As pesquisas apontam Montezuma como candidato da base

Uma fonte da coluna revela que as pesquisas encomendadas pelo prefeito Firmino Filho, para que o teresinense desenhasse o perfil do candidato à sua sucessão tem mostrado o nome do secretário de educação Kleber Montezuma como o mais apontado pelos entrevistados. Segundo a fonte, o perfil exige uma pessoa de origem humilde e com uma história vencedora como gestor.

Abreu só se manterá bem se Novo não for candidato

As pesquisas dos tucanos mostram que o pré-candidato, Capitão Fábio Abreu (PL), continua pontuando bem na capital por conta do eleitor teresinense ligar sua imagem ao do governador Wellington Dias (PT), que mesmo desgastado ainda tem um eleitorado fiel. Mas se a candidatura de Fábio Novo (PT) se confirmar e o governador estiver ao seu lado, a tendência é de que Fábio Abreu despenque.

Charles da Silveira ganha bloco em apoio à sua candidatura

Fotos: Reprodução

Neste fim de semana, lideranças e vereadores de Teresina resolveram aproveitar a prévia carnavalesca do Corso da cidade ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira (PSDB), a prefeito da capital. Durante o evento, eles usaram blusas personalizadas e criaram o ‘bloco do CH’ para manifestar suas preferências por Charles. Entre os que vestiram a camisa estavam os vereadores como Graça Amorim, que é a líder do prefeito e um dos nomes cotadas para ser vice-prefeita e Zé Filho (Avante). Agora, resta saber que critérios serão usados pelo prefeito para a escolha.

Progressistas estudam lançar candidatura própria em Teresina

O senador Ciro Nogueira (PP) disse em entrevista à imprensa que o partido está estudando lançar candidatura própria em Teresina. Segundo o senador, tudo irá depender do prefeito Firmino (PSDB), em relação à escolha do vice, que à priori pode ser indicado pelos Progressistas. Caso o partido de Nogueira não tenha participação na chapa do PSDB, a tendência é que haja uma candidatura própria. Há quem diga que essa história não passa de uma ‘pressão psicológica’, já que o PP é o principal aliado do PSDB na capital.

Vaticano desmente que papa concedeu a ‘bênção dos inocentes’ a Lula

Lula durante encontro com o papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert

 Segundo sites pró-Lula, o Papa Francisco teria dado ao ex-presidente uma bênção chamada benedictionem et innocentum, que traduzida para o português significa benção dos inocentes, e seria dada apenas a alguém culpado por algo que não cometeu. Entretanto, não há registro desse tipo de graça na Igreja e o próprio Vaticano desmentiu a informação, por meio de seu portal de notícias.

MPF diz que MP para regularização fundiária beneficia grileiros

O Ministério Público Federal (MPF) concluiu que a medida provisória que trata da regularização fundiária, permite extensão de benefícios de programas sociais a grileiros de grandes áreas públicas, além de facilitar o desmatamento ilegal na Amazônia. Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2019, a MP 910 estabelece o aumento de terras a serem regularizadas de 4 para 15 módulos fiscais. Segundo o órgão, na prática, isso reflete na mudança de foco da regularização das propriedades rurais, que passa a beneficiar também os grandes proprietários.