Ministério Público pede a prisão dos donos do Instituto Credibilidade

A coluna tomou conhecimento que chega nesta segunda (09) na Justiça, o pedido de prisão por parte do Ministério Público, desfavorável ao indivíduo identificado como Celso, de seu sócio e estatístico responsável pelo Instituto de Pesquisas Credibilidade, com sede em Teresina. Segundo fonte da coluna, as autoridades teriam farto material que o Instituto estaria vendendo resultados de pesquisas manipuladas no estado do Piauí, inclusive naquelas registradas na Justiça Eleitoral, e fabricando números em outros casos, em pesquisas que sequer são realizadas no estado. Esse Instituto já é um velho conhecido dos políticos, como o Instituto que “levanta” candidato defunto em pesquisa.

Dr. Marcos Vinicius assume Defesa Civil e Solidariedade deixa Firmino

Ao que tudo indica, está tudo certo para o anúncio da nomeação do ex prefeito de Novo Oriente do Piauí, Marcos Vinícius na secretaria de Defesa Civil do estado para o cargo de secretário. Com a nomeação de Vinícius, o Solidariedade de Evaldo Gomes deixa a base do prefeito Firmino Filho (PSDB) e apoiará um candidato do governador WD, o mais provável é que os solidários sigam com a candidatura de Fábio Abreu (PL).

Ciumeira da mulherada no PL do Xavier

Montagem: Portal Encarando — Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O clima dentro do Partido Liberal (PL), de Fábio Xavier, e do Capitão Fábio Abreu não é mais de tanta harmonia. A disputa das candidaturas de Leonardo Eulálio, protegido de Xavier, e Anamelka Cadena, afilhada de Abreu, tem causado um desconforto no seio da sigla. Para termos uma ideia, nesse final de semana o PL nacional realizou um encontro de mulheres do partido que irão às urnas, pois bem, a caravana do Piauí levou Concita Xavier, Glaucia Xavier, e a presidente estadual do PL Mulher, Alessya Xavier para o evento, mas não convidaram Anamelka, a mais notável candidata do partido. A delegada não foi nem comunicada. Por isso é que dizem que, onde tem dinheiro e voto, sempre tem confusão.

Segurança: Operação “engana os bestas” em Floriano

Com a violência disseminada em Floriano, assaltos virando rotina e a população apavorada o cansado prefeito, Joel Rodrigues, pediu uma ação do governo, de quem ele é aliado. Aí, Floriano está recebendo uma equipe especial comandada pelo coronel Márcio, mas a operação em questão ocorrerá apenas durante uma semana, depois volta tudo como era antes. Por esse motivo, a ação está sendo chamada por muitos de ‘engana os bestas’.

Prefeita de Esperantina é alvo de ação de improbidade administrativa

Foto: Diário do Nordeste

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, ajuizou ação civil pública contra a prefeita do Município, Vilma Carvalho Amorim, por violação aos princípios administrativos. Isto porque, no decorrer de sua gestão, a despesa total com pessoal e o desequilíbrio das contas públicas resultaram em diversos aumentos na porcentagem de despesa com pessoal, ultrapassando o limite legal permitido. Por isso, o Ministério Público pede que a prefeita seja condenada com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Além disso, o MP-PI requer designação de audiência de conciliação para firmar um possível Acordo de Não Persecução Cível (ANPC).

Brasil e EUA assinam acordo de cooperação na área de Defesa

O Brasil assinou um acordo para projetos de de pesquisa e tecnologia na área de Defesa com os Estados Unidos nesse domingo (08). Segundo o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Filipe Martins, o acordo vai permitir que o Brasil tenha acesso a fundos de investimento no setor que totalizam US$ 100 bilhões. Também permitiria aprofundar a colaboração entre os 2 países na troca de informações sensíveis e até exercícios militares.

Bolsonaro conclama população para participar de ato no dia 15 de março

Foto: Carolina Antunes/PR

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro conclamou a população a participar das manifestações de 15 de março, em seu discurso, ele disse: “Dia 15, agora, tem um movimento de rua espontâneo. E o político que tem medo de movimento de rua, não serve para ser político. Então, participem, não é um movimento contra o Congresso, contra o Judiciário. É um movimento pró-Brasil. É um movimento que quer mostrar para todos nós que quem dá norte para o Brasil é a população”, afirmou o presidente.