Que lições podemos tirar com a pandemia do coronavírus?

O coronavírus está entre nós! Sim, ele é uma realidade, e no Brasil, os números continuam crescendo. A última atualização do Ministério da Saúde, divulgada na noite de ontem mostrou que o país já segue com 904 casos confirmados, sendo registradas ainda 11 mortes em São Paulo e Rio de Janeiro. E de acordo com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, a expectativa é de que os casos da doença disparem no mês de abril, e com isso, o sistema de saúde pode entrar em colapso.

O Ministério apontou ainda que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2,responsável pela pandemia da doença Covid-19. Esse tipo de transmissão é aquele quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

No Piauí, a expectativa não é diferente. O último relatório divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), confirmou a ocorrência de quatro casos, além disso, ainda existem 101 sob suspeita, outros 161 foram notificados e 56 descartados.

Nunca é demais lembrar que esse é um nomento de seriedade e prudência. Um momento, onde até mesmo opositores políticos se uniram em prol de um bem maior, a segurança do estado. Foi o caso do governador Wellington Dias, e do prefeito de Teresina, Firmino Filho, que juntos, anunciaram medidas para tentar conter a propagação do Covid-19 no estado. Sabe porquê? O nosso sistema, como um todo, não tem estrutura suficiente para suportar uma epidemia como essa.

Os decretos expedidos, podem parecer drásticos, mas são de extrema importância para o estado. Segundo a Associação Piauiense de Municípios, 182 cidades emitiram decreto de calamidade pública, a capital do Piauí e o governo do Piauí também seguiram o exemplo.

Com isso, aulas foram interrompidas, comércios passaram a funcionar em horários mais limitados e os serviços de saúde sofreram alterações. O setor privado também adotou medidas preventivas, e dessa forma, a rotina do piauiense mudou drasticamente nos últimos dias, e detalhe: A economia tem sofrido muito, pois as perdas são latentes. Mas o esforço, com certeza é válido.

O discurso, repetido inúmeras vezes por profissionais da área da saúde e autoridades é o mesmo: Precisamos de isolamento e seguir à risca as medidas de higiene necessárias. O objetivo? Barrar a circulação do vírus!

Então, é cada vez mais necessário que as pessoas cumpram as medidas de contenção e, se possível, permaneçam em casa. Essa é a nossa forma de guerrear. São indicações simples, mas imprescindíveis, que irão ajudar a evitar tragédias maiores. E isso depende da atitude de cada um. É momento de isolamento, mas, para o bem da coletividade!

E que no final de tudo isso, nós possamos ser capazes de tirar alguma lição e aplicar na vida, para evoluirmos como cidadãos e seres humanos!