Topique: 50 municípios do Piauí estão sem transporte escolar após roubo de recursos

O telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu na edição dessa segunda-feira (11) uma reportagem que mostrou detalhes dos golpes praticados contra a educação do Piauí e trouxe à tona uma constatação criminosa: Depois que os gestores, servidores e empresários saquearam os recursos do transporte escolar, ainda na época em que a deputada Rejane Dias (PT) foi secretária de Educação, os alunos piauienses nunca mais tiveram a questão do deslocamento regularizada. Pelo menos, 50 municípios estão sofrendo evasão escolar e o desempenho dos que ficaram, também foi afetado, gerando, em.muitos casos a reprovação alunado. A Polícia Federal continua com as investigações que, ao que tudo indica, levará muita gente a cadeia. Mas enquanto isso não acontece, os únicos condenados são os alunos.

Governo tenta amenizar prejuízo de piauiense que perdeu transplante por falta de passagem

A triste novela se deu na semana passada. A Associação de Pacientes Renais do estado denunciou que um piauiense perdeu um rim, compatível para mudar sua vida, por que a secretaria vacilou e não agilizou a questão do deslocamento (passagem). A Sesapi alega que truncou a comunicação, já o governador, Wellington Dias, possivelmente percebendo o vacilo da sua equipe, tenta com o hospital de Fortaleza conseguir rapidamente uma vaga na fila para o nosso conterrâneo. Trocando em miúdos, a Saúde de Florentino é só ratada. Mas o governador sensível está exigindo providências para diminuir a dor do paciente.

Chapa quente em Parnaíba: vice-prefeito diz que acha Gracinha corrupta

Vice-prefeito Samarone e Gracinha. (Foto: Meio Norte; Reprodução/Facebook)

O vice-prefeito de Parnaiba-PI, Samarone, divulgou um vídeo tentando se explicar, depois que participou de uma audiência judicial, onde ele é acusado pela filha do Mão Santa de calúnia e difamação. Samarone teria chamado Gracinha de 30%, o que seria uma referência a um percentual exigido pela herdeira do prefeito para empresas que prestarão serviços ao município. Só que Samarone parece não querer remediar as situação, pois na gravação ele afirma que embora ache Gracinha corrupta, nunca a chamou de corrupta. E agora?

Lucy quer auditoria na educação do estado

A deputada Lucy Soares (PP), uma grata surpresa no parlamento, pediu uma auditoria nas ações da secretaria de Educação. O pedido teria sido protocolado no último dia 06 de novembro, embora já tenha relatório do TCE, mostrando normalidade nas ações da pasta. Lucy, como tem andado muito no Piauí e recebendo denúncias da população e flagrado crianças em carroceria de pau de arara, observa que há algo errado, já que o que o que se vê no interior são inúmeras irregularidades. A parlamentar, tem norral para fiscalizar, além de esposa do gestor da cidade com a melhor educação do Nordeste e umas das primeiras no Brasil. É bom o TCE buscar essas respostas!

Paz no ninho tucano

Foto: Gustavo Almeida/Política Dinâmica

O PSDB realizou nesta segunda-feira (11) o Congresso Estadual, onde recebeu a filiação de 50 novos integrantes. Mas, como vem acontecendo, as lideranças presentes na cerimônia, evitaram falar sobre as eleições de 2020, e afirmam que o tema central debatido no evento foi em relação a propostas para unificar e fortalecer a sigla, além de discutir sobre questões de programas de governo direcionadas às áreas da saúde e segurança pública. No mais, eles garantem que no ninho tucano a paz está reinando e que eleições é um tema para ser discutido dentro do partido apenas no próximo ano.

Fux suspende julgamento de processo disciplinar contra Deltan

Luiz Fux determinou a suspensão do julgamento de um dos processos disciplinares contra Deltan Dallagnol no CNMP, que estava previsto para esta terça-feira. O caso envolve uma entrevista do chefe da força-tarefa da Lava Jato na qual ele fez críticas ao STF e acusou o Tribunal de tomar decisões lenientes com a corrupção. Deltan protocolou um pedido para tentar que Fux suspenda o processo e o ministro do STF o acolheu provisoriamente, determinando que o caso seja retirado de pauta até o Supremo julgar o pleito do procurador, porém, ainda há na pauta do CNMP dois processos envolvendo o procurador que podem ser julgados hoje: Um movido por Renan Calheiros e o outro, por Kátia Abreu