Maria da Penha: "Proteção à Mulher não pode ser trampolim político”

A farmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei contra a violência doméstica, foi agraciada ontem com o título de Cidadã Teresinense e recebe hoje o título Piauiense. Durante entrevista coletiva, Maria da Penha mandou seu recado aos políticos: “ Proteção a Mulher tem que ser uma causa, e não um trampolim político. A Lei não funcionará se os programas existirem apenas na teoria, por que na prática, nós mulheres não encontramos uma porta aberta para nós proteger”, disse.  No Piauí, o aplicativo Salve Maria tem sido pouco efetivo. Mas a Secretaria de Segurança Pública exporta a ferramenta como um troféu. A subsecretária  Anamelka Cadena que até pouco tempo coordenava o Departamento Estadual de Proteção à Mulher, está de olho em uma cadeira para Câmara Municipal de Teresina. Será que o discurso da Maria da Penha vai servir como carapuça?

Politicagem deixa PI-130 esburacada

Mesmo recuperada a pouco tempo, a PI-130 que liga Teresina às cidades de Nazária e Palmeirais já se encontra esburacada. Segundo os usuários, a deterioração da estrada com tanta rapidez, se dá pela passagem de caminhões com cargas acima do peso que fazem transporte para o Polo Cerâmico que fica na cidade de Nazária. Ainda no governo Wilson Martins foi construído uma balança onde inibia o sobrepeso dos caminhões. Mas segundo moradores, o pedido político do deputado Flávio Júnior que, é genro do maior ceramista da região, desativou a balança que verifica o peso das cargas, deixando o equipamento sofrer ação dos vândalos. Assim não tem estrada que aguente.

ACM Neto vem para filiação de Mão Santa ao Democratas 

O Democratas de hoje é o mesmo PFL dos anos 90. Mas o prefeito Mão Santa já deve ter esquecido como tratou o antigo PFL naquela época, e terá no próximo sábado (31/08), uma festa de filiação prestigiadíssima na sigla com direito a presença do prefeito de Salvador e presidente Nacional só partido, ACM Neto. O Democratas começa arrumar a casa para as eleições de 2022, que passará por 2020 tendo Mão Santa nos planos da partido. Por isso que dizem que no fundo do poço da política tem mesmo uma mola. Em 2014, Mão Santa disputou o governo do estado e teve menos votos que um deputado estadual. Agora é um dos políticos mais procurados do estado pelas lideranças nacionais.

Estado sem lei, cidade sem prefeito 

Na semana passada a Câmara Municipal da cidade de Nossa Senhora dos Remédios, cassou com a maioria dos votos, o prefeito do município Manoel Lazaro do PT, afilhado político do deputado Assis Carvalho. Até agora, o presidente da Câmara que deveria assumir a linha sucessória, já que a vice renunciou, nunca assumiu administração da cidade porque os capangas do prefeito cassado não deixam e a justiça não se manifesta. A cidade está sem prefeito, sem aula, sem educação, sem saúde e sem lei.

Sem forças no governo Bolsonaro, Ciro só consegue a quase nada , Diretoria de Revitalização 

Para agradar o senador Ciro Nogueira que, vem querendo iludir o meio político, boa parte da mídia piauiense usou os meios de comunicação para dizer que Ciro Nogueira se aproximou do presidente Bolsonaro. A prova, é que durante 60 dias, o senador travou uma queda de braço com o Democratas de ACM Neto, para indicar a presidência da Codevasf. Mesmo com 38 deputados Progressistas contra apenas 28 do partido de ACM na Câmara, Cirinho perdeu a luta e teve que se contentar com a permanência da indicação do Piauiense Fábio Miranda, para apagada Diretoria de Revitalização das Bacias. Já no CAF, o apadrinhado de Nogueira pode cair a qualquer momento, antes mesmo de sentar na cadeira. Tudo indica que o senador que, continua sem moral, quis empurrar um “caga fogo” na direção do órgão.