Só pode ser fake news: Piauí estaria oferecerendo UTI's ao Maranhão

Só pode ser fake news a informação que, o governo do Piauí estaria oferecendo leitos de UTIs ao governo do Maranhão, caso o estado vizinho alcançar o colapso total do sistema. Seria muito honroso se tivéssemos estrutura para atender os maranhenses , mas estamos no sacrifício do distanciamento porque temos certeza que não temos estrutura de terapias intensivas para um contágio rápido. Segundo informações que a coluna obteve, o prefeito Firmino Filho já teria advertido o governador que seria muito arriscado prestar esses serviços ao Maranhão.

Fábio Novo não engole Bolsonaro desde o tempo da cartilha

O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT) fez repercutir seu repúdio a Bolsonaro, dado ao comportamento do presidente no trato com a pandemia e sua participação a atos que defendem a ditadura. Amigos do deputado afirmam que essa ojeriza a Bolsonaro é do tempo da cartilha gay, denunciada na educação municipal de São Paulo, à época dirigida pelo petista Fernando Haddad. Segundo próximos do parlamentar, ele é adepto da ideia dessa discussão de gênero ser feita no ambiente escolar.

Tenente-coronel John no comando da Guarda Municipal

Foto: Reprodução

O prefeito Firmino Filho trocou o comando da Guarda Municipal e tirou o capitão Monteiro, que aliás não fez um mal trabalho. Mas a mudança se dá por conta das circunstâncias dos decretos e de regras no combate à pandemia. A prefeitura trabalha em conjunto com a PM, aí em uma operação, o comandante da guarda com patente menor, no caso o tenente-coronel John Feitosa, pode divulgar a organização das operações, para não acontecer aquela carga que ocorreu sob o comando do coronel Menezes no Parque Piauí.

Ministro Teich diz que o país não pode parar até a vacina ser descoberta

O ministro da Saúde, Nelson Teich apareceu na coletiva ontem (22) para explicar que vai apresentar a governadores e prefeitos uma plataforma daqui a uma semana para flexibilização. Segundo Teich, tudo será baseado em regras e seguirá a estrutura de saúde de cada município: Se não houver aproximação do colapso, pode se reativar as atividades econômicas. Para o ministro, se pegar o número oficial de infectados e multiplicar por 100, daria 4 milhões de pessoas, o que significaria 2% da população do país. Com base nesses dados, o Brasil não atingiria os 70% de infectados previstos para conseguir abalar a imunidade do país. Para o ministro, se programar tudo em curto espaço de tempo e se analisar os resultados, tende a dar certo.

Governador se reúne com prefeitos para uma flexibilização da quarentena

Foto: Divulgação/Ccom

O governador fez reunião online com os principais prefeitos do Piauí para buscar modelos de flexibilizar a quarentena. Ainda há resistência pelo temor do contágio em massa e o colapso do sistema de saúde, mas o governo e os prefeitos buscam uma alternativa.

Se correr o vírus pega, se ficar a crise come

Não temos vacinas, não temos medicação e nem tratamento definido para o Covid-19. A saída é o distanciamento por que o vírus é letal, assassino e truculento. Aglomerações podem causar uma infecção relâmpago e muitas mortes, mas a falta de vida econômica no país levou o povo a pressionar as autoridades para reabertura da economia, pois os empregos estão desaparecendo, as empresas quebrando e a falência batendo na porta de muitos, como um efeito dominó. Tomara que os governos tomem uma posição correta, com os maiores cuidados, pois tem que dar certo. E aí apelamos para Deus, por que isso não é uma gripezinha. Essa pandemia é a terceira guerra mundial, o detalhe é que não enxergamos os adversários.

Senado amplia grupos com direito a receber auxílio emergencial

Foto: Divulgação/Agência Senado

O Senado aprovou ontem (22) a ampliação do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais durante o período de pandemia da covid-19. A proposta surgiu na Casa Alta, mas foi alterada pela Câmara. Por isso passou por nova análise dos senadores. O projeto aprovado estende a possibilidade de dobrar o auxílio a homens que sustentam sozinhos suas casas. Também possibilita que mães adolescentes tenham acesso ao auxílio –hoje elas esbarram na cláusula dos 18 anos. A proposta foi aprovada por 80 votos a 0. O texto agora vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.