Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Delegado Cadena teria orientado sogro de Fonteles na grilagem

Silas Freire

Publicado

em

Mais um delegado de Polícia Civil aparece na denúncia do Ministério Público, que investiga o envolvimento da cúpula da segurança no patrocínio de milícias armadas no crime de grilagem de terras, em Luís Correia-PI. Nas ligações interceptadas e disponibilizadas pelo promotor de Justiça, Galeno Aristóteles, o empresário Araujinho, sogro do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, relata ao advogado Apoeno Machado que recebeu informações do inquérito e estaria sendo ‘treinado’ pelo delegado Cadena sobre como se comportar em seu depoimento. Segundo a fala do empresário, o delegado Cadena prestava assessoria para a organização criminosa. A situação da cúpula da segurança do Piauí está insustentável, e o governador tem que tomar alguma providência!

Luccy Keiko se diz perseguido pelo MP-PI

O delegado Luccy Keiko, chefe da Polícia Civil do Piauí, procurou a coluna para declarar que está sendo injustiçado, em relação à denúncia feita pelo Ministério Público do Estado, de que ele faz parte de uma organização criminosa que atuava na grilagem de terras no litoral do Piauí. O delegado, disse estar surpreso com a notícia e afirmou que sequer mantém relação com as pessoas apontadas pelo MP-PI. Keiko relatou ainda, que tudo não passa de uma “vingança”, pelo fato do Sindicato dos Policiais Civis ter denunciado ao CNJ, por abuso de autoridade, o promotor de Justiça de Luís Correia, Galeno Aristóteles, pelo caso da retenção de liberdade do delegado Eduardo Ferreira. Luccy também reafirmou que responderá tudo à justiça. Por outro lado, o MP-PI reforça a denúncia, apontando inclusive, nomes de outras autoridades policiais que também se envolveram no esquema. E como diz o ditado, “quem viver verá” o final dessa trama.

Evaldo Gomes acende vela para todos os santos

O deputado estadual, Evaldo Gomes (SDD), tem colhido bons resultados de suas estratégias e tornado o seu grupo político robusto, sobretudo no parlamento. Só,que quem pensa que sabe demais, acaba imaginando que todo mundo é besta. Evaldo, compõe em Teresina, a base do Prefeito Firmino Filho (PSDB) e, na esfera estadual está junto com o governador Welington Dias (PT). Como se não bastasse, o deputado agora resolveu acender uma vela para o senador Ciro Nogueira (PP), com quem tinha ‘querelas’ políticas. Isso tudo, é mais uma estratégia para que Ciro não derrote seu grupo em Valença do Piauí, nas eleições do próximo ano. Um experiente analista político disse à coluna que Evaldo, pensando que todo mundo é besta, pode se dar mal, a começar pela a aliança com Firmino, de quem ele alardeia indicar o vice. Só, que para os mais experientes, o prefeito de Teresina já está escaldado com essa esperteza, inclusive, com parlamentares do seu grupo político se posicionando para colocar sua gestão em saia justa. Malandro é malandro e mané é mané. Mais pode ser que a casa caia!

JVC: A água só corre para o mar. Os palácios querem lhe ver prefeito

O indeciso ex-senador João vicente Claudino, está sendo cortejado pelos dois palácios para ser candidato a prefeito de Teresina. O Palácio da Cidade mandou Edson Melo convidar o homem para se filiar ao PSDB e assumir a candidatura. Do outro lado tem o Kanarc, onde há poucos dias o filho do senhor João, foi convidado pelo governador WD para ser candidato único de sua base, dando até mesmo, um sossega leão em Dr. Pessoa (MDB), e Fábio Abreu (PR). Esse é mais um exemplo que justifica o ditado que diz: “A água só corre para o mar”. Mas tomara que JVC não corra mais uma vez para o Jordão, como fez o ano passado.

Henrique Pires dá título de cidadania até para estátua

No passado, os políticos do Piauí cstumavam fazer média com os costas largas de Brasília levando carne de sol, cajuína, castanha, enfim, as preciosidades da nossa terra. Mas agora, a moda é dar título de cidadania e o precursor dessa modalidade é o estreante deputado estadual, Herique Pires (MDB). Ele já bateu recorde de proposta de cidadania apresentadas na Assembleia, e é sempre para quem às vezes não tem 1 km de rodagem no estado, imagine serviço prestado. É por isso, que corre nos bastidores, a informação de que os assessores técnicos da Alepi estão temerosos que Pires queira dar cidadania a alguma estátua simbólica do País. Tomara que esssas médias rendam alguma coisa para nosso estado.

Silas Freire

Firmino sobre JVC: ‘É um grande nome para nos representar em 2020’

Redação Encarando

Publicado

em

Durante passagem pela inauguração da nova sede do diretório estadual do PTB, o prefeito Firmino Filho (PSDB) voltou a comentar sobre o ex-senador e presidente da sigla no Piauí, João Vicente Claudino. O prefeito, que não esconde o seu desejo de ter JVC como aliado nas eleições municipais em 2020, não poupou elogios quando questionado pela imprensa sobre o ex-senador. Empolgado, o gestor chegou a comentar: “João é um grande nome para nós representar no próximo ano”.

No PI Jefferson crítica derrubada de prisão em 2ª instância: ‘pobre na cadeia e liberdade para rico’

O presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson, assistiu do Piauí toda a repercussão em torno da soltura do ex-presidente Lula e criticou a decisão do STF, que derrubou a prisão em segunda instância. De acordo com o Jefferson, a decisão de nada contribui com o processo democrático apenas favorece os ricos e mantém os pobres na cadeia. “Achei que foi uma decisão equivocada. É prisão para pobre e liberdade para rico”, ressaltou.

Teresina terá investimento de R$ 21 milhões com Lei do Orçamento Popular

O prefeito Firmino Filho assinou ontem (08) o projeto da Lei do Orçamento Popular que deve ser enviado para Câmara Municipal de Teresina visando que anualmente tenham-se novas obras e projetos escolhidos pela população de forma democrática. Na oportunidade foi divulgado o andamento do Orçamento Popular 2019/2020 com investimento de R$ 21 milhões. Com o projeto, a população, de um modo geral, através de lideranças comunitárias e entidades representativas do movimento popular, decidem sobre obras e serviços prioritários para suas comunidades.

Depois de Lula, é a vez de José Dirceu

Foto: Agência Brasil

A Justiça do Paraná determinou hoje (8) a soltura do ex-ministro José Dirceu, que estava preso desde maio deste ano para cumprir pena de oito anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. A soltura foi determinada com base na decisão proferida nesta quinta-feira (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

Ao sair da prisão, Lula crítica governo Bolsonaro e diz que seu governo é “mentiroso”

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade. Em seu discurso, após ser libertado da prisão, o ex-presidente disse que o “lado podre do estado brasileiro, da Justiça, do MP, da PF e da Receita trabalharam para tentar criminalizar a ele, a esquerda, o PT”. Lula ainda falou sobre planos futuros e apresentou a namorada e criticou o governo Bolsonaro, segundo ele, ” o país pode ser muito melhor quando tiver um governo que não minta, tanto quanto o [presidente Jair] Bolsonaro pelo Twitter”.

Continue Lendo

Silas Freire

Evaldo Gomes, da base de WD, diz que secretário de Saúde é ruim

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação/Alepi

O deputado estadual Evaldo Gomes (SDD) não votou em WD nas eleições passadas, mas logo no início do governo passou a integrar a base aliada. Entretanto, o parlamentar surpreendeu e fez coro com a oposição esta semana na Alepi ao tratarem sobre a Quest da saúde pública no estado. Segundo Evaldo, o secretário de Saúde, Florentino Neto, é um gestor ruim e, por causa dele, o governo é massacrado pela população em relação aos serviços prestados na área. Ele ainda reforçou que a saúde no interior é má administrada e os salários vivem atrasados. O governo viu com estranhesa o fogo amigo dentro e já tem aliado querendo um posicionamento do governo sobre a iniciativa do deputado. Parece que não entregaram o prometido ao presidente do Solidariedade, que não está nada solidário.

Gustavo Neiva acusa WD de carregar alunos em caminhonetes

O deputado Gustavo Neiva (PSB) voltou a mostrar sua indignação com o descaso e indiferença do governador Welington Dias com relação do transporte escolar praticado no Piauí, onde crianças e adolescentes do interior são transportados em carrocerias de caminhonetes, dirigidas inclusive por pessoas não habilitadas. Para o parlamentar, apesar das operações da Polícia Federal na Educação, para investigar os desvios dos recursos do transporte escolar, o governo não se sensibiliza em amenizar o sofrimento desses estudantes. Pois é deputado Neiva, a ‘mãe da educação’, dona Rejane Dias (PT), também não diz nada para defender esse título que deram a ela.

Sem dinheiro, Wilson Brandão não volta para Mineração

Foto: Divulgação/Alepi

O Deputado Wilson Brandão (PP) voltou a afirmar que dificilmente voltará a secreraria de Mineração do Piauí. Para o parlamentar é importante participar ativamente da aprovação do orçamento do estado para o ano que vem. Ele ainda disse que terá uma conversa com o governador Welington Dias para que incremente o orçamento da secretaria, levando em conta a importância da pasta na produção de energia limpa. Caso isso não aconteça, o deputado está disposto continuar na Assembleia Legislativa. O homem tá querendo a “bala”!

Nada como um dia atrás do outro: Regina Sousa se solidariza com Joice Hasselmann

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, prestou solidariedade à deputada federal Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, que chorou na tribuna da Câmara Federal quando se disse vítima dos ataques e ameaças dos filhos do presidente Bolsonaro. A vice-governadora disse que não poderia deixar de prestar ‘solidariedade feminina em um ato machista que causa dor e tristeza’, afirmando ainda saber da dor que causa esse tipo de descriminação e preconceito. Vale lembrar, que no passado, Regina Sousa foi vítima de preconceito por parte da deputada paulista em relação a um discurso seu na tribuna do Senado. E agora, a vice-governadora deu um exemplo de solidariedade.

STF derruba prisão em segunda instância

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou por 6 votos a 5, o entendimento fixado em 2016 que permitia a prisão em segunda instância. Com a decisão, a pena só poderá ser cumprida após o rejeição de todos os recursos possíveis na Justiça. O presidente do STF, Dias Toffoli, acompanhou a decisão dos ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello, que votaram contra a prisão em segunda instância. Já Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia, votaram a favor.

Com decisão do STF, Lula pode ser solto

Com o voto para que o início do cumprimento de penas só ocorra após o trânsito em julgado da sentença (sem mais possibilidade de recursos), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros 4,9 mil presos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), poderão ser beneficiados, mas ainda há dúvidas sobre como isso será conduzido. Não é algo automático. Dependerá de recursos específicos de cada defesa.

Continue Lendo

Silas Freire

Pauliana Ribeiro, prima de Rejane Dias investigada na operação Topique, é candidata a prefeita em São João do PI

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Marcos Melo/Política Dinâmica; Reprodução

A prima da deputada federal Rejane Dias, Pauliana Ribeiro Amorim, envolvida até o ‘talo’ nas investigações da operação Topique por desvio de recursos do transporte escolar na educação, desfilou cheia de pompas no Palácio de Karnak durante solenidade de lançamento do 7º Festival da Uva, realizado em São João do Piauí, sua cidade natal. E não é só isso, a mesma está bancando de candidata a prefeita da cidade, contando com apoio do apoio do governador Welington Dias e da deputada Rejane. Diante do fato, tem muita gente se questionando, “será que esse povo enlouqueceu ou é muita pressão?”

Marcelo Castro diz que chance de fusão de municípios é zero

Não é bom os prefeitos desses municípios se agarrarem à palavra do senador Marcelo Castro (MDB). O parlamentar, quando ainda era deputado, disse em todo meio de comunicação que a divisão dos royalties do petróleo com todos os estados brasileiros era certa, e se a então presidente Dilma Rousseff vetasse a proposta nunca mais ele votataria nela. Entretanto, Marcelo não cumpriu sua palavra, e votou em Dilma na época de sua reeleição, mesmo estando com a oposição no Piauí. Castro ainda foi ministro da Saúde no governo da petista, e nesse último pleito se elegeu senador na ‘biqueira’ de Lula e Dilma. Por isso, se eu fosse prefeito amarrava meu jumento em outra árvore.

Caos se instaura no estado e bandidos podem ser libertados

Veículo usado para transporte de presos. (foto: Divulgação/SEJUS)

Essa semana completou a sexta audiência em que presos da Penitenciária Vereda Grande faltam nas comarcas, onde respondem pelos seus crimes, por que a penitenciária não tem nem combustível e nem carro em condição de transportar os detentos, com isso, os mesmos deverão ser soltos, por que fatalmente a justiça perderá os prazos para mantê-los presos. Na última vez, um criminoso deixou de ir a Uruçuí, no último dia 05, completando uma sequência de seis audiências perdidas por detentos daquele presídio. A direção da SEJUS é bastante competente, mas sem dinheiro é difícil. E a informação que temos é que o secretário tem comprado água com dinheiro do próprio bolso, para não deixar os servidores com sede na sede da Secretaria. Eita Índio véi que tá botando é para quebrar.

Piauí poderia pedir emergência fiscal, diz Ministério

O Piauí é um estados que poderiam pedir o enquadramento no chamado ‘Estado de Emergência Fiscal’, que será criado com o conjunto de reformas enviado pela equipe econômica ao Congresso Nacional. Segundo a matéria publicada pelo site Estadão Conteúdo, inicialmente 12 estados seriam beneficiados com a proposta. Os mesmos têm a despesa com pessoal acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na lista está o Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Maranhão e Acre

Leilão dos royalties só renderá ao Piauí metade do esperado

Foto: Bruno Domingos/Reuters

O governador Welington Dias tinha feito um cálculo de que o leilão dos royalties da cessão onerosa do pré-sal renderiam aos cofres do estado R$ 300 milhões de reais, para serem usados na previdência, que consome R$ 1 bilhão ao ano do tesouro. WD também chegou a calcular que com a economia desses R$ 300 milhões dava para pagar fornecedores e pagar tercerizados, mas até agora, a confirmação é de apenas de pouco mais de R$ 160 milhões pouco mais da metade. É melhor que nada. Outra novidade é que governador acabou de fechar um acordo com o governo de Brasília e o BRB, Banco de Brasília, para investimento da instituição financeira no Piauí no formento de negócios e a abertura de duas agências no estado, uma em Floriano e outra em Corrente. De duas noticias, uma mais ou menos e a outra, se verdade, boa.

Bolsonaro também esperava mais do leilão, mas nega frustração

Jair Bolsonaro negou que o governo tenha ficado frustrado com o resultado do leilão do pré-sal realizado hoje. “Não tem frustração nenhuma”, afirmou o presidente. Bolsonaro lembrou que eram quatro áreas ofertadas e duas foram vendidas. “Foi menor que o previsto, lógico que o dinheiro será menor”, reconheceu. Bolsonaro ainda afirmou está satisfeito com o valor arrecadado, R$ 69,96 bilhões, quando a expectativa era de R$ R$ 106,6 bilhões. “O dinheiro é bem-vindo”, declarou.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat