Siga as Redes Sociais

Silas Freire

O Brasil contra o Covid-19 e a Globo contra Bolsonaro

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Reprodução

Em um momento em que o Brasil está assustado e se unindo, inclusive com o isolamento social, que tem trazido prejuízos para economia, a Rede Globo, parece que vibrar com cada morte causada pelo Covid-19 e com cada caso de contaminação confirmado. A emissora carioca e seus aliados, aproveitam esse momento de extrema dificuldade para conspirar contra o presidente Bolsonaro. É panelaço imitando manifestação e uma tentativa a todo custo de derrubar o presidente, que pode até ser equivocado, mas tem boas intenções. Em movimentação recente, Bolsonaro liberou R$ 1 bilhão para o regime de urgência e deu carta branca a seu ministro para comandar a guerra contra o coronavírus. Ministro esse, que a mídia acostumada à mesada, insiste em querer jogar contra o presidente. Cabe ao povo do Brasil não dar ouvidos!

Governo endurece decreto pra que conhece sua estrutura

O governo do Estado em comum acordo com a Prefeitura de Teresina e a Associação de Municípios do Piauí, emitiu um decreto, que será votado na Assembleia Legislativa, onde limita funcionamento de comércio, praticamente com um toque de recolher às 17 horas. Embora os prejuízos sejam grandes, a medida é mais que necessária, até porque, as autoridades sabem que 90% dos poucos leitos de UTI já estão ocupados por conta do trânsito, da violência e AVC’s é infartos, então se tivermos muitos casos de infecção é certo que poderão surgir mortes por falta de CTI’s. Temos que lutar contra o vírus e a fraquíssima estrutura da saúde. A saída é prevenir e temos que colaborar.

Bolsonaro abre caixa e Piauí vai montar 80 CTI’s

Imagem Ilustrativa — Foto: Marcelo G. Ribeiro/JC

Os Estados foram contemplados com R$ 1 bilhão de reais, pelo governo Federal, para ajudar em medidas contra a pandemia do coronavírus. Com o auxílio, teremos no Piauí o reforço de 80 leitos de CTI’s. São Centros de Terapias montados por uma empresa terceirizada e que tem um modelo pré-montado para utilização imediato. O governo também vai disponibilizar mais 20 leitos oriundos das cirurgias eletivas que foram canceladas. Temos que nos unir na guerra contra o vírus!

Informações falsas sobre o Covid-19 causam pânico nas redes sociais

Vídeos, áudios e dados distorcidos não ajudam. São muitos os casos onde as pessoas reproduzem opiniões de médicos, mas com partes editadas, onde relatam apenas informações que assustam a população. O que leva essas pessoas a sentirem prazer em assustar e transferir pânico aos outros? Pedidos para que as pessoas evitem aglomerados é necessário, mas causar histeria é mau-caratismo.

É real a possibilidade das eleições de outubro serem adiadas

Imagem Ilustrativa — Foto: Reprodução/Internet

Presidentes das maiores siglas partidárias do país, com representação no parlamento brasileiro, já discutem e adimitem uma possibilidade real do adiamento das eleições lmunicipais de outubro. O Progressistas, de Ciro Nogueira, o Liberal de Valdemar da Costa Neto, e o Democratas, de ACM, adimitem que o mês de março era decisivo para filiações e pré-campanhas, então estão discutindo com calma e vão consultar a Justiça Eleitoral. A proposta seria mandato tampão de 2 anos e unificação de eleições, em 2022.

Brasil vai restringir entrada de estrangeiros pelo espaço aéreo

Depois de barrar a entrada de estrangeiros de 8 países vizinhos por vias terrestres, o governo federal decidiu fazer restrições por vias aéreas. A norma, no entanto, deve ser para nações da Europa, já que a Organização Mundial da Saúde(OMS) considera, desde a semana passada, o continente europeu como o novo epicentro da doença.

Remédio contra malária poderá ajudar no tratamento do coronavírus

Foto: Yves Herman/Reuters

Diversos estudos científicos ao redor do mundo indicam a possibilidade de medicamentos usados há anos no tratamento de prevenção e combate à malária podem ser a esperança na luta contra o coronavírus. O mundo voltou as atenções ao grupo de medicamentos após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que o governo norte-americano trabalha para aprovar em tempo recorde o uso da droga em pacientes diagnosticados com covid-19. O comunicado aconteceu durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington. Vamos torcer para que os resultados sejam positivos e que o mundo possa sair, o mais rápido possível, dessa situação.

Silas Freire

Segurança de Abreu torna Teresina cidade sem lei

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação/SSP

Um bandido, morador de um dos apartamentos na Residencial Torquato Neto com a alcunha de ‘Sementinha’, montou um esquema criminoso com roubos de carros e motos e pequenos assaltos na região sul de Teresina. Ontem, no final da tarde outros bandidos invadiram a área de ‘Sementinha’, pra matá-lo, e balas perdidas feriram um cidadão e matou uma criança de apenas dois anos com um disparo na cabeça. Enquanto isso, a polícia já em decadência, está envolvida na campanha do Capitão Fábio Abreu, com muitos até candidatos proporcionais. Difícil também é ver repórteres de TV dando a notícia jogando a culpa na bandidagem, tentando limpar a barra da falta de segurança e políticas públicas voltadas para área. Colegas de profissão, ganhando mixarias humilhantes, numa tal “folha do Capitão”. Vergonhoso!

Enquanto isso, marketing do deputado pede que ele se distancie de W. Dias

Os marqueteiros do candidato a prefeitura de Teresina, deputado Fabio Abreu pediram que ele se desvinculasse o máximo possível da imagem do governador Wellington Dias e de seu governo, mesmo sabendo que só receberam, até agora, seu soado dinheiro por conta de Alisson Bacelar, na Ccom do Governo do homem. Os marqueteiros teriam números que mostram que a imagem do governador está muito arranhada na capital e que Dr. Pessoa nunca oscilou na pesquisa por que mantém um distanciamento. Agora é saber como o candidato do governador vai se afastar dele.


Justiça Eleitoral vai banir os Institutos de Pesquisa

Imagem Ilustrativa

Alguns institutos de pesquisas já estão sendo monitorados por forças federais a pedido da Justiça Eleitoral. Ainda em agosto, a justiça de Altos proibiu a divulgação de pesquisas do Instituto Opinar e o Credibilidade, os mais conhecidos entre os que são acusados de forjar resultados para clientes. Já tem cidades do interior, refugando pesquisas com esses Institutos, tamanha foi a repercussao.

Os Flávios só querem usar o fundão do Republicanos

Uma coisa se pode dizer dos Flávios: pai e filho, deputados federal e estadual, são duas malas sem alça. Ainda presos no PDT, sem liberação do partido, que interviu e deixou ambos sem fundão Eleitoral por infidelidade em votar nas matérias favoráveis ao governo Bolsonaro, a quem a sigla faz ferrenha oposição, os deputados deram um jeito e alugaram o partido dos gerentes da Universal, prometendo que quando puderem mudarão de partido. E assim, lideram candidatos a prefeitos, para usufruírem do fundão do partido, na tentativa de elegê-los. O certo é que depois de eleitos, como são majoritários, eles poderão ir pro partido que quiserem. No meio politico só se fala que Pai e Filho, colocaram a sigla a aluguel do governo do PT, a quem a direção nacional tem horror. Prevendo que no Republicanos não terá chapa para elege-los os Flavios, já negociam suas idas com duas siglas, o Progressistas, o mais próximo, onde eles vão acabar o compromisso com o Índio, e o MDB, onde poderiam continuar com Dias. Eles só não vão ficar é com os bispos da Universal. Esse bombaquim já estaria programado.

Comerciantes ainda estão na bronca com Firmino

Foto: Divulgação/Fecomercio-PI

Os empresários ainda não perdoaram o prefeito Firmino por conta das duras medidas durante o auge da pandemia. Sem conhecimento científico, eles questionam o porque do comercio ter sido fechado durante 5 meses. Até o benefício que o prefeito está fazendo no Centro, uma obra de acessibilidade que requer, entre outros pontos, a troca da pavimentação asfáltica por um novo piso não são bem vistas. Parece que nesta eleição o perdão dos comerciantes não vai ser fácil.

Ministro da Educação virá a Teresina

Após a capital do Piauí apresentar, mais uma vez, um resultado positivo no Ideb e alcançar o posto de melhor educação pública do país, o ministro Milton Ribeiro (Educação), virá a Teresina. A visita está marcada pra acontecer no dia 05 de outubro, onde o gestor conhecerá de perto o modelo adotado na cidade. Na ocasião, ainda está prevista uma solenidade em homenagem ao desempenho de Teresina. A visita foi articulada pelo senador Ciro Nogueira (PP).

Piauiense Trabulo Júnior assume a Conab

O empresário Trabulo Júnior, assumiu, ontem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Brasília. Ao tomar posse, o empresário piauiense Ao assumir, Trabulo destacou que o desafio de sua gestão será integrar a Conab ao máximo de órgãos do Governo Federal e outros ministérios no sentido para ajudar no processo de desenvolvimento econômico e, principalmente, ‘encontrar uma a porta de saída do Bolsa Família’, por meio de articulação e aquisição de alimentos através da agricultura familiar.

PT já tem plano para 2022

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Estilhaçado pela derrota nas eleições presidenciais de 2018 e pela falta de candidaturas viáveis para daqui a dois anos, o PT resolveu revidar com um novo plano de iniciativas para recuperar o poder. Segundo publicação da Veja, proposta, batizada de “Plano de reconstrução e transformação do Brasil”, lista uma série de ações que o partido considera essenciais para “reconstruir o Brasil”, mas acaba repetindo no documento inúmeras propostas defendidas nos últimos anos pelo ex-presidente condenado, Lula, e por setores majoritários da legenda. De qualquer jeito, o objetivo é que esse plano utilizado na campanha do partido em 2022, com ou sem Lula.

Continue Lendo

Silas Freire

Piauí está entre os piores do Brasil no Ranking em Eficiência da Máquina Pública

Redação Encarando

Publicado

em

O ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), pela Economist Intelligence Unit e pela Tendências Consultoria Integrada, que mede a eficiência da máquina pública, apontou que o estado do Piauí não vai bem no quesito. O estado que ocupava a 24ª posição no ano de 2019, caiu para a 26ª e afora divide é apontado como um dos campeões em ineficiência, perdendo apenas para Roraima. Para chegar à conclusão, o estudo analisa pontos como oferta de serviços digitais, transparência, segurança pública, solidez fiscal, educação, infraestrutura, inovação, custo dos três poderes em relação ao PIB, produtividade do Poder Judiciário e qualidade da informação contábil. Além desse indicador, a avaliação engloba um total de 10 pilares, como educação, segurança pública e inovação. O resultado, só confirmou o que o piauiense já sabia.

Arimateia Azevedo segue proibido de exercer jornalismo

A Justiça negou mais um pedido da defesa de Arimateia Azevedo. Dessa vez, os advogados pediram, além da revogação da prisão preventiva domiciliar, que Azevedo também voltasse a exercer o jornalismo, justificado por eles como a única fonte de renda de seu cliente. O magistrado, esclareceu que a negativa é em decorrência de questões superiores, já que um pedido de habeas corpus já tramita no Superior Tribunal de Justiça e, sem seu entendimento, ação incorreria em desobediência à hierarquia e estrutura do poder judiciário. Sendo assim, foi determinado que AZ siga a espera da decisão do STJ.

Estado já tem protocolo para volta às aulas presenciais, mas sem data definida

Foto: Alexandra Koch/Pixabay

 A Secretaria Estadual de Educação já possui um protocolo de retorno para a volta às aulas presenciais. Mas, segundo o secretário, Ellen Gera, as escolas precisam passar por adaptações para atender as regras sanitárias exigidas. Apesar disso, também foi esclarecido que, ainda não existe uma data certa para o retorno e, que está havendo um estudo do cenário. A decisão do retorno das aulas será do COE, que irá se reunir no dia 21 para decidir sobre o assunto.

MP-PI quer indisponibilidade de bens de vereadora por acúmulo de cargos e por receber pagamento sem trabalhar

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, ingressou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a presidente da Câmara Municipal de São João da Fronteira, Sandra Freitas de Oliveira, por acúmulo de funções públicas. Segundo a denúncia, antes de assumir o mandato como vereadora, a parlamentar ocupava um cargo efetivo de auxiliar de serviços gerais na Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente do município. Após a posse como vereadora, ela não atuou mais na função de auxiliar de serviços gerais, mas continuou a receber a remuneração do cargo efetivo. A 2ª PJ de Piracuruca solicitou à Secretaria de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente o registro de ponto de Sandra Freitas e constatou o assíduo registro da assinatura da servidora, lançadas de próprio punho, bem como os horários de entrada e saída (07h e 12h). O promotor de Justiça Márcio Carcará explica na ação que foram realizadas duas diligências, em dias e horários alternados (09/03/2020 às 10h e 12/03/2020 às 09h), nos dois locais de trabalho da servidora, ou seja, na Câmara de Vereadores e na Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Meio Ambiente, além do local de sua lotação anterior, a Unidade Escolar Mãe do Bom Conselho, mas ela não foi encontrada em nenhuma das repartições. Agora, o MP requer uma decisão liminar determinado à indisponibilidade de bens da vereadora, como forma de garantir o integral ressarcimento dos danos causados ao erário. Eita Piauí pra dar coisa!

Eleições: Dias admite intenções e diz que trabalha para ter dois nomes de oposição no 2º turno

O governador Wellington Dias disse, em entrevista, que acredita que a eleição em Teresina terá segundo turno e, que para isto, está trabalhando para que dois nomes de oposição à chapa do PSDB, ocupem as vagas. Ele afirmou ainda afirmou que, apoia a candidatura do deputado estadual Fábio Novo (PT), entretanto, também trabalha em cima dos nomes da base aliada, no caso de Simone Pereira, o Fabio Abreu e Dr. Pessoa, isso, já pensando em um cenário para 2022. Até aí, nada estranho. A única coisa que o governador ainda não expôs, é sobre quem é seu verdadeiro candidato, mas isso, todo mundo já sabe, não é mesmo?!

Ex-governadores podem ficar sem pensão e aposentadoria especial

Foto: Rosinei Coutibho/STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação contra leis estaduais que garantem pensões e aposentadorias especiais a ex-governadores e seus dependentes. No pedido, a Procuradoria sustenta que a interpretação do STF, que declarou o pagamento dos benefícios inconstitucional em diversas ocasiões, deve ser fixada para que passe a valer em todo o território nacional. Segundo veiculado no Estadão, a argumentação é que não pode haver diferenças entre as regras vigentes nos Estados e que, em última instância, a prática causa prejuízos ‘vultuosos’ aos cofres públicos. O chefe do Ministério Público Federal afirma ainda que o tratamento ‘privilegiado’ aos ex-governadores contraria os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da impessoalidade e que, ao conceder os benefícios, os Estados usurpam a competência da União para dispor sobre normas gerais de previdência social. Segundo a ação, os Estados do Acre, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais, Rondônia e Paraíba pagam benefícios a seus ex-governantes.

Continue Lendo

Silas Freire

Palanque de Wellington Dias é renegado em Floriano

Silas Freire

Publicado

em

O governo tentou montar um palanque forte em Floriano, já trabalhando com a possibilidade de ser abandonado pelo prefeito Joel Rodrigues, que é do Progressistas de Ciro Nogueira. Dias articulou incorporar no Mdebista, Bilu, todos os partidos da base do governo, e mais os Neivas, seus ferrenhos opositores. Chegou até mandar os Flávios rifarem a candidatura mais viável, que era dos Republicanos, com Maurício Bezerra. Mas o tiro saiu pela culatra, e o palanque de WD surgiu mais rejeitado nas eleições ao ponto de haver uma rebelião, surgindo a candidatura da ex-vereadora, Ana Cleide, pelo Democrata, arrastando meio mundo de gente. Agora, lá terá o prefeito de Ciro, o palanque do MDB, que é de WD e o mais rejeitado, e agora uma terceira via com a ex-vereadora. O governo pode até mandar nos Flávios e em muita gente, mais não manda no povo.

Dr. Pessoa quer os debates e vai cair antes do esperado


Orientado pelo diabólico Jeová Alencar, o candidato a prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa está partindo para o debate apequenado nas redes sociais. Aconteceu um com o vereador Edson Melo, que expôs a diferença entre ele e seu candidato, Montezuma. Pessoa soltou uma resposta venenosa, cheia de insinuações, que se percebia de longe, que não era dele, mas assinada por ele. O vereador Edson, calou o DR. ao lembrar que tinha lhe emprestado R$ 20 mil reais , e nunca recebeu.

João Vicente, “candidato da farofa”

Foto: Thais Souza/Encarando

O prefeito Firmino estaria gastando munição à toa com o ex-senador JVC. Se a queixa de Firmino sobre as críticas de JVC à sua gestão for para esticar a corda para 2022, ele perde tempo. JVC é candidato a não ser candidato em 2022. O ex-senador vai esperar acabar a eleição municipal, depois vai fazer uma farofa danada e desistir como sempre. Agora quanto ao apoio de JVC a Abreu, o prefeito não pode interferir, é uma admiração bem particular dele pelo deputado, e é desde o início da carreira política do capitão, ou seja desde sempre.

Fim do lockdown aos domingos em Teresina

Com a redução dos casos de coronavírus na capital, à Prefeitura de Teresina revisou as restrições e agora as atividades comerciais e sociais poderão reabrir aos fins de semana, inclusive aos domingos, claro, que seguindo os protocolos de segurança já estipulados. Felizmente, nossa capital está caminhando de forma tranquila nesse novo normal, no entanto, cuidado nunca é demais.

Inquérito Moro x Bolsonaro é suspenso pelo STF

Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal. A suspensão vale até o plenário do STF decidir sobre o depoimento de Bolsonaro à PF.

Bolsonaro pede a ministro da Educação para preparar volta às aulas

O presidente Jair Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para se preparar para o retorno às aulas, interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro voltou a repetir que o País é que o está há mais dias sem aula e disse que é inadmissível perder o ano letivo.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat