Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Áudio da discórdia: Ciro Nogueira está mentindo

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação/Ascom

Um áudio atribuído ao senador Ciro Nogueira (PP) viralizou nas redes sociais. Na gravação, ele afirma que está disparado em relação às intenções de votos para as eleições para o governo em 2022 e, que Firmino estaria com 15 pontos na frente para o Senado. Já Iraceminha e Margarete estariam empatadas com o Índio, também para o Senado. Depois da repercussão, Ciro distribuiu uma nota dizendo que tudo não passa de uma fake news. No entanto, o referido áudio, há uma verdade: quando ele afirma que existe uma pesquisa. A mentira foi dita em relação ao resultado. Cirinho já mostrou essa pesquisa a uma fonte da coluna, e segundo essa pessoa, a análise mostra que o senador é hoje a liderança política mais expressiva no estado, claro pelo volume de recursos que destina para os municípios. Mas quando o assunto é o governo do Piauí, o resultado é bem diferente do que foi dito no áudio. Na espontânea ele aparece bem atrás do prefeito Firmino Filho, do próprio Governador WD (PT) e até do senador Marcelo Castro (MDB). Na estimulada, em uma possível disputa entre ele e a vice-governadora Regina Sousa, ele realmente dispara, também pudera. Indo para disputa pelo Senado, o prefeito Firmino supera WD, mas nem a Iraceminha nem a Margarete foram estimuladas. Agora, de acordo com a fonte, quando se coloca o nome de JVC na disputa, ele não vê nem o apito da lancha. Ciro também mente quando diz que a gravação é fake news. Nessa mesma pesquisa, a DESAPROVAÇÃO de WD chega a 43% no estado, e 51% só em Teresina. Essa é a verdade, segundo informações da nossa fonte, que senta na mesa do senador.

Abreu quer acender uma vela para o Karnak e outra para Firmino

Se fosse pela vontade do deputado e secretário Fábio Abreu, ele não sairia candidato, lançaria a delegada Ana Melka como vice do candidato de Firmino e indicaria o secretário da futura secretaria de Segurança da Prefeitura (dizem por aí, que a ideia não foi por acaso). A intenção de Abreu era a de estudar a criação da pasta para se tornar o “senhor segurança”, de uma vez por todas. O problema é combinar com o povo e com os palacianos. A estratégia seria muito boa para Abreu, que acenderia uma vela para cada Palácio e receberia de graça dois ‘santos’ em 2022. Rapaz, e esse cara ainda diz que não é político…. De besta, só a cara e o caminhado. Mas, essa estratégia só dará certo se os outros ficarem besta.

Georgiano não quer saber de ‘papo de vice’

Foto: Divulgação/Alepi

O deputado Georgiano negou a informação sobre uma possível desistência de sua candidatura à Prefeitira de Teresina. Colocado como um dos nomes para compor a chapa do secretário Fábio Abreu, e seguir como vice do chefão da segurança, o jovem deputado foi curto e objetivo ao falar à imprensa: “Não serei vice de ninguém”. Resta saber até quando esse discurso vai durar.

WD é notificado pela Justiça e terá que reenquadrar servidores da Sesapi

O governador Wellington Dias e o secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, foram intimados pela Justiça para que cumpram de forma imediata a decisão que determina o reenquadramento dos servidores administrativos da Sesapi, no prazo de dez dias, contados a partir de ontem (28). A ação diz respeito ao processo movido pelo Sindespi, após o descumprimento dos enquadramentos de funcionários, desde o ano de 2015. Caso a medida seja descumprida, o governo terá que pagar uma multa diária de R$ 50 mil. E como diz o ditado popular, a justiça tarda, mas não falha, por isso, é bom WD ficar de olhos bem abertos, pois outras malinagens podem ser punidas!

‘Não doem dinheiro’, diz Bolsonaro sobre Ongs

Em sua transmissão no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro criticou as ONGs ambientalistas. O presidente comentou a prisão preventiva dos quatro brigadistas de Alter do Chão, que já foram soltos, e sugeriu que os jovens envolvidos têm um estilo de vida de luxo. O presidente não erra quando diz que grande parte dessas ONGs usam o dinheiro doado por pessoas com boas intenções, para uso pessoal. Os mesmos que pregam aos meios de comunicação a defesa da natureza, são os que a destroem.

STF libera uso de dados do Coaf e derruba liminar que protegia Flavio Bolsonaro

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O STF decidiu ontem autorizar o compartilhamento irrestrito de dados sigilosos da Receita Federal e do antigo Coaf, hoje UIF (Unidade de Inteligência Financeira), para investigações do Ministério Público. A decisão levou o presidente da Corte,. ministro Dias Toffoli, a revogar a liminar que havia paralisado 700 apurações –dentre elas uma contra o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flavio Bolsonaro (sem partido-RJ), suspeito de envolvimento com esquema de “rachadinha” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Para que a investigação volte a andar, no entanto, é necessário que o ministro Gilmar Mendes revogue outra decisão que atendia a pedido do filho 01 do presidente. Por 9 votos a 2, os ministros definiram que a Receita pode compartilhar com investigadores, mesmo sem autorização judicial, informações detalhadas como extratos bancários e declaração de Imposto de Renda. 

Silas Freire

Urgência na Previdência do PI é para que empréstimos entrem antes das eleições

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação/Alepi

Em meio a protestos de servidores, a Assembleia Legislativa do Piauí acatou o pedido do governador, Wellington Dias, para aprovar a tramitação da reforma da Previdência estadual em regime de urgência. O projeto interfere diretamente na situação de 90 mil servidores do estado, na ativa e aposentados, que ainda tentaram, em uma reunião realizada ontem na Alepi, convencer os parlamentares a repensarem a ação. O coro desses representantes contou também com a participação dos deputados opositores, que contestam a medida e afirmam ser impossível analisar um projeto como esse em tão pouco tempo, já que com o pedido de urgência, a matéria pode ser votada em plenário na segunda (09). Mas para o governo isso é extremamente importante, pois há dinheiro em risco. Isso porquê, a autorização das operações de crédito (empréstimos) solicitadas pelo governo, só entrarão após aprovação da reforma. A justificativa é que o dinheiro desses empréstimos irão ajudar a sanar o desequilíbrio financeiro do estado. Mas todo mundo sabe que com as eleições municipais chegando, vai chover de ‘obras de infraestrutura’ nos municípios. Porque poder, ninguém quer perder, mas o servidor pode perder o pouco que tem. Eita governo complicado.

Sem deconto, piauienses pagam caro pela energia

A redução de 7,45% na tarifa de energia elétrica, que estava em vigor desde o dia 02 de dezembro, foi suspensa no Piauí após um impasse entre a Cepisa Equatorial e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma decisão judicial suspendeu a redução e congelou a tarifa de energia dos consumidores piauienses, até que a Aneel faça uma revisão tarifária extraordinária, prevista no contrato de leilão. De acordo com a Cepisa, se esse reajuste não for permitido, o prejuízo será de R$ 300 milhões em 2020. Enquanto isso, o piauiense continua pagando caro por um serviço deixa, e muito, a desejar. Ôh dó!

PSC lança Vater Alencar como pré-candidato a prefeito de Teresina

Foto: Reprodução/Facebook

Ontem, Teresina ganhou mais um pré-candidato para disputa à prefeitura municipal. O PSC lançou o advogado Valter Alencar, para pleitear o cargo. Valter também foi candidato ao governo do Estado em 2018, mas não conseguiu uma votação expressiva, obtendo apenas 11.015 votos. E, provavelmente, por saber que não fará tanta diferença na disputa já adiantou que não é intenção do PSC assumir um tom de crítica à gestão de Firmino Filho e nem entrar em embates, ou seja, o verdadeiro exemplo do ‘tanto faz’.

Seca: Governo Federal reconhece emergência em Patos-PI

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, situação de emergência em sete municípios, entre eles está Patos do Piauí, que enfrenta sérios problemas relacionados à seca. Com a medida, as cidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Além de Patos também foi reconhecida emergência em Itapagé-CE e Santa Teresa-ES; por estiagem, Parambu-CE, por seca; São Mateus-ES, por conta do derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho; Itabirito-MG por alagamentos e Lagoa Vermelha-RS, por vendavais. O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.

Proposta que altera Código de Trânsito Brasileiro será votada próxima semana, diz Bolsonaro

Foto: Reprodução

Após conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Bolsonaro afirmou que ficou acordado que na próxima semana será votado na Casa Legislativa o projeto de lei que dobra o limite de pontos em infrações na Carteira Nacional de Habilitação, de 20 para 40, e aumenta a validade do documento para 10 anos. A proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro foi enviada ao Congresso em 4 de junho. Ela tramita em comissão especial em caráter conclusivo, ou seja, se for aprovada por este colegiado seguirá para o Senado, sem precisar passar pelo plenário da Câmara.

STF terá ‘refeições especiais’ com direito a vinho e lagosta

O Tribunal de Contas da União (TCU) avalizou uma licitação do Supremo Tribunal Federal (STF) concluída em maio que prevê refeições com medalhões de lagostas, vinhos e espumantes premiados. A análise do caso pelo TCU foi motivada por uma representação do Ministério Público, que justificou que o cardápio contempla gêneros que contrastam com a condição geral da população brasileira. Conforme o texto do pregão previa, quando houver “refeições institucionais” do STF serão servidos de entrada, por exemplo, queijo de cabra, figos, carpaccio, ceviche, medalhões de lagosta e risoto; no prato principal, medalhões de lagosta, carré de cordeiro, arroz de pato; e na sobremesa, musses e sorvetes. O texto também especificava que os vinhos deveriam ser de safra igual ou posterior a 2010. Ao TCU, o Supremo argumentou que o cardápio não será servido “para todo e qualquer evento do STF”, mas, sim, naqueles em que estiverem presentes ao menos 100 pessoas e duas “altas autoridades”. Enquanto isso, os pobres brasileiros tem que se contentar apenas com o arroz e o feijão e, em muitos casos, nem essa mistura tem para colocar na mesa. É revoltante!

Continue Lendo

Silas Freire

‘Institutos sem Credibilidade’: A justiça precisa tomar providência contra falsas pesquisas eleitorais

Silas Freire

Publicado

em

Alguém precisa tomar providência contra esses institutos de pesquisas que vendem resultados à bel prazer. O Ministério Público e a Justiça precisam urgentemente intervir nessa canalhice que acontece em todos os períodos pré-eleitorais. O mais suspeito de todos eles no Piauí é um tal de ‘Instituto Credibilidade’ que, segundo denuncias, funciona nos corredores da Assembleia Legislativa e tem como ‘cafetão’ de pesquisas enganosas uma pessoa identificada apenas como Celso, que parece ser servidor da própria Alepi, se não efetivo, mas comissionado. Instituições que zelam pela clareza no processo eleitoral no Piauí nos avisaram ontem que bateram às portas do Ministério Público para denunciar esses patifes vendedores de pesquisa. Os números fantasiados antes da eleição são tentativas de viabilizar candidaturas nos municípios. Polícia neles!

WD está conseguindo jogar milhares de servidores para o INSS

O governador Wellington Dias (PT) teve uma vitória parcial na ação judicial que o Estado move para anular uma Lei Estadual de 1992, que reconheceu como estatutários os servidore que entraram nos quadros públicos entre outubro de 1983 a outubro de 1988. O procurador geral Augusto Aras, concedeu parecer favorável para que esses servidores sejam lançados na regra geral do INSS, dessa forma, milhares de servidores que recebiam, inclusive, mais que o teto do INSS, terão que se contentar com o teto da regra geral. Ontem, um servidor revoltado andava pelos corredores da Alepi e gritava “vota 13 e aperta o verde Piauí!”

Governo do PT, só paulada no servidor

Foto: Reprodução/Internet

O Plamta, plano de saúde dos servidores do estado, majorou seu preço em 6.5% mesmo sem o servidor receber uma vírgula de reajuste salarial. O mais agravante, é o sofrimento do beneficiário para ser atendido nos hospitais do Piauí, pois embora seja descontado religiosamente em dias, o valor não é repassado a clínicas e hospitais, aí só quem sofre é o trabalhador, que muitas vezes enfrenta dificuldade no atendimento. Eita que o servidor público tem sofrido nas mãos do Índio!

No PI, regime de urgência é só para interesse do Governo

A Alepi aprovou nessa quarta-feira (04) o regime de urgência para a tramitação da Mensagem do Governo do Estado Proposta de Emenda a Constituição nº 3 que altera a disciplina do regime próprio da previdência social do Estado do Piauí. O pedido de urgência do Governo, apresentado pelo líder deputado Limma (PT), foi aprovado por todos os deputados da base e com os votos contrários das deputadas Teresa Britto (PV), Lucy Soares (Progressistas) e Gustavo Neiva (PSB). Em resumo, a proposta altera a aposentadoria e Previdência de professores, médicos, policiais, enfim, todos os servidores do estado. O que o governo quer mesmo, é que não haja tempo hábil de se discutir a proposta para não haver críticas. Enquanto isso, medidas realmente urgentes e de interesse da população, são levadas aos trampos e barrancos e o nosso governador WD, não mostra o mínimo de pressa em resolver. Estamos terminando o primeiro ano do quarto mandato do petista, e até agora, o único avanço mostrado, foi nos interesses políticos do governo.

Senado aprova reforma na aposentadoria militar

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou em votação simbólica, nesta quarta-feira (04), o projeto de reforma na aposentadoria dos militares das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros. Segundo o Estadão, o texto também trata da reestruturação das carreiras militares. Agora, segue para sanção do presidente da República. A versão original do projeto foi apresentada em março pelo governo federal e dizia respeito apenas às Forças Armadas. Após pressões das categorias, policiais militares e bombeiros estaduais também foram incluídos nas regras.

Lula, Dilma e Palocci são absolvidos no caso do ‘quadrilhão do PT’

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, absolveu nesta 4ª feira (4.dez.2019), sumariamente, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff  no processo que investiga o chamado “quadrilhão do PT”. Também foram absolvidos no caso: os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega; e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O juiz de Brasília escreveu em sua decisão que não houve dolo nas ações narradas na denúncia, oferecida em 2017 pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, e concluiu que “a denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política”.

Continue Lendo

Silas Freire

Mega milionário se filia ao PT em Teresina e quer ganhar eleições em Picos sem ir à cidade

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Picos 40 Graus

Com um ‘novo modelo’ de fazer política o mega milionário Araujinho, sogro do secretário de Fazenda Rafael Fonteles, vai se filiar ao PT em uma solenidade que será realizada em Teresina, embora ele deva disputar a eleição de 2020 em Picos. Dizem os mais próximos que Araujinho deve fazer a campanha indo duas vezes por semana na cidade modelo e fará algumas palestras via vídeo. Se a filiação e a campanha o homem vai fazer via vídeo mandando o famoso ‘João da Cruz’ para as lideranças, é de se esperar que depois de eleito, ele continue mandando, pelo menos o faz sorrir ‘João da Cruz’. Porque lá, ele não vai pisar mesmo.

Quem aparecer mais que o capitão vai para geladeira ou para Corrente

Ontem delegados, policiais civis e militares receberam um recado duro da cúpula da Segurança. Não interessa quem eles prenderem ou qual OPERAÇÃO eles fizerem, quem tem que levar o mérito e aparecer na mídia é o capitão Fábio Abreu. Ao que parece capitão não gostou de não ter transparecido para população que ele é o ‘herói’ das últimas ações da polícia. Abreu está acostumado com seu tempo de Rone, onde o baixo clero passava noites em claro e de manhã, ele com a cara de quem dormiu a noite toda, dava uma entrevista como se ele tivesse feito tudo. A turma tá velhaca e deve cruzar os braços para que o periquito não leve a fama sozinho.

WD entrega a Deus a história dos áudios, e a aliados o enfraquecimento de Ciro

O governador sempre a seu estilo, de não radicalizar com seus algozes, disse que entregou a Deus aqueles áudios do senador Ciro tramando para lhe deixar sem mandato em 2022. Entretanto, WD começou a chamar aliados de primeira hora, e alguns nem sempre de primeira hora, para diminuir esse ‘ventilador’ do Ciro em todo o estado. O primeiro chamado foi Fábio Xavier, com a tarefa de não deixar que a dupla de Flávios e seus apoiadores desembarquem no Progressistas do Cirinho. Na semana que vem, será a vez de Georgeano e Júlio César serem chamados para que com obras, que começarão a ser distribuídas a partir de janeiro, com o dinheiro dos empréstimos, ajudem a tomar prefeitos de Nogueira até a data de filiação, em abril. OH DOR GRAAANDE!!!

Sem recursos, Defensoria Pública do PI corre risco de parar

Se não forem repassados recursos, a Defensoria Pública do Estado terá que escolher entre pagar o 13° salário dos servidores ou custear outros serviços básicos para o funcionamento do órgão. A constatação foi feita ontem pelo defensor público geral Erisvaldo Marques. Segundo ele, desde o ano passado o órgão vem enfrentando esse tipo de dificuldade e, se os servidores forem pagos, a Defensoria pode parar no dia seguinte, sem ter ao menos internet para realização dos trabalhos. Pagar ou pagar? Eis a questão!

Bolsonaro fora das eleições em 2020

Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral admitiu o uso de assinaturas eletrônicas para comprovar o apoio mínimo necessário para a criação de novos partidos. Porém, não será possível implementar a mudança a tempo de registrar novas legendas aptas a disputar as eleições municipais de 2020. Dessa forma, a decisão não atende por completo a pretensão do partido Aliança pelo Brasil, em processo de formação por Jair Bolsonaro, que ficará fora do pleito municipal.

PSL suspende Eduardo Bolsonaro e pune 17 deputados

O Diretório Nacional do PSL decidiu, por unanimidade, aplicar pena de suspensão a 14 parlamentares, entre eles o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e de advertência a outros quatro, além da dissolução do diretório paulista que era comandado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro. Com as suspensões, os parlamentares não podem mais exercer atividades em nome do partido, como assinar listas, integrar comissões ou liderar a legenda, como é o caso de Eduardo atualmente, que terá de deixar o cargo. As punições haviam sido recomendadas pelo conselho de ética do partido na semana passada. O motivo alegado foi o desrespeito ao estatuto da legenda.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat