Médico plantonista é o nono caso confirmado de Covid-19 no PI

O nono caso confirmado de Covid-19 no Piauí, foi diagnosticado em um médico que atende em hospitais das cidades de Barras e Batalha. A informação foi confirmada pela direção das duas unidades de saúde. O profissional, que é de Teresina, teria participado de um evento na capital e os sintomas surgiram posteriormente, após ele ter realizado atendimentos direto ao público no último domingo e segunda-feira, nas respectivas cidades. Em um áudio, a diretora do Hospital Leônidas Melo, em Barras, orienta os servidores: “Não há motivo para pânico. Todo mundo sabe que o Covid vai atingir 80% da população. As pessoas podem manifestar de forma leve, média ou grave. A gestão já orientou o isolamento social, que é pedido pelo protocolo. Enfim, a gente sabia que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer, ou por um profissional ou por paciente”, diz o áudio. Segundo a prefeitura de Barras, uma equipe da assistência social do hospital deve visitar e orientar os pacientes que foram atendidos pelo médico. Em Batalha, todos os integrantes da equipe do profissional foram afastados e estão cumprindo isolamento. O médico está em quarentena e seu estado de saúde não é grave.

Moradores de rua precisam de atenção, se não, crise sanitária no PI pode ser devastadora

A orientação dos órgãos de saúde é clara, para evitar uma crise sanitária causada pelo coronavírus é essencial o isolamento em casa. No entanto, para as pessoas que vivem em situação de rua, a quarentena domiciliar não é uma possibilidade. Em Teresina, até o momento, não vou nenhuma ação direcionada a esse público, que faz parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, na rua, sem a possibilidade de higienização. Por isso, o juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, deferiu o pedido de liminar em Ação Civil Pública e fixou medidas que devem ser cumpridas pelo Governo do Estado do Piauí e pela Prefeitura de Teresina. A decisão determina que os órgãos distribuam alimentação e forneçam abrigos às pessoas em situação de rua. São medidas necessárias e que devem ser tomadas com urgência, se não, poderemos viver um ápice da crise sanitária no PI.

Mão Santa libera comércio em Parnaíba

Ontem o prefeito Mão Santa (DEM), de Parnaíba, assinou um decreto que autoriza o funcionamento do comércio na cidade, a partir de hoje (27). A medida, muito questionada pela população local, diz ainda que durante o período, devem ser cumpridas medidas de segurança e que os estabelecimentos deve evitar aglomerações. Segundo o prefeito, para garantir que as regras sejam cumpridas, equipes da Vigilância Sanitária municipal irão visitar os comércios para fiscalizar e orientar os trabalhadores.

A contradição de Castro sobre as eleições municipais

Quem é do meio político, lembra bem de uma proposta de Marcelo Castro, ainda no ano passado, que propondo que o mandato dos novos prefeitos fossem de 6 anos. O objetivo era estender o novo mandato até 2026, para que os eleitores pudessem escolher em um mesmo dia os ocupantes de todos os cargos eletivos. Agora, que surgiu a proposta de adiamento das eleições municipais e a possibilidade de um mandato tampão, o senador diz “que não é hora do Congresso discutir o adiamento das eleições”. A contradição aqui reina, ou melhor o interesse.

Bolsonaro confirma aumento de benefício para informais para R$ 600

Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, na noite de ontem que os valores do auxílio que será pago a trabalhadores informais, cuja renda foi afetada pela pandemia do novo coronavírus, será de 600 reais mensais e não de 200 reais, como previsto anteriormente. O presidente disse que a decisão foi tomada após uma conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que quis triplicar o valor. A proposta foi aprovada na Câmara de Deputados, ainda na noite de ontem, e agora segue para ser analisado no Senado.

Brasil te 77 mortes confirmadas por Covid-19

O país já soma até agora 77 mortes e, ao menos 2.915 casos Covid-19, segundo os dados atualizados nessa quinta-feira, pelo Ministério da Saúde. Os Estados de Goiás, Ceará e Santa Catarina registraram suas primeiras mortes nas últimas 24 horas. Com isso, todas as regiões do país já tiveram mortes em decorrência de covid-19.