'Casa do Trabalhador': Mais uma jogada política de Dias

Mais uma vez o governo do Estado se articulou para agradar seus aliados políticos. Agora foi a vez do deputado, pastor Gessivaldo Isaías (PRB), indicar um nome para o comando da Casa do Trabalhador, que será inaugurada em agosto e, segundo o próprio deputado, “servirá apoio para os trabalhadores do Piauí”. O indicado é Márcio Kildare, que já trabalhou com o parlamentar como diretor financeiro da secretaria do Trabalho. O discurso, continua o mesmo, “uma indicação técnica”, mas é inegável que isso não passa de mais uma estratégia de Dias, para agradar o parlamentar que, nas eleições de 2018 o apoiou, contrariando seu partido, que na época, esteve empenhado na candidatura de Dr. Pessoa. Mas há alguns dias o próprio pastor afirmou que o PRB estava a espera de um acordo para regressar à base governista. E pelo visto, o Índio não quis desgostar o parceiro. Porque no seu governo é assim, pode não ter espaço, mas tem sempre um jeitinho de comportar ‘mais um’.

‘Tríplice aliança’: MDB tenta emplacar ex-deputados para eleições em Teresina

Fotos: Reprodução

Além de anunciar a pré-candidatura do ex deputado Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina, o MDB também pretende lançar o nome de dois figurões da política do estado para concorrer às vagas na Câmara Municipal da capital. O objetivo é montar uma chapa competitiva para a disputa das eleições em 2020. Os ex-deputados Cabelouro e Antônio Félix, são as apostas do partido e, já até comentaram sobre suas candidaturas. Vale ressaltar que Cabelouro não ingressa em uma disputa eleitoral desde 2008, quando foi candidato a prefeito na cidade de Boa Hora-PI e, derrotado com uma maioria esmagadora de votos. Já Antônio Félix, foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018, mas não conseguiu se eleger. A dupla de ex-parlamentares está disposta a trocar seus domicílios eleitorais para tentar a sorte na capital. Mas como dizem no interior, as vezes na tentativa do giro se faz um jirau.

Senador Tasso, a ‘esperança’ dos Estados e Municípios na reforma

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Os líderes estaduais reacenderam as esperanças de terem Estados e Municípios inclusos no texto da reforma da Previdência. Após terem o pedido negado e reclamado de uma quebra de acordo, os governadores e prefeitos agora se voltam ao Senado, onde esperam ter mais sucesso que na Câmara, onde não conseguiram demonstrar a ‘força’ de suas bancadas. A expectativa é por conta do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que será o relator da proposta na Comissão Especial do Senado e, já se manifestou favorável à inclusão dos entes na reforma. Entretanto, a façanha não é tão simples quanto parece, já que a modificação do texto aprovado poderia atrasar o vigor da reforma da Previdência. 

Aproximação dos Nogueiras

Foto: Divulgação

O senador Ciro Nogueira, convidou o deputado federal Flávio Nogueira (PDT), para se filiar ao Progressistas. O parlamentar piauiense mostra aproximação com governo Bolsonaro e tenta emplacar um nome no comando do INSS no PI. Ele votou a favor da reforma da Previdência, contrariando a orientação de seu partido, e agora pode ser expulso. Apesar dos fatos, o deputado afirma que seu desejo é de permanecer no PDT e disse que vai esperar a decisão da cúpula sobre seu futuro na sigla. Mas o PP pode não ser o caminho a ser seguido por Flávio já, que ele também foi convidado pelo senador Elmano Férrer para ingressar e comandar o Podemos a nível estadual.

Após quase fazer Franzé e Madison ‘saírem no tapa’, LDO retorna para votação na Alepi

Nesta segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa do Piauí realiza uma reunião conjunta entre as Comissões de Constituição e Justiça: Comissão de Administração Pública e Política Social; Defesa do Consumidor e Meio Ambiente; Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; e Comissão de Infraestrutura e Política Econômica. A reunião deve limpar a pauta das Comissões e permitir que o Plenário da Casa vote, o projeto da Lei Orçamentária (LDO) de 2020. A votação ‘emperrou’ após um empasse sobre a emenda parlamentar proposta pelo deputado Nerinho (PTB), que dispõe sobre os recursos utilizados em eventos públicos realizados no estado. De acordo com a proposta do deputado, o dinheiro destinado para as festas só poderá ser utilizado na contratação de artistas locais. A proposta causou bate-boca entre os deputados Franzé Silva (PT) e João Madison (MDB), que é contrário ao texto. Depois da cena protagonizada, os parlamentares tentaram amenizar a repercussão e disseram que já está tudo resolvido entre eles e que até costuraram um meio termo ao projeto que atenda a todos, como por exemplo, eventos com mais de cinco anos de existência, poderiam ter artistas nacionais além dos locais.