Que processo a Sesapi usou para descartar quase 500 casos de Covid-19 no PI?

Conforme atualização do boletim da Sesapi, divulgado ontem (1°), até o momento, existem 19 casos confirmados de Covid-19 e 256 casos suspeitos em todo o estado do Piauí. Na contramão, 451 casos foram descartados. Mas a pergunta que não quer calar é: Foram realizados testes nessas 451 pessoas ou o descarte se deu por falta de evolução de sintomas?

População começa a ir às ruas e Firmino chama atenção para possível ‘catástrofe’ por desobediência

O prefeito Firmino Filho (PSDB) chamou atenção para o aumento do fluxo de pessoas nas ruas de Teresina e voltou a chamar a atenção da população. Segundo o prefeito, estamos passando por um momento ainda muito delicado e é essencial que as pessoas mantenham os cuidados, o mais importante deles, o isolamento. Firmino ainda desenhou um cenário ‘catastrófico’, caso as medidas de contenção continuem a ser desrespeitadas.

Auxílio de R$ 600 a trabalhadores informais é sancionado por Bolsonaro

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos, a lei que estabelece um auxílio de R$ 600 mensais, por três meses, a trabalhadores informais, chamado por muitos parlamentares de ‘coronavoucher’. O auxílio tem como objetivo de diminuir o impacto da pandemia do coronavírus na renda dos trabalhadores informais, que não têm carteira assinada e, por isso, foram mais afetadas pelas medidas de isolamento social. Mas, para receber o auxílio, as pessoas interessadas devem cumprir alguns pré-requisitos. A previsão é que durante o dia de hoje, as informações para recebimento do auxílio devem ser especificados com maiores detalhes.

Piauí receberá 7.260 testes rápidos

O Ministério da Saúde iniciou, ontem (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no país. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Desse total, o Piauí vai receber 7.260 testes rápidos, e a expectativa é que o número de resultados possam aumentar nos próximos dias.

Eleições: Assis Carvalho alfineta ‘coleguinhas’ e diz que PT não corre atrás de prefeitos

Saindo um pouco do tema coronavírus, vale uma observação sobre alguns representantes de partidos, que continuam o foco nas eleições municipais, como no caso do deputado Assis Carvalho (PT). O deputado federal além de se mostrar contra o adiamento do pleito, por considerar a possibilidade “irrelevante”, ainda aproveitou para alfinetar os coleguinhas ao declarar que o PT tem uma cultura interna diferente quando o assunto é formar lideranças e “não precisa correr atrás de prefeitos”. Já sabemos para qual lado esse alfinete foi apontado, não é mesmo?!

Deputados entram em embate em audiência virtual sobre salário dos professores

Os deputados da base e oposição, mais uma vez, foram protagonistas de discussões na Alepi. Dessa vez, a respeito da uma audiência virtual realizada ontem sobre o reajuste do salário dos professores. Os oposicionistas disseram que havia um entendimento de que durante a quarentena não haveria sessões solenes e audiências públicas, o que não aconteceu. Além disso, eles alegaram que não fazia sentido ter uma audiência sem a participação dos maiores interessados, no caso os professores e propuseram remarcar uma data ao final da quarentena. Por outro lado, O deputado Firmino Paulo (PP), presidente da Comissão de Administração Pública e Política Social da Alepi, informou que foram disponibilizadas 50 vagas na audiência pública virtual aos representantes do Sindicato dos Professores, entretanto, não houve participação da classe. No final, nada foi decidido.