeça de chapa e o MDB de vice. Sampaio afirmou que o partido terá candidatura própria e o nome no momento é do Dr. Pessoa. Mas Se as pesquisas apontarem um nome mais forte, esse nome terá que ingressar a sigla. Recado dado para o ex-prefeito Sílvio Mendes.

Justiça caça vereadores por fraude

A juíza Uismeire Ferreira Coelho da 89ª Zona Eleitoral de Pimenteiras do Piauí, cassou os mandatos de todos os vereadores da coligação “Pimenteiras: Nossa Terra, Nossa Gente”. Segundo a decisão da magistrada, os vereadores formaram uma chapa, apresentando três mulheres só para cumprir o percentual de gênero. Alcione Pacheco, Conceição Martins e Pedrina Barbosa foram candidatas laranjas usadas pela coligação que não realizaram atos de campanha, sendo que uma das candidatas obteve apenas 3 votos e as outras nenhuma votação. Se esse ato funcionar no restante do Piauí, vai ter neguinho perdendo mandato em cidade grande.

Quebra pau na Câmara Municipal de Timon

 As sessões da Câmara Municipal de Timon, no Maranhão estão cada vez mais quentes. O desgaste do prefeito de Timon, Luciano Leitoa vem atingindo picos elevados. Ontem durante uma calorosa sessão, o vereador Torres, antes oposição e agora cooptado pela situação, resolveu tumultuar as ações dos colegas opositores. Torres chegou a chamar o vereador Ração de estuprador. O que foi o estopim para um arranca rabo daqueles.  A corregedoria irá apura a quebra de decoro parlamentar. Assista ao vídeo do momento!