Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Coluna do Silas: Frustração das mães do Ceir

Silas Freire

Publicado

em

O governador Wellington Dias, frustrou mães e pacientes que  necessitam da assistência do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), quando prometeu, mas não entregou os dois elevadores que facilitariam acessibilidade no local. Na última segunda-feira (18), WD  inaugurou almoxarifado, salas para atendimentos, estacionamento, academia , tudo com recursos arrecadados pelo Bazar com produtos  doados pela Receita Federal. O que ficou de responsabilidade do governo, não foi cumprido. O mais entranho é que as publicações nas redes sociais de WD deixa entender que tudo foi entregue a contento, quando na verdade, as mães estão subindo rampas e escadas com seus filhos no colo.

Municípios caíram no “conto” do Índio

O governador Wellington Dias está “barrado” sem poder andar em dezenas  de municípios do Piauí. Antes das eleições , WD  prometeu obras ,assinou ordens de serviços. Até iniciou algumas, mas logo depois abandonou a promessa, como é o caso da pavimentação da estrada que liga Picos a Santana do Piauí. São 18 quilômetros de extensão que foram autorizados, iniciados e  paralisados em abril de 2017, e até hoje nada. Uma faixa foi fixada por populares no portal da PI-375 para enviar o recado.

2019 será para pagar salários

O Secretário de Fazenda, Rafael Fontelles, divulgou ontem durante audiência pública na Assembleia Legislativa o resultado do aumento da arrecadação própria do estado que  conseguiu alcançar o maior patamar do país  com 18% de incremento. Fontelles enfatizou que por esse motivo, não atrasou os salários e advertiu que este ano, o estado não dará um passo à frente. Pensar em eleger um governo  só para  administrar a folha de pagamento era melhor ter contratado só um escritório de contabilidade.

Politicagem na segurança chega ao teto

Imagem: Arquivo Pessoal

É difícil acreditar que o empresário, Alano Rodrigues,  investigado por corrupção no dinheiro da merenda escolar na operação “Boca Livre” da Polícia Federal, tivesse em seu poder uma pistola ponto 40 de propriedade da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí. Há tempos que recebemos denúncias de que essas armas que deveriam estar sendo usadas pela força do estado, mas estão sendo chanceladas politicamente a empresários e jornalistas. Isso precisa ser investigado.

Querem demonizar a Lava Jato

Depois da prisão ontem do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco, a classe política se uniu para demonizar as ações da Lava Jato. A maioria, com os “rabos presos”, se arrepiam com a onda de prisões. Esquerda e direita unificaram discursos de que precisamos ter prudência, satanizando as ações que levaram os acusados a prisão.

A imunidade quer impunidade

Lula, foi o primeiro a ser condenado por receber favorecimento de empreiteiras pelo cargo que exerceu, e hoje, responde a meia dúzia de denúncias de corrupção de primeiro grau. Agora, Michel Temer, acusado em meio mundo de processos é preso por  recebimento de propina. Além das patifarias, os ex-chefes de estado tem algo em comum. Só foram presos quando perderam os mantos de impunidade, chamado imunidade. Trocando em miúdos, nesse país só vai pra cadeia se virar cidadão comum.









Silas Freire

Piauí está entre os piores do Brasil no Ranking em Eficiência da Máquina Pública

Redação Encarando

Publicado

em

O ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), pela Economist Intelligence Unit e pela Tendências Consultoria Integrada, que mede a eficiência da máquina pública, apontou que o estado do Piauí não vai bem no quesito. O estado que ocupava a 24ª posição no ano de 2019, caiu para a 26ª e afora divide é apontado como um dos campeões em ineficiência, perdendo apenas para Roraima. Para chegar à conclusão, o estudo analisa pontos como oferta de serviços digitais, transparência, segurança pública, solidez fiscal, educação, infraestrutura, inovação, custo dos três poderes em relação ao PIB, produtividade do Poder Judiciário e qualidade da informação contábil. Além desse indicador, a avaliação engloba um total de 10 pilares, como educação, segurança pública e inovação. O resultado, só confirmou o que o piauiense já sabia.

Arimateia Azevedo segue proibido de exercer jornalismo

A Justiça negou mais um pedido da defesa de Arimateia Azevedo. Dessa vez, os advogados pediram, além da revogação da prisão preventiva domiciliar, que Azevedo também voltasse a exercer o jornalismo, justificado por eles como a única fonte de renda de seu cliente. O magistrado, esclareceu que a negativa é em decorrência de questões superiores, já que um pedido de habeas corpus já tramita no Superior Tribunal de Justiça e, sem seu entendimento, ação incorreria em desobediência à hierarquia e estrutura do poder judiciário. Sendo assim, foi determinado que AZ siga a espera da decisão do STJ.

Estado já tem protocolo para volta às aulas presenciais, mas sem data definida

Foto: Alexandra Koch/Pixabay

 A Secretaria Estadual de Educação já possui um protocolo de retorno para a volta às aulas presenciais. Mas, segundo o secretário, Ellen Gera, as escolas precisam passar por adaptações para atender as regras sanitárias exigidas. Apesar disso, também foi esclarecido que, ainda não existe uma data certa para o retorno e, que está havendo um estudo do cenário. A decisão do retorno das aulas será do COE, que irá se reunir no dia 21 para decidir sobre o assunto.

MP-PI quer indisponibilidade de bens de vereadora por acúmulo de cargos e por receber pagamento sem trabalhar

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, ingressou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a presidente da Câmara Municipal de São João da Fronteira, Sandra Freitas de Oliveira, por acúmulo de funções públicas. Segundo a denúncia, antes de assumir o mandato como vereadora, a parlamentar ocupava um cargo efetivo de auxiliar de serviços gerais na Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente do município. Após a posse como vereadora, ela não atuou mais na função de auxiliar de serviços gerais, mas continuou a receber a remuneração do cargo efetivo. A 2ª PJ de Piracuruca solicitou à Secretaria de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente o registro de ponto de Sandra Freitas e constatou o assíduo registro da assinatura da servidora, lançadas de próprio punho, bem como os horários de entrada e saída (07h e 12h). O promotor de Justiça Márcio Carcará explica na ação que foram realizadas duas diligências, em dias e horários alternados (09/03/2020 às 10h e 12/03/2020 às 09h), nos dois locais de trabalho da servidora, ou seja, na Câmara de Vereadores e na Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente, além do local de sua lotação anterior, a Unidade Escolar Mãe do Bom Conselho, mas ela não foi encontrada em nenhuma das repartições. Agora, o MP requer uma decisão liminar determinado à indisponibilidade de bens da vereadora, como forma de garantir o integral ressarcimento dos danos causados ao erário. Eita Piauí pra dar coisa!

Eleições: Dias admite intenções e diz que trabalha para ter dois nomes de oposição no 2º turno

O governador Wellington Dias disse, em entrevista, que acredita que a eleição em Teresina terá segundo turno e, que para isto, está trabalhando para que dois nomes de oposição à chapa do PSDB, ocupem as vagas. Ele afirmou ainda afirmou que, apoia a candidatura do deputado estadual Fábio Novo (PT), entretanto, também trabalha em cima dos nomes da base aliada, no caso de Simone Pereira, o Fabio Abreu e Dr. Pessoa, isso, já pensando em um cenário para 2022. Até aí, nada estranho. A única coisa que o governador ainda não expôs, é sobre quem é seu verdadeiro candidato, mas isso, todo mundo já sabe, não é mesmo?!

Ex-governadores podem ficar sem pensão e aposentadoria especial

Foto: Rosinei Coutibho/STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação contra leis estaduais que garantem pensões e aposentadorias especiais a ex-governadores e seus dependentes. No pedido, a Procuradoria sustenta que a interpretação do STF, que declarou o pagamento dos benefícios inconstitucional em diversas ocasiões, deve ser fixada para que passe a valer em todo o território nacional. Segundo veiculado no Estadão, a argumentação é que não pode haver diferenças entre as regras vigentes nos Estados e que, em última instância, a prática causa prejuízos ‘vultuosos’ aos cofres públicos. O chefe do Ministério Público Federal afirma ainda que o tratamento ‘privilegiado’ aos ex-governadores contraria os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da impessoalidade e que, ao conceder os benefícios, os Estados usurpam a competência da União para dispor sobre normas gerais de previdência social. Segundo a ação, os Estados do Acre, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais, Rondônia e Paraíba pagam benefícios a seus ex-governantes.

Continue Lendo

Silas Freire

Palanque de Wellington Dias é renegado em Floriano

Silas Freire

Publicado

em

O governo tentou montar um palanque forte em Floriano, já trabalhando com a possibilidade de ser abandonado pelo prefeito Joel Rodrigues, que é do Progressistas de Ciro Nogueira. Dias articulou incorporar no Mdebista, Bilu, todos os partidos da base do governo, e mais os Neivas, seus ferrenhos opositores. Chegou até mandar os Flávios rifarem a candidatura mais viável, que era dos Republicanos, com Maurício Bezerra. Mas o tiro saiu pela culatra, e o palanque de WD surgiu mais rejeitado nas eleições ao ponto de haver uma rebelião, surgindo a candidatura da ex-vereadora, Ana Cleide, pelo Democrata, arrastando meio mundo de gente. Agora, lá terá o prefeito de Ciro, o palanque do MDB, que é de WD e o mais rejeitado, e agora uma terceira via com a ex-vereadora. O governo pode até mandar nos Flávios e em muita gente, mais não manda no povo.

Dr. Pessoa quer os debates e vai cair antes do esperado


Orientado pelo diabólico Jeová Alencar, o candidato a prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa está partindo para o debate apequenado nas redes sociais. Aconteceu um com o vereador Edson Melo, que expôs a diferença entre ele e seu candidato, Montezuma. Pessoa soltou uma resposta venenosa, cheia de insinuações, que se percebia de longe, que não era dele, mas assinada por ele. O vereador Edson, calou o DR. ao lembrar que tinha lhe emprestado R$ 20 mil reais , e nunca recebeu.

João Vicente, “candidato da farofa”

Foto: Thais Souza/Encarando

O prefeito Firmino estaria gastando munição à toa com o ex-senador JVC. Se a queixa de Firmino sobre as críticas de JVC à sua gestão for para esticar a corda para 2022, ele perde tempo. JVC é candidato a não ser candidato em 2022. O ex-senador vai esperar acabar a eleição municipal, depois vai fazer uma farofa danada e desistir como sempre. Agora quanto ao apoio de JVC a Abreu, o prefeito não pode interferir, é uma admiração bem particular dele pelo deputado, e é desde o início da carreira política do capitão, ou seja desde sempre.

Fim do lockdown aos domingos em Teresina

Com a redução dos casos de coronavírus na capital, à Prefeitura de Teresina revisou as restrições e agora as atividades comerciais e sociais poderão reabrir aos fins de semana, inclusive aos domingos, claro, que seguindo os protocolos de segurança já estipulados. Felizmente, nossa capital está caminhando de forma tranquila nesse novo normal, no entanto, cuidado nunca é demais.

Inquérito Moro x Bolsonaro é suspenso pelo STF

Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal. A suspensão vale até o plenário do STF decidir sobre o depoimento de Bolsonaro à PF.

Bolsonaro pede a ministro da Educação para preparar volta às aulas

O presidente Jair Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para se preparar para o retorno às aulas, interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro voltou a repetir que o País é que o está há mais dias sem aula e disse que é inadmissível perder o ano letivo.

Continue Lendo

Silas Freire

Após jogada de WD, Floriano terá apenas dois candidatos concorrendo à Prefeitura

Redação Encarando

Publicado

em

O vereador de Floriano, Maurício Bezerra, tentou, mas não conseguiu se desvencilhar das artimanhas de Wellington Dias (PT), e acidade que contava com quatro pré-candidatos a prefeito, terá apenas duas candidaturas majoritárias: a do atual prefeito, Joel Rodrigues (PP) e a do vereador Bilu (MDB). Isso, porque o governador tanto fez, que conseguiu a desistência do ex-prefeito, Avelino Neiva (PTB), e em seguida, deixou Mauricio sem chapa, já que os Nogueiras (deputados estadual e federal), que lideram o Republicanos no Piauí, partido no qual o vereador é filiado, desativou a Comissão Provisória da sigla na cidade (Clique aqui e entenda). Maurício chegou a ingressar na justiça pela manutenção da sua candidatura, mas teve o pedido negado. Com isso, o vereador comunicou oficialmente que não concorrerá ao cargo de prefeito nas eleições da cidade. “Comunico que entrei com ação na justiça para tentar registrar nossa candidatura a prefeito diante da trairagem que me fizeram. Contudo a justiça negou o pedido. Conseguiram a única forma de impedir que fôssemos prefeito mudando a diretoria do partido hoje no dia da convenção.
Mas o povo e principalmente Deus estar vendo tudo”, disse.
Com esse cenário, Wellington Dias busca montar um palanque alternativo, para forçar Joel Rodrigues, a decidir definitivamente, de qual lado vai ficar, do governo ou de Ciro, já que ele é filiado ao Progressistas, que não tem mais ligação com o governo. Será que tem sabedoria?

MP instaura inquérito para apurar uso de caixa 2 na campanha de Fábio Abreu

O Ministério Público Eleitoral instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar a suposta ocorrência de crime de caixa 2, na campanha de Fábio Abreu, para as eleições municipais. A denuncia diz respeito a um contrato celebrado entre a pasta da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a Imobiliária Lima Aguiar, contratada, por meio de seu administrador Guilherme José Lima, amigo íntimo de Fábio Abreu Costa, segundo a representação, no valor de R$ 25.000 reais por mês, pelo imóvel localizado entre a Rua Clodoaldo Freitas e a Rua Rui Barbosa, no Centro, de Teresina, sob a justificativa de que no local seria abrigado de complexo das delegacias especializadas. Entretanto, segundo a representação, o imóvel NUNCA foi utilizado e, portanto, diante disso, apresenta indícios de captação e desvio de recursos públicos, que, de acordo com o MPE, está sendo usado como Caixa 2, com o objetivo de ser aplicado na campanha eleitoral municipal deste ano, em favor de Abreu.

Atuação de Rafael Fonteles nas eleições municipais, de olho em 2022

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, continua cumprindo agenda de eventos no interior do estado. Ontem, no último dia de convenções, ele esteve, ao lado do deputado João Madison (MDB), na cidade de Corrente, para a homologação da candidatura de Filemon Nogueira Paranaguá (PSD) a prefeito da cidade. O secretário se tem feito cada vez mais presente em eventos interioranos, segundo informações, buscando um entrosamento com aos líderes locais visando apoio já para 2022, já que Fonteles é contado para suceder Dias no governo.

As previsões para Pessoa começam a ser cumpridas

O candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, começou a despencar na última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Data O Dia. O médico, que em 20 de agosto pontuava 33,06% das intenções de voto, agora está com 27,24%, uma diferença de quase seis pontos percentuais, em um intervalo de 20 dias, enquanto Fábio Abreu, aparece empatado com Pessoa. Por outro lado, Kleber Montezuma, candidato tucano, deu uma guinada e saiu de 9,92%, para 19,15%. Os números causaram alvoroço no MDB, que já fala em contratar uma nova pesquisa, pois desconfiam da queda abrupta de seu candidato. Entretanto, nos bastidores políticos o comentário sempre é o mesmo, o médico começa muito bem a sua campanha, mas é só falar, que começa se perder. E olha que a fase dos debates ainda nem começaram!

PF intima Carlos e Eduardo Bolsonaro a depor 

Foto: Divulgação

Polícia Federal intimou nesta Ontem (16) o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a depor no inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos em protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Como o processo segue sob sigilo, não foram divulgadas as datas dos depoimento e também não explicou os motivos para a convocá-los. A informação foi divulgada no jornal Folha de S.Paulo. O inquérito sobre os atos foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. O chefe da PGR utilizou como base para a solicitação as manifestações a favor do fechamento do Congresso Nacional e do próprio Supremo – ambas anticonstitucionais.

Enquanto isso, Bolsonaro recorre de decisão para depor presencialmente

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. Bolsonaro já foi intimado a depor, e a AGU quer que o depoimento possa ser por escrito. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat