Consórcio de Governadores do Nordeste: Realidade e Utopia

Os governadores do Nordeste, estiveram reunidos ontem no Piauí, e numa carta depois do encontro, os gestores pontuaram vários aspectos comuns entre os estados e pactuaram estratégias. De verdade mesmo, eles decidiram comprar medicamentos juntos para agilizar o recebimento e melhorar o preço. Por outro lado, acertaram idas a países europeus para dialogarem com investidores e autoridades do velho mundo. Mesmo sabendo eles, que sem o aval da União, qualquer investimento, de um outro continente em estados brasileiros é pura utopia. Em um momento em que alemães e franceses fazem restrições à política ambiental do governo Bolsonaro, quatro Países estão definidos para o passeio dos Governadores: Alemanha, França, Itália e Portugal. Resta saber se esses gestores irão à Europa, demonstrar que também são contra o modelo de política ambiental do capitão Bolsonaro. Aí a briga entre esses governantes e o Planalto, irá só aumentar.

Charles Silveira otimiza atendimento básico de saúde em Teresina 

Em entrevista ao programa Diálogo Franco da Rádio TV Jonal MN, o presidente da Fundação Municipal de Saúde – FMS, Charles Silveira, destacou que todos os seus esforços é para melhorar a saúde preventiva no município para diminuir a tensão na urgência. Com a falta de profissionais da área, o gargalho era a descontinuidade nas unidades básicas de saúde. Por isso, a FMS está contratando médicos, enfermeiros e técnicos numa chamada pública para não acontecer descontinuidade dos serviços. Esse incremento, andará de mãos dadas com o acesso da população a especialistas como ortopedistas, cardiologistas e outros. Sem esse acesso, a população acaba lotando e gastando muito nas UPAs e no HUT. Previnir para economizar, esse é o caminho.

Turma de Assis Carvalho arromba Câmara de Nossa Senhora dos Remédios 

Depois das estripulias em sua gestão, inclusive com contratações de pessoas sem concurso público para favorecer seus candidatos na eleição passada, o prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lazaro do PT, cabo eleitoral de Assis Carvalho, teve seu mandato cassado na última terça-feira (20). Ontem, os vereadores ligados ao prefeito, José Salmo e Carlinhos Elias, conhecidos como a “turma do Assis”, arrombaram o prédio da câmara para furtar documentos, e assim, tentar impedir a posse do então presidente da câmara, Júnior Jabarão, já que a vice renunciou ao cargo. O ato de arrombamento foi flagrado pela população e ganhou grande repercussão na cidade.

Cerco se fecha para Ciro Nogueira 

Até o ministro Gilmar Mendes que tem fama de dificultar investigação de políticos, resolveu autorizar abertura de inquérito para que a Procuradoria e Polícia Federal possam investigar o senador Ciro Nogueira, no prazo de 60 dias, por crime de caixa dois. Segundo a delação de Joesley Batista, o senador está encrencado até o pescoço, com grana suja do grupo J&S. Para um jurista experiente que trabalha na corte, a situação do senador é cada vez mais difícil, e o cerco está fechando. No Piauí, Ciro continua circulando com pompas de poderoso, e é de longe, o político mais cobiçado pelas lideranças do interior.

Entorpecentes nas Universidades Federais? 

Há muito, o presidente Bolsonaro tem denunciado que, alguns setores das Universidades Federais, não tem sido usado para educação. Em Teresina um aluno de filosofia da UFPI foi preso com mais de 100 comprimidos de ecstasy na sua residência que fica na zona Sul. Segundo a PF, o estudante que não teve sua identidade revelada, faz parte de um sistema interestadual de tráfico de entorpecentes. A PF agora, quer saber se os escritórios desses traficantes, são as instituições de ensino.