Moção de repúdio à saúde do Piauí

Depois da deputada Teresa Britto (PV) na Alepi, foi a vez da Câmara de Teresina se manifestar sobre o caso do paciente renal José Ramos, que deixou de adquirir um rim por falta de uma passagem que deveria ser garantida pelo Estado. José aguardava por uma oportunidade há 11 anos, e quando surgiu, não deu tempo, sequer, de ter o mínimo de esperança, pois teve a possibilidade de viagem descartada pela secretaria, que depois, tentou justificar o caso, afirmando que não foi comunicada com tempo hábil pelo hospital onde o procedimento seria realizado. Agora, uma ação encabeçada pelo vereador Ítalo Barros (PTC) propõe uma moção de repúdio ao secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto. Mas há muito tempo os piauienses vem repudiando o total descaso com a saúde. São muitos Josés, Marias, Joãos e Pedros, que todos dias tem um tanto de suas esperanças de ter um melhor acesso à saúde jogados pelo ralo. Os hospitais estaduais, vivem cheios de problemas, os profissionais reclamam da falta de estrutura para o trabalho, sem contar os atrasos salariais e até mesmo a falta de medicamentos em muitas unidades, casos flagrados nas visitas realizadas pela Comissão de Saúde da Alepi. Enquanto isso, o povo do Piauí vai definhando. E o secretário, o que tem feito para amenizar tantos problemas? Fica o questionamento.

‘Quem diz o que quer e ouve o que não quer’, que o diga o deputado Franzé

O deputado estadual Franzé Silva (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) trocaram farpas nesta quarta-feira (13). O deputado fez críticas à gestão de Firmino e disse que “se tirar a educação nos 30 anos de gestão tucana não sobra nada”. O prefeito Firmino Filho não ficou calado e rebateu a declaração do petista, pedindo até mesmo, que fosse feito uma comparação entre o seu governo e o de Wellington Dias, no qual o deputado compõe a base. O gestor chegou a chamar o deputado de ignorante e pediu que ele acompanhasse de perto o desgoverno de Dias: “A fala do deputado mostra mais uma vez a ignorância que ele tem da realidade de Teresina. É um pena que um rapaz que tem uma boa formação, se deixa dominar pela paixão política. Por que ele não acompanha a deputada Lucy e Teresa Britto na comissão de Saúde que mostra a realidade da saúde do Piauí? Por que? Por que ele não faz como a Lucy que mostra o fracasso da educação municipal no interior. Temos milhares de jovens que perdem o ano por falta de transporte escolar. Porque ele fica calado? Por que deputado? É Franzé, como diz a sabedoria popular, se não temos o que falar, é melhor ficarmos calados. Porque muitas vezes, ‘quem fala o que quer, ouve o que não quer’, nesse caso a verdade!

Dó Bacelar, o campeão de processos

Foto: Reprodução/Facebook

Campeão de processos o prefeito de Porto, Dó Bacelar, é alvo de mais uma denúncia do Ministério Público do Piauí (MP-PI). Desta vez, o gestor é acusado de irregularidades em contratações e nos processos de prestação de contas nos exercícios de financeiros dos anos de 2011 e 2012, que levou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,8 milhões. Com tantos processos acumulados, o prefeito já pode pedir música no Fantástico!

Justiça quer acabar com cabide de empregos na Câmara de Teresina

De acordo com levantamento feito pelo promotor de Justiça Fernando Santos, a Câmara Municipal de Teresina possui 857 servidores comissionados, o que representa mais de 80% dos cargos do órgão, enquanto o número de servidores efetivos é de apenas 180. A grande parte desses servidores, são indicações dos próprios parlamentares da Casa. Mas essa farra de empregos pode acabar, pois o Ministério Público do Piauí obteve decisão favorável em ação civil pública para a realização de um concurso e estipulou ao Poder Legislativo Municipal o prazo de 90 dias para publicar um edital de concurso público para o provimento dos cargos efetivos, com as vagas indicadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. Foi fixada, ainda, multa diária no valor de R$ 5 mil reais a ser paga pelo presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB), em caso de descumprimento da decisão judicial.

PSL afasta filhos de Bolsonaro e analisa expulsão de Eduardo

Flávio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Em reação ao anúncio da desfiliação do presidente Jair Bolsonaro e a criação de um novo partido, a cúpula do PSL vai analisar, no próximo dia 26, cinco pedidos de expulsão do deputado Eduardo Bolsonaro (SP) por infidelidade partidária. Dirigentes ligados ao presidente da legenda, Luciano Bivar (PE), avaliam que “há elementos suficientes” para que o filho de Bolsonaro perca o mandato parlamentar.

Brumadinho: Após 10 meses da tragédia, número de vítimas continua subindo

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou ontem (13) a identificação de mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro. Segundo a Folha de São Paulo a vítima é Miraceibel Rosa, de 38 anos. Ele era funcionário terceirizado da Vale e foi identificado por exame de DNA. Com isso, subiu para 253 o total de mortos na tragédia. Oficialmente, ainda há 17 pessoas desaparecidas.