O que custa esperar a Páscoa?

A economia brasileira não vai acelerar e nem quebrar mais do que já está, se mantermos o isolamento social da maioria das pessoas até a Páscoa. Depositando nossa fé que no domingo, quando tivermos a ressurreição de Cristo, estaremos mais seguros para liberar gradativamente a de circulação de pessoas, mantendo a segurança sanitária para termos menores perdas possíveis. Não estaremos perdendo faturamento, estaremos perdendo vidas. Até a Páscoa ninguém vai ficar mais rico ou mais pobre. Então, o que custa esperar?

Henrique Pires e Themístocles pedem a Firmino e WD que suspendam quarentena

Os deputados emedebistas recorreram aos executivos, WD e Firmino filho, levando a preocupação de empresários e comerciantes da capital e de todo estado. Para os parlamentares, os números de casos registrados no estado não justifica tanta rigidez. Só que parece que nem o governador, nem o prefeito da capital estão dispostos apostar na liberação do comércio, pelo menos de imediato.

WD quer barrar decreto de Mão Santa

Foto: Jorge Bastos/Ccom

A prova de que a solicitação dos deputados não será tão bem recebida, está aqui. Após o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), baixar um decreto solicitando a reabertura do comércio na cidade, o governador, Wellington Dias, agora busca meios de barrar a medida. Segundo o governador, a Procuradoria-Geral e o Ministério Público analisam a questão, que envolve possível conflito de competência, já que o governo estadual suspendeu as atividades.

Tomara que os números do Covid-19 no Piauí não sejam ilusórios

Nove pessoas contaminadas é 203 suspeitas, esses foram os números apresentados no boletim da Sesapi dessa sexta-feira (26), que apontou também que o número de suspeitos tem crescido exponencialmente, levantando uma questão importante: De que os exames parecem sair de forma muito lenta. Por outro lado, a Prefeitura e o Governo vêm preparando um aparato gigante para tratar a pandemia, o que dar a entender que os números vão estourar de uma só vez, se distanciando completamente da situação atual. O povo, que entende pouco da ascendência de uma pandemia, tem dificuldade de compreender.

Mandetta sinaliza flexibilização de quarentena

Foto: Adriano Machado

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou em reunião com secretários estaduais de Saúde que irá flexibilizar a orientação de quarentena em estados onde há números mais baixos de casos de coronavírus em comparação com Rio de Janeiro e São Paulo, que concentram a epidemia no país. Na reunião, realizada em formato de videoconferência ontem, Mandetta disse que alguns governadores têm tomado medidas extremadas em relação a decretos de quarentena e afirmou que elas devem ser revistas. 

Governo impõe novas restrições para entrada de estrangeiros no país

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, editou uma medida onde o governo suspende, pelo prazo de 30 dias, a entrada, por via aérea, de estrangeiros provenientes da China, União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Austrália, Irã, Japão, Malásia e Coreia. A restrição leva em conta recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do novo coronavírus. As empresas aéreas devem impedir o embarque dos estrangeiros que façam conexão no Brasil e corram o risco de ficarem retidos em território brasileiro porque não conseguem embarcar de volta aos seus países.