Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Marinho do Desenvolvimento Regional será melhor para o Piauí

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A exoneração do ministro Gustavo Canuto do Desenvolvimento Regional, possibilitou a nomeação do habilidoso Rogério Marinho, que ocupava a secretaria da Previdência no Ministério da Economia. Rogério foi parlamentar e é um entusiasta do Nordeste, gente do bem, o potiguar pode até estar no Albertão domingo, pois é um cartola apaixonado pelo América de Natal, adversário do nosso River no final de semana. E uma coisa é certa, o Piauí tem muito a ganhar com Marinho no Desenvolvimento.

Com orientação de Castro, Lobão retira nome de candidatura pela PMT

Com a orientação do presidente Marcelo Castro, o vereador Luís Lobão retirou seu nome de uma disputa majoritária pelo MDB à PMT, e chegou até a elogiar o Dr. Pessoa, candidato do partido. Lobão, como a maioria no MDB, incluindo o senador Marcelo Castro, farão de conta que irão votar e trabalhar pela eleição do ex parlamentar. Na verdade, Dr. Pessoa só conta mesmo com o apoio do deputado Themístocles no MDB de guerra.

Estado quita indenizações da Barragem de Cocal

Barragem de Algodões, após a tragédia. Foto: Reprodução

A.Barragem de Algodões, em Cocal do Piauí, rompeu no ano de 2009 e deixou inúmeras vítimas fatais, além se muitos prejuízos para centenas de moradores das redondezas. Mas, finalmente o estado conseguiu quitar os R$ 51 milhões de reais que foram acordados com a Associação de Vítimas de Algodões e divididos em 30 parcelas. O secretário de Assistência Social, deputado José Santana, informou que o governo depositou a última parcela acabando de vez com esse pesadelo. As vidas perdidas nunca voltarão, mas o Estado, pelo menos agora, quitou seu débito.

Evaldo Gomes desfalca chapa proporcional do SDD para eleger a filha

A informação que vem das bandas Solidariedade é que a famosa chapa Proporcional, sempre bem formada pelo estrategista Evaldo Gomes, que poderia eleger até 4 vereadores nas eleições municipais, foi desfalcada para favorecer a candidatura da jovem e talentosa advogada Fernanda Gomes, filha de Evaldo. A informação é de que o deputado teria retirado, em favor da candidatura da jovem promessa, pelo menos 5 peças importantes como o do secretário Stevan, do ex-deputado Henrrique Rebelo, do ex-vereador Edivan e do recém filiado Messias Júnior. Todos agora são cabos eleitorais de Fernanda. Sendo assim, a pretensão de 4 vereadores cai para 2, podendo até ter uma disputa plebiscitária entre Fernanda e Gustavo Gaioso por uma única vaga.

Mainha, a ingratidão sem castigo

Foto: Divulgação

Quem não conhece o apadrinhamento recebido por Mainha, pelo ex-deputado Heráclito Fortes, que o tornou uma espécie de super-prefeito na década de 90, mesmo ele sendo dirigente da pequena Itainópolis. Mainha comandou a Associação dos Prefeitos com tapete vermelho cedido por Heráclito, para completar, o ex-parlamentar saiu para o Senado e entregou todas as suas bases para Mainha, que foi candidato a deputado federal. Ruim de voto, ele conseguiu a primeira suplência, mas assumiu o mandato mais tarde, com a morte de Mussa Demes. Como pagamento, quando Heráclito foi derrotado em 2010, pelo trator Lula e quis voltar à cena política como deputado federal, Mainha se lança como seu concorrente. Agora, é o senador Ciro que põe a mão na cabeça de Mainha, lhe dá dezenas de prefeituras, milhões de reais em fundo eleitoral, e Mainha, ruim de voto, amargou a terceira suplência. E agora, mais uma vez ele demonstra sua ingratidão. Dessa vez, dando um adeus ao senador Ciro, pois agora vai para o PL, onde estão hospedados os afilhados do governador WD. Se existe alguém que nasceu com o corpo todo virado para lua foi o Mainha, porque a ingratidão dele não tem castigo.

Juiz atende a pedido de Lula e adia depoimento para que ele viaje ao Vaticano

O ex-presidente Lula tinha um depoimento marcado para o dia 11 de fevereiro, no âmbito da operação Zelotes, mas pediu à Justiça para adiar o interrogatório porque pretende viajar ao Vaticano no dia 12 de fevereiro para se encontrar com o papa Francisco. O pedido foi acatado pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, que remarcou para o dia 19 de fevereiro, às 14h30. Dessa forma, o petista poderá fazer a viagem, se não houver nenhuma contestação na Justiça. 

Silas Freire

Após jogada de WD, Floriano terá apenas dois candidatos concorrendo à Prefeitura

Redação Encarando

Publicado

em

O vereador de Floriano, Maurício Bezerra, tentou, mas não conseguiu se desvencilhar das artimanhas de Wellington Dias (PT), e acidade que contava com quatro pré-candidatos a prefeito, terá apenas duas candidaturas majoritárias: a do atual prefeito, Joel Rodrigues (PP) e a do vereador Bilu (MDB). Isso, porque o governador tanto fez, que conseguiu a desistência do ex-prefeito, Avelino Neiva (PTB), e em seguida, deixou Mauricio sem chapa, já que os Nogueiras (deputados estadual e federal), que lideram o Republicanos no Piauí, partido no qual o vereador é filiado, desativou a Comissão Provisória da sigla na cidade (Clique aqui e entenda). Maurício chegou a ingressar na justiça pela manutenção da sua candidatura, mas teve o pedido negado. Com isso, o vereador comunicou oficialmente que não concorrerá ao cargo de prefeito nas eleições da cidade. “Comunico que entrei com ação na justiça para tentar registrar nossa candidatura a prefeito diante da trairagem que me fizeram. Contudo a justiça negou o pedido. Conseguiram a única forma de impedir que fôssemos prefeito mudando a diretoria do partido hoje no dia da convenção.
Mas o povo e principalmente Deus estar vendo tudo”, disse.
Com esse cenário, Wellington Dias busca montar um palanque alternativo, para forçar Joel Rodrigues, a decidir definitivamente, de qual lado vai ficar, do governo ou de Ciro, já que ele é filiado ao Progressistas, que não tem mais ligação com o governo. Será que tem sabedoria?

MP instaura inquérito para apurar uso de caixa 2 na campanha de Fábio Abreu

O Ministério Público Eleitoral instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar a suposta ocorrência de crime de caixa 2, na campanha de Fábio Abreu, para as eleições municipais. A denuncia diz respeito a um contrato celebrado entre a pasta da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a Imobiliária Lima Aguiar, contratada, por meio de seu administrador Guilherme José Lima, amigo íntimo de Fábio Abreu Costa, segundo a representação, no valor de R$ 25.000 reais por mês, pelo imóvel localizado entre a Rua Clodoaldo Freitas e a Rua Rui Barbosa, no Centro, de Teresina, sob a justificativa de que no local seria abrigado de complexo das delegacias especializadas. Entretanto, segundo a representação, o imóvel NUNCA foi utilizado e, portanto, diante disso, apresenta indícios de captação e desvio de recursos públicos, que, de acordo com o MPE, está sendo usado como Caixa 2, com o objetivo de ser aplicado na campanha eleitoral municipal deste ano, em favor de Abreu.

Atuação de Rafael Fonteles nas eleições municipais, de olho em 2022

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, continua cumprindo agenda de eventos no interior do estado. Ontem, no último dia de convenções, ele esteve, ao lado do deputado João Madison (MDB), na cidade de Corrente, para a homologação da candidatura de Filemon Nogueira Paranaguá (PSD) a prefeito da cidade. O secretário se tem feito cada vez mais presente em eventos interioranos, segundo informações, buscando um entrosamento com aos líderes locais visando apoio já para 2022, já que Fonteles é contado para suceder Dias no governo.

As previsões para Pessoa começam a ser cumpridas

O candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, começou a despencar na última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Data O Dia. O médico, que em 20 de agosto pontuava 33,06% das intenções de voto, agora está com 27,24%, uma diferença de quase seis pontos percentuais, em um intervalo de 20 dias, enquanto Fábio Abreu, aparece empatado com Pessoa. Por outro lado, Kleber Montezuma, candidato tucano, deu uma guinada e saiu de 9,92%, para 19,15%. Os números causaram alvoroço no MDB, que já fala em contratar uma nova pesquisa, pois desconfiam da queda abrupta de seu candidato. Entretanto, nos bastidores políticos o comentário sempre é o mesmo, o médico começa muito bem a sua campanha, mas é só falar, que começa se perder. E olha que a fase dos debates ainda nem começaram!

PF intima Carlos e Eduardo Bolsonaro a depor 

Foto: Divulgação

Polícia Federal intimou nesta Ontem (16) o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a depor no inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos em protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Como o processo segue sob sigilo, não foram divulgadas as datas dos depoimento e também não explicou os motivos para a convocá-los. A informação foi divulgada no jornal Folha de S.Paulo. O inquérito sobre os atos foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. O chefe da PGR utilizou como base para a solicitação as manifestações a favor do fechamento do Congresso Nacional e do próprio Supremo – ambas anticonstitucionais.

Enquanto isso, Bolsonaro recorre de decisão para depor presencialmente

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. Bolsonaro já foi intimado a depor, e a AGU quer que o depoimento possa ser por escrito. 

Continue Lendo

Silas Freire

W. Dias monta palanque alternativo em Floriano com os Neivas

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação/Ccom

Embora o prefeito Joel Rodrigues (PP) tenha jurado ao deputado estadual , Dr.Francisco Costa (PT), fidelidade ao governador Wellington Dias, na hora certa e baseado no “racha” com o Cirinho, W. Dias, matreiro todo, resolveu montar um palanque alternativo na Princesa do Sul. Para isso, Avelino Neiva, a quem a coluna já tinha anunciado que amargava uma rejeição impossível de ser superada, desistiu da candidatura a prefeito e acertou apoio ao candidato Bilu, do MDB, ligado a Marcelo Castro e Themístocles Filho. A ideia, é pressionar Joel a tomar uma decisão sobre em qual palanque ele estrará em 2022. O problema, que a segunda posição no município é hoje do Republicano, Maurício Bezerra, que o Kanark não pensa em apoiar, até porque, Maurício tem apoios importantes no município, que jamais aceitariam dar palanque para o governador. Uma coisa é certa, tá valendo tudo nessa eleição, até se juntar com os velhos inimigos.

Montezuma é reconhecido como o melhor gestor da educação do Brasil

O candidato tucano, Kleber Montezuma, pode ser taxado de tosco, homem de poucos amigos, mas mantém uma relação com a honestidade e com uma gestão de educação invejável. Ontem, o IDEB divulgou que Teresina alcançou, mais uma vez, o posto mais alto em relação à qualidade da educação pública entre as capitais do Brasil. Poder dizer que temos uma educação à frente de Curitiba, Florianópolis e São Paulo, nos dá orgulho. Montezuma conseguiu isto com uma equipe que, claramente, muitas vezes lhe rejeita. Mas é hora de nos orgulharmos e parabenizar a todos e pedir pra não deixar a peteca cair.

Secretário Zé Santana, em desvantagem nas eleições, detona prefeito de Uruçuí

Foto: Divulgação

Informações nas quais a coluna teve acesso, dão conta que o deputado estadual licenciado e boa gente, José Santana, não tem sido tão boa gente com o prefeito da cidade de Uruçuí, Dr. Wagner. Nas sondagens eleitorais, dificilmente nos números de hoje, o atual secretário conseguiria vencer o prefeito nas eleições de novembro, onde a candidata é sua esposa ex-deputada Ana Paula. Santana estaria usando do seu poderio político e financeiro para detonar Dr. Wagner nos meios de comunicação da capital para tentar afetar a imagem do prefeito, mas parece que o homem tá tipo trigo, quanto mais bate, mais engrossa.

Aos 79 anos, prefeito Quirino Avelino é apontado como chefe de organização criminosa

Prestes a completar seus 79 anos, o prefeito da cidade de Itaueira-PI, Quirino Avelino (PTB), que já está em seu sexto mandato na cidade, é apontado pelo Ministério Público do Piauí, como líder de uma organização criminosa investigada por irregularidades em licitações e desvio de recursos públicos. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), inicialmente, a operação denominada Perpetuatio, teve como foco três fatos criminosos: o primeiro referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato referente a construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar. O resultado foi a prisão do secretário de Transportes da cidade é mais dois empresários do ramo dos transportes. Realmente, para o crime, não há idade!

Prefeito padre Walmir, envia pedido de desfiliação do PT

O prefeito de Picos, padre Walmir Lima, enviou ontem um documento ao Diretório Municipal do Partido do Trabalhadores (PT), em que pede sua desfiliação da sigla. No documento, o gestor afirma que a decisão é irrevogável e pede o deferimento da decisão, a partir da data de envio (15/09). A decisão acontece após rompimento entre o padre e o candidato do partido para sua sucessão, o empresário Araujinho, após o mesmo vetar suas indicações de vice-prefeito para compor a chapa que disputará o pleito municipal.

Partido Novo tem uma candidata a vereadora, mas não apoiará nenhum candidato a prefeito em Teresina

Única a passar em todas as etapas da seleção para candidatura em Teresina pelo Partido Novo, a advogada Wanessa Viana, já teve, inclusive, seu nome homologado em convenção e concorrerá à uma vaga na Câmara Municipal. Entretanto, o presidente estadual da sigla o no Piauí, Wallace Miranda, informou que não apoiará nenhum candidato a prefeito na capital.

Prazo para partidos definirem candidatos às eleições termina hoje

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos realizarem convenções internas para escolher os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de novembro. O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função das complicações da pandemia da covid-19.

Continue Lendo

Silas Freire

Deus é quem está curando o Piauí da covid-19

Silas Freire

Publicado

em

Imagem: Ilustração/Abril

Uma ação divina, é o que podemos dizer sobre a diminuição dos números de mortes por covid-19 no estado. Claro, que depois da divindade de Deus vem os profissionais de saúde, que amadureceram muito durante os cinco meses de pandemia. Sem uma vacina e o inicio do pleito eleitoral, os gestores municipais e estadual abandonaram os cuidados sanitários e estão patrocinando aglomerações absurdas e irresponsáveis em todo território piauiense. Não há por parte de nenhuma corrente política ou sigla partidária, qualquer cuidado com a pandemia. Em Teresina chegamos a ter um dia inteiro sem mortes ocasionadas pelo vírus, obra puramente de Deus.

Candidatos tentam se enganar com falsas pesquisas

Alguns candidatos às prefeituras de diversos municípios do Piauí, resolveram enganar a si mesmo e outros desavisados grupos políticos com pesquisas de Institutos sem credibilidade nenhuma. As pesquisas nessa fase da campanha, servem para atrair aliados para alianças, mas não mudam o resultado do jogo. Em Altos, a justiça chegou a proibir pesquisa do Instituto Opinar e Credibilidade, tamanha eram as invenções dos números. Até os candidatos de Teresina, com dificuldade de encontrar aliados, apelaram para institutos sem credibilidade. Mas a Justiça Eleitoral tá de olho e o eleitor não se deixará enganar.

Operação da Federal faz Valter Alencar desistir de candidatura em Teresina

Foto: Assis Carvalho/O Dia

O advogado e empresário Valter Alencar (PSC) perdeu o discurso, depois da operação da PF em sua casa e em empresas de sua propriedade, por envolvimento em desmandos do governo do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações da PF, o advogado fez parte do governo, e depois foi substituído por fantasmas como sobrinhos e parentes, que continuaram a receber vencimentos sem prestar serviço. Valter foi um dos grandes críticos na eleição passada para governador no Piauí, mas com a PF na porta, perdeu o discurso e improvisou lançando a empresária Gessy Fonseca como candidata à prefeitura de Teresina. Pelo menos Gessy tem o nome novo e limpo.

A hora da confissão: Só não roubou porque seu candidato a vice não deixava

O ex-prefeito e agora atual candidato de Santo Antônio de Lisboa, Assis Cipriano, também resolveu ser sincero com seu eleitorado. Em seu discurso durante sua convenção, Assis Cipriano, ao elogiar seu candidato a vice, Antônio de Quincas, disse que só não roubou por que tinha ele em sua assessoria, e nem se quisesse roubar, não tinha como, pois lá tinha um vigilante dá coisa publica. Se tivesse mais convenção teríamos mais exemplos de roubo, ou pelo menos, vontade de roubar.

TCE reprova contas de prefeitura do PI após contratação de empresa investigada pela PF

Foto: Divulgação

Irregularidades em licitação, ausência de nomeação de fiscal de contrato de prestação de serviço de locação e subcontratação de empresas de locação de veículos, esses são alguns dos pontos apontados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), para reprovação das contas, referentes ao ano de 2017, do prefeito da cidade de Nazária, Osvaldo Bonfim. A sentença, ainda estipulou uma multa no valor de 5.000 UFR-PI, que corresponde a R$ 17.650 reais. Segundo o TCE, a empresa contratada, Locar Transportes, não possuía veículos suficientes registrados em seu nome, fato que ocasionou uma subcontratação dos serviços. Lembrando que a empresa em questão, é uma das investigadas na Operação Topique, da Polícia Federal, que desvendou um esquema criminoso de fraudes em licitações em várias cidades piauienses. Resumindo, Nazária é só mais uma no ‘bolo’.

Absurdo! Comerciantes cobram até R$ 40 no pacote de arroz e são autuados pelo Procon

A alta abusiva no preço dos ítens da cesta básica, principalmente do arroz, tem gerado a inúmeras reclamações de consumidores junto ao Procon. Por isso, o órgão iniciou uma fiscalização em estabelecimentos de Teresina, que terminou com seis supermercados autuados. A ação seguirá até quinta-feira (17) e se estenderá, também, par ao interior do estado. De acordo com os fiscais, houveram aumentos de até 40% em relação aos preços que eram praticados na última fiscalização, realizada no mês de junho. Há casos em que o pacote de 5 kg, antes vendido por uma média de R$ 15,00, passou a R$ 40,00. Um absurdo! Ainda mais em um período onde a grande massa vivem um momento difícil, atrelado à pandemia, onde muitos estão desempregados e sobrevivendo apenas com o auxílio emergencial. É meus amigos, a vida do piauiense e do brasileiro, em geral, não está fácil!


Lula é denunciado pela 4ª vez na lava jato por lavagem de dinheiro

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O ex-presidente Lula (PT) foi denunciado por lavagem de dinheiro em esquema de doações da Odebrecht ao Instituto Lula no período de 2013 a 2014. A denúncia foi oferecida pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ontem (14). Esta é a 4ª denúncia da força-tarefa de Curitiba contra Lula. O petista já foi condenado em duas ações penais: a que trata do tríplex no Guarujá (SP) e que trata do sítio em Atibaia (SP). O 3º processo diz respeito à compra de 1 terreno para o Instituto Lula na zona sul de São Paulo e o aluguel de 1 apartamento em São Bernardo do Campo (SP). 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat