Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Deputado derrubou diretor do HPM porque não dividiu o pão

Silas Freire

Publicado

em

O coronel Marques não é mais o diretor do Hospital da PM (HPM). Segundo as más línguas, Marques não atendia as demandas de quem se intitula como dono do hospital, o deputado coronel Carlos Augusto. Marques estaria desobedecendo o coronel em tudo, desde as compras da casa quanto às orientações de quem iria fazer cirugia na unidade de saúde. Marques já havia sido chefe do gabinete militar no governo passado e engasgou colocando tercerizados para trabalhar até na casa da sogra. Agora, Marques confiou no prestígio com o governo e não dividiu o pão direitinho, nem na quaresma, aí o deputado resolveu tirar ele antes da pascoa. Dançou…

Padre Walmir estaria orientando pré-candidatura de Maria Santana

O prefeito de Picos, padre Walmir Lima, nunca escondeu sua preferência pela jornalista Maria Santana, para sua concorrer à sua sucessão na cidade. No entanto, forças maiores da cúpula de seu partido, PT, indicaram o nome do empresário Araujinho e sem saída, o padre teve apenas que dizer ‘amém’. Dias depois da confirmação do nome do empresário, Maria Santana anunciou sua candidatura, bem como filiação ao PL, e há quem diga que essa ação da jornalista foi orientada pelo prefeito, que estaria preparando um verdadeiro ‘bombaquim’ contra o empresário. Bem que dizem que no jogo do poder vale tudo!

Sílvio Mendes deve se filiar ao PP para ser vice de Montenzuma

Foto: Divulgação/Ascom

O ex-prefeito Silvio Mendes, pode retornar ao Progressistas para ser vice de Kleber Montezuma na corrida pela Prefeitura de Teresina. Sílvio, que confirmou que se ofereceu para ser vice do candidato tucano, esteve com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP tratando sobre seu retorno ao partido. Informações ainda dão conta que o ex-gestor deve ser anunciado como vice deve ocorrer no dia 17, na mesma data em que Montezuma será oficializado pre-candidato a prefeito.

Com segurança falha, criminosos continuam aterrorizando coletivos em Teresina

Com ações sazonais e fracas, a Secretaria de Segurança não consegue inibir de forma definitiva as ações criminosas dentro dos coletivos em Teresina. Após ameaça de greve por parte dos motoristas e cobradores, o secretário Fábio Abreu, até colocou alguns policiais em terminais e dentro dos ônibus, mas as ações e operações nos coletivos não chegaram a um mês, e foram apenas para fazer com que a poeira baixasse. Ontem, mais um coletivo foi alvo de criminosos, dessa vez no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), dois homens armados entraram no ônibus e fizeram um verdadeiro arrastão, na ação, nem a aliança do cobrador foi dispensada.

Paulo Roberto da Iluminação muda domicílio eleitoral e será candidato em Monsenhor Gil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O suplente de vereador em Teresina, Paulo Roberto da Iluminação, mudou seus planos políticos e desistitiu de concorrer uma vaga à Câmara de Teresina. Ele agora optou por retorna às suas origens políticas e irá concorrer à eleição de prefeito na cidade de Monsenhor Gil. Paulo Roberto, inclusive já trocou seu domicílio eleitoral para o município e já confirmou filiação ao Podemos, prevista para o dia 19 deste mês.

Piauí questiona União sobre distribuição do Bolsa Família

O estado do Piauí ingressou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar a União sobre a atual distribuição do Bolsa Família, onde apenas 3% das concessões foram direcionadas ao Nordeste. Além do Piauí, mais cinco estados da região pedem que a União esclareça os critérios utilizados na divisão.

Após negar coronavírus, Bolsonaro fará novo teste

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro deve ser submetido a um novo teste para a detecção do novo coronavírus. O protocolo prevê que esse exame seja realizado em até sete dias. O primeiro teste foi feito nessa quinta-feira (12) por um laboratório particular, com base em material coletado por uma equipe do Hospital das Forças Armadas no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ontem (13), Bolsonaro anunciou que o teste tinha dado resultado negativo. Enquanto o novo exame não é realizado, Bolsonaro deve cumprir isolamento domiciliar e as agendas divulgadas pelo Palácio do Planalto para sábado (14), domingo (15) e segunda (16) trazem o mesmo comunicado: “sem compromisso oficial”.

Silas Freire

O que custa esperar a Páscoa?

Silas Freire

Publicado

em

Arte: Shutterstock

A economia brasileira não vai acelerar e nem quebrar mais do que já está, se mantermos o isolamento social da maioria das pessoas até a Páscoa. Depositando nossa fé que no domingo, quando tivermos a ressurreição de Cristo, estaremos mais seguros para liberar gradativamente a de circulação de pessoas, mantendo a segurança sanitária para termos menores perdas possíveis. Não estaremos perdendo faturamento, estaremos perdendo vidas. Até a Páscoa ninguém vai ficar mais rico ou mais pobre. Então, o que custa esperar?

Henrique Pires e Themístocles pedem a Firmino e WD que suspendam quarentena

Os deputados emedebistas recorreram aos executivos, WD e Firmino filho, levando a preocupação de empresários e comerciantes da capital e de todo estado. Para os parlamentares, os números de casos registrados no estado não justifica tanta rigidez. Só que parece que nem o governador, nem o prefeito da capital estão dispostos apostar na liberação do comércio, pelo menos de imediato.

WD quer barrar decreto de Mão Santa

Foto: Jorge Bastos/Ccom

A prova de que a solicitação dos deputados não será tão bem recebida, está aqui. Após o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), baixar um decreto solicitando a reabertura do comércio na cidade, o governador, Wellington Dias, agora busca meios de barrar a medida. Segundo o governador, a Procuradoria-Geral e o Ministério Público analisam a questão, que envolve possível conflito de competência, já que o governo estadual suspendeu as atividades.

Tomara que os números do Covid-19 no Piauí não sejam ilusórios

Nove pessoas contaminadas é 203 suspeitas, esses foram os números apresentados no boletim da Sesapi dessa sexta-feira (26), que apontou também que o número de suspeitos tem crescido exponencialmente, levantando uma questão importante: De que os exames parecem sair de forma muito lenta. Por outro lado, a Prefeitura e o Governo vêm preparando um aparato gigante para tratar a pandemia, o que dar a entender que os números vão estourar de uma só vez, se distanciando completamente da situação atual. O povo, que entende pouco da ascendência de uma pandemia, tem dificuldade de compreender.

Mandetta sinaliza flexibilização de quarentena

Foto: Adriano Machado

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou em reunião com secretários estaduais de Saúde que irá flexibilizar a orientação de quarentena em estados onde há números mais baixos de casos de coronavírus em comparação com Rio de Janeiro e São Paulo, que concentram a epidemia no país. Na reunião, realizada em formato de videoconferência ontem, Mandetta disse que alguns governadores têm tomado medidas extremadas em relação a decretos de quarentena e afirmou que elas devem ser revistas. 

Governo impõe novas restrições para entrada de estrangeiros no país

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, editou uma medida onde o governo suspende, pelo prazo de 30 dias, a entrada, por via aérea, de estrangeiros provenientes da China, União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Austrália, Irã, Japão, Malásia e Coreia. A restrição leva em conta recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do novo coronavírus. As empresas aéreas devem impedir o embarque dos estrangeiros que façam conexão no Brasil e corram o risco de ficarem retidos em território brasileiro porque não conseguem embarcar de volta aos seus países. 

Continue Lendo

Silas Freire

Médico plantonista é o nono caso confirmado de Covid-19 no PI

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O nono caso confirmado de Covid-19 no Piauí, foi diagnosticado em um médico que atende em hospitais das cidades de Barras e Batalha. A informação foi confirmada pela direção das duas unidades de saúde. O profissional, que é de Teresina, teria participado de um evento na capital e os sintomas surgiram posteriormente, após ele ter realizado atendimentos direto ao público no último domingo e segunda-feira, nas respectivas cidades. Em um áudio, a diretora do Hospital Leônidas Melo, em Barras, orienta os servidores: “Não há motivo para pânico. Todo mundo sabe que o Covid vai atingir 80% da população. As pessoas podem manifestar de forma leve, média ou grave. A gestão já orientou o isolamento social, que é pedido pelo protocolo. Enfim, a gente sabia que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer, ou por um profissional ou por paciente”, diz o áudio. Segundo a prefeitura de Barras, uma equipe da assistência social do hospital deve visitar e orientar os pacientes que foram atendidos pelo médico. Em Batalha, todos os integrantes da equipe do profissional foram afastados e estão cumprindo isolamento. O médico está em quarentena e seu estado de saúde não é grave.

Moradores de rua precisam de atenção, se não, crise sanitária no PI pode ser devastadora

A orientação dos órgãos de saúde é clara, para evitar uma crise sanitária causada pelo coronavírus é essencial o isolamento em casa. No entanto, para as pessoas que vivem em situação de rua, a quarentena domiciliar não é uma possibilidade. Em Teresina, até o momento, não vou nenhuma ação direcionada a esse público, que faz parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, na rua, sem a possibilidade de higienização. Por isso, o juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, deferiu o pedido de liminar em Ação Civil Pública e fixou medidas que devem ser cumpridas pelo Governo do Estado do Piauí e pela Prefeitura de Teresina. A decisão determina que os órgãos distribuam alimentação e forneçam abrigos às pessoas em situação de rua. São medidas necessárias e que devem ser tomadas com urgência, se não, poderemos viver um ápice da crise sanitária no PI.

Mão Santa libera comércio em Parnaíba

Ontem o prefeito Mão Santa (DEM), de Parnaíba, assinou um decreto que autoriza o funcionamento do comércio na cidade, a partir de hoje (27). A medida, muito questionada pela população local, diz ainda que durante o período, devem ser cumpridas medidas de segurança e que os estabelecimentos deve evitar aglomerações. Segundo o prefeito, para garantir que as regras sejam cumpridas, equipes da Vigilância Sanitária municipal irão visitar os comércios para fiscalizar e orientar os trabalhadores.

A contradição de Castro sobre as eleições municipais

Quem é do meio político, lembra bem de uma proposta de Marcelo Castro, ainda no ano passado, que propondo que o mandato dos novos prefeitos fossem de 6 anos. O objetivo era estender o novo mandato até 2026, para que os eleitores pudessem escolher em um mesmo dia os ocupantes de todos os cargos eletivos. Agora, que surgiu a proposta de adiamento das eleições municipais e a possibilidade de um mandato tampão, o senador diz “que não é hora do Congresso discutir o adiamento das eleições”. A contradição aqui reina, ou melhor o interesse.

Bolsonaro confirma aumento de benefício para informais para R$ 600

Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, na noite de ontem que os valores do auxílio que será pago a trabalhadores informais, cuja renda foi afetada pela pandemia do novo coronavírus, será de 600 reais mensais e não de 200 reais, como previsto anteriormente. O presidente disse que a decisão foi tomada após uma conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que quis triplicar o valor. A proposta foi aprovada na Câmara de Deputados, ainda na noite de ontem, e agora segue para ser analisado no Senado.

Brasil te 77 mortes confirmadas por Covid-19

O país já soma até agora 77 mortes e, ao menos 2.915 casos Covid-19, segundo os dados atualizados nessa quinta-feira, pelo Ministério da Saúde. Os Estados de Goiás, Ceará e Santa Catarina registraram suas primeiras mortes nas últimas 24 horas. Com isso, todas as regiões do país já tiveram mortes em decorrência de covid-19.

Continue Lendo

Silas Freire

Vírus da influenza causa três mortes no Piauí

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou na noite de ontem a nova atualização dos casos de coronavírus no estado, e apontou que não houve aumento no pessoas infectadas infectadas com o vírus. A Sesapi ainda descartou três óbitos que vinham sendo investigados como suspeitos para o Covid-19: Uma pessoa de Redenção do Gurguéia, uma de Avelino Lopes, ambos atendidos em Bom Jesus, e outro caso em São João da Varjota, atendido em Oeiras. Apesar de serem descartados para Covid-19, os pacientes positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. 

Firmino vai construir hospital de campanha

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, visitou ontem o antigo prédio do supermercado Hiper Bompreço localizado na Avenida Frei Serafim. Um prédio com amplo espaço, que seria perfeito para construção do hospital de capanha para atender pessoas com Covid-19, com consequências leves e moderadas. A PMT já adiantou o hospital do Monte Castelo para receber casos de pacientes com coronavírus com necessidade de maior atenção. Hoje, os pacientes mais graves estão indo pata a urgência do HUT, que com certeza vai estrangular. Por isso, a opção surge como uma boa pedida para o momento. Além disso, o prédio em questão, já foi cedido pelo Grupo Claudino, sem ônus, até o final da pandemia.

Sensatez, seria continuar em casa trabalhando e sair aos poucos

Foto: Soe Zeya Tun/Reuters

Sensatez é acreditar, que no momento, o melhor é manter as medidas de prevenção ao coronavírus pelos próximos dias e, ao terminar a quaresma, começar a pensar em liberar gradativamente para não manter o país travado e causar um colapso financeiro. Durante esse período, claro, socorrer àqueles que não têm vínculo empregatício. Passado a Semana Santa, tudo vai se organizar.

Zaga do Brasil tem Bolsonaro dando ‘bico’ e Mandetta saindo para jogo

Quem conhece futebol sabe que, na maioria das vezes, em uma dupla de zagueiros tem aquele que dá bico, para tirar a bola da zona de perigo, de um jeito ou de outro (Nesse caso seria Bolsonaro), e um outro zagueiro, que mostra maior habilidade, mata a bola no peito e sai jogando com calma (é o caso de Mandetta). Os tem um objetivo em comum, vencer jogo, que nesse caso é a guerra contra o coronavirus. O presidente fez uma doideira na terça em rede nacional, e na quarta, Mandetta acalmou os ânimos e ‘saiu jogando’ na coletiva. ministro disse que não podemos travar o país, até porque, isso pode atrapalhar a saúde. Para Mandetta vamos ter que bater e assopra até atravessar essa crise sanitária, sem ferir de morte a economia.

Câmara aprova distribuição de alimentos da merenda escolar a famílias em isolamento

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que autoriza o fornecimento de alimentos que seriam usados na merenda escolar a famílias de alunos. Os produtos não têm destinação nas escolas fechadas devido às medidas de combate ao coronavírus. Por trás do projeto está a preocupação com crianças e adolescentes pobres que fazem sua principal ou única refeição do dia na escola e, em isolamento, perdem essa possibilidade. Além disso, a recomendação de não sair de casa impede trabalhadores informais de ganharem o próprio sustento. Para que o texto passe a vigorar, precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Uma iniciativa louvável!

Coronavírus: 57 mortes e 2.433 casos confirmados no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nessa quarta-feira (25), que o número de mortos em decorrência do novo coronavírus no Brasil subiu para 57. Os casos confirmados chegaram a 2.433. Na terça-feira, dia 24, o número de óbitos era de 46 pessoas e os casos confirmados estavam em 2.201.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat