Alunos da Uespi querem o mesmo tratamento do Cev

Ontem, durante o protesto de professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em frente ao palácio de Karnak, os manifestantes gritavam palavras de ordem como: “Cadê o dinheiro das capacitações que foram transferidas para o CEV?”, se referindo a denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU), onde o governo estadual destinou recursos no valor de R$ 9,6 milhões, da primeira parcela do empréstimo, para pagar uma empresa ligada à família do secretário de Fazenda Rafael Fonteles, autorizados pela então secretária de Educação, Rejane Dias. O valor, segundo o auditor federal, foi destinado ao Instituto Premium, para adquirir uma “plataforma educacional de preparação para o Enem”. O certo, é que a UESPI passa por um processo, sucateamento e desvalorização dos profissionais e precisa ser urgentemente “ouvida”.  

Tapety com apoio de Assis

A família Tapety deve voltar a cena política em 2020. O ex-deputado estadual, Mauro Tapety, não esconde de ninguém a informação  de que ex-prefeito, Tapety Neto, deve disputar novamente a eleição para prefeitura da primeira capital. Nos bastidores, a informação é de que o botafoguense, Assis Carvalho estará apoiando com força total do governo, a candidatura dos Tupamaros. E todo o esforço de Assis, seria em retorno ao apoio que o grupo dos Tapety deram nas últimas eleições ao dep. federal petista.

Prefeitos e vereadores sonhando

De volta ao Congresso Nacional as discussões sobre unificação das eleições, onde  eleitores poderão votar no mesmo dia para os cargos de prefeito, governador, presidente da República, vereadores, senadores, deputados estaduais e federais. A tese de prorrogar os atuais mandatos nos municípios é mais forte que a realização de uma eleição com o mandato de 6 anos. Os prefeitos e vereadores com mandatos desgastados, estão vibrando com essa possibilidade, e o povo desses municípios, entram em desespero só em imaginar mais dois anos de gestão desses prefeitos ruins.

Passou de “goleada”

A reforma administrativa do governador Wellington Dias, foi aprovada no legislativo com algumas emendas dos parlamentares. O texto teve 24 dos 30 votos o que mostra que o governo tem bancada de sobra na Alepi. A surpresa ficou por conta da deputada Lucy Silveira que embora faça parte dos Progressistas, partido aliado do governo, se posicionou firmemente criticando a reforma e se solidarizando com os estudantes e docentes da Uespi. A parlamentar também comemorou  sua emenda com a  permanência da Coordenadoria do Idoso.

Alcolumbre engaveta CPI da Toga

Jonas Pereira/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, arquivou de punho nessa terça-feira (26) o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre a cúpula do Poder Judiciário. Para o presidente, parte dos fatos usados para justificar a criação da CPI estavam fora dos limites da fiscalização do Senado. Já os entusiastas da instalação, dizem que o presidente recebeu pressão externa do STF e de empresários que não querem uma CPI no meio do caminho da Reforma da Previdência.

Parece coisa do Destino

O colega radialista, Rafael Henzo, que escapou em 2016 da tragédia aérea envolvendo o time da Chapecoense, morreu ontem a noite de enfarte  fulminante durante uma partida de futebol com os amigos. A história de Rafael foi umas das mais dramáticas dentre os sobreviventes da tragédia, após seu filho afirmar, durante o trabalho de resgate, que sentia que o Pai estaria vivo. O caso emocionou todo o País.