Por 379 a 131 nova Previdência avança na Câmara

Após uma série de embates travados entre os parlamentares pró e oposicionistas o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria foi aprovado em primeiro turno na Câmara, na noite dessa quarta-feira (10). Considerada uma das principais apostas da equipe econômica do governo Bolsonaro para sanear as contas públicas, a proposta estabelece como pontos principais a imposição de idade mínima para trabalhadores se aposentarem, sendo 65 anos para homens e 62 anos para mulheres; o tempo mínimo de contribuição previdenciária passará a ser de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens; regras de transição para quem já está no mercado de trabalho. O projeto ainda poderá ser modificado porque os deputados votarão os destaques, que são pedidos feitos por deputados para votar separadamente uma emenda ou parte do texto. Ainda na noite de ontem, o destaque que estabelecia mudanças nas regras da previdência para professores foi rejeitado. O placar foi de 265 votos a favor e 184 contra. Apesar de obter maioria a maioria das adesões, por se tratar de PEC, são necessários pelo menos 308 votos para a aprovação. A sessão que dará continuidade a votação dos destaques será retomada na manhã desta quinta (11).

Como votaram os parlamentares piauienses?

Parte da bancada federal piauiense.

Oito deputados da bancada piauiense votaram a favor da reforma da Previdência. Apesar da grande maioria defender a inclusão dos Estados e Municípios no texto, o que não aconteceu, não houveram grandes mudanças em relação a declarações dadas anteriormente pelos próprios. A começar pelo deputado Assis Carvalho (PT), que sempre se apresentou contrário a proposta. Além dele a deputada Rejane Dias (PT), também votou contra. As Progressistas Margarete Coelho e Iracema Portella deram votos favoráveis, assim como os deputados Átila Lira (PSB), Flávio Nogueira (PDT), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio (MDB), Marina Santos (SD) e Paes Landim (PTB).

Proposta ‘mais branda’ para policiais na reforma

Foto: Pedro Ladeira/Folha Press

O deputados que compõem a bancada da segurança pública na Câmara dos Deputados, conseguiram firmar um acordo para que policiais federais, rodoviários federais e legislativos tenham regras mais brandas na reforma da Previdência. Para os homens, que já seguem carreira, a idade mínima para aposentadoria deve ser de 53 anos, já para as mulheres 52 anos. Para os que ainda vão ingressar, as idades permanecem em 55 anos. As mudanças devem ser feitas através de emendas a serem votadas no plenário da Câmara. É importante lembrar que o acordo foi fechado sem a participação das entidades, que anteriormente haviam recusado a proposta.

Foi só ‘um choque’

Foto: Divulgação/Alepi

O ex-deputado Robert Rios (DEM) descartou a possibilidade de ingresso ao MDB. Após inúmeras especulações e conversas com o deputado Themístocles Filho, Robert afirmou que se sente confortável no seu atual partido e vai trabalhar para fortalecê-lo. Entretanto, o discurso de alguns dias atrás não era bem esse e o ex-parlamentar chegou a afirmar que deixaria o partido caso o deputado Átila Lira ingressasse na sigla. Questionado sobre a declaração ele respondeu que teve apenas um ‘choque’ e que ficou ‘traumatizado’ com a possibilidade do parlamentar levar o partido para a base do governo. Mas, segundo informações, o ex-deputado deve concorrer ao cargo de vice-prefeito nas eleições em Teresina, ao lado de Dr. Pessoa, até então, declarado um dos pré-candidatos do MDB. Aguardemos as novidades.

R$ 9 milhões na conta da SSP

Fábio Abreu durante Operação Impacto. Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança do Piauí vai receber neste segundo semestre, 3,84% da distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública destinados para os estados brasileiros. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada na última terça-feira (09), no Diário Oficial da União. Este valor corresponde, nesta primeira etapa, mais de R$ 9 milhões de reais. Um recurso que veio em uma ótima hora para o secretário, Fábio Abreu, que após mostrar interesse em disputar a cadeira do Palácio da Cidade, tem buscado a todo custo ‘mostrar trabalho’. A exemplo do que aconteceu durante a Operação Impacto, deflagrada pela Polícia Civil na manhã de ontem (10), onde mais uma vez o secretário montou uma super produção, com fotos e vídeos de sua ação junto aos policiais. Que esse dinheiro seja tão bem aplicado nas necessidades da segurança pública, quanto as produções protagonizadas pelo secretário.

Sem convite

Foto: Divulgação

O vereador de Teresina, Joaquim do Arroz, negou que tenha recebido algum convite do deputado Assis Carvalho para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao programa Diálogo Franco da TV Jornal Meio Norte, o vereador informou que em nenhum momento, durante conversa com o parlamentar, houve um convite para que ele ingresse ao partido. Ademais, o representante municipal segue sem partido.