Corona, quando não mata enrica: Prefeito de União compra testes em loja de confecção

O prefeito de União, Paulo Henrique, que ainda não conseguiu explicar o meio milhão de reais encontrados com seu motorista em um carro alugado pela Prefeitura, comprou esta semana, sem licitação, R$ 292 mil reais de água sanitária. O gestor ainda foi mais longe e comprou, também sem licitação, R$150 mil reais em testes rápidos na empresa Qualyprot Comercio e Confecção de Uniformes Corporativa, em São Paulo. Eita vírus escroto esse Corona, quando não mata  enrica.

Preocupante! Pacientes do Maranhão começam invadir Teresina para tratar Covid

A informação que chegou a coluna, é que os hospitais particulares de Teresina já estariam com a um bom número de internações de pessoas do estado do Maranhão diagnosticados com Covid-19. Prefeitos de vários municípios e famílias abastadas estão ocupando o espaço do Teresinense. Um exemplo, é o esposo da Prefeita de Anapurus, a mãe do prefeito e a primeira-dama de Codó, todos deram entrada em hospitais da rede privada onde os planos de saúde ou a grana garantem esse direito. Entretanto, há a informação de que o governador do Maranhão, Flávio Dino gostaria que o governador Wellington Dias recebesse pacientes mais próximos à Teresina no Hospital da PM. Aí lasca, porque quando nós precisarmos em grande escala, os leitos podem está ocupado. São nossos irmãos, mas a situação é muito assustadora.

Infectologistas pedem para sair do Comitê Estadual do Coronavírus

Imagem Ilustrativa

Até o fechamento da coluna, não tínhamos recebido o contato da Sesapi, com o posicionamento a respeito do pedido de saída de infectologistas  e cientistas do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus. Mas informações extraoficiais, dão conta de que o motivo seria os números matemáticos fornecidos em nome do comitê de que o pico da pandemia se dará em agosto. Nenhum cálculo matemático pode andar perto de acerto com relação a um vírus desconhecido como o corona. Para profissionais da área, é utopia fazer esse cálculo. Quem deixou o Comitê não concorda com isso, querem  inventar exatidão para o vírus, mas ele não vai ficar escondido esperando acabar no Ceará e no Pará para atacar o Piauí. A convivência com a  infecção e a doença perdurará até aparecer uma vacina. Essas previsões parece coisa de quem não quer encontrar um fim para situação.

Empresa que trabalha para Chesf estaria com dezenas de contaminados

A coluna recebeu denúncia de que a empresa Elecnor Brasil, que presta serviços na subestação III, na Taboca do Pau Ferrado, em Teresina, estaria com quatro funcionários com teste positivo para Covid-19. Como eles moram juntos em casas alugadas pela empresa, e muitos outros estão com sintomas, desconfia-se que mais de uma dezena possa ter contraído a doença. Só que a empresa não oferece nem isolamento e nem testes para os trabalhadores. É hora da Vigilância Sanitária passar por lá.

Mortes por assassinatos no Ceará são o dobro das de Covid-19

Foto: Agência Diário

Quem chamou atenção foi o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará. O parlamentar disse durante sessão virtual do Senado, que no mesmo perigo que começaram as mortes do Covid-19 no Ceará, as mortes por assassinatos já somam 1.085 e a população do estado, hoje, tem dois temores: A violência e a pandemia. O estado só contra-ataca o vírus e parou de fazer segurança. A nossa realidade no Piauí não é tão diferente. Em uma semana, o estado registrou 13 homicídios, somente em Teresina, tanto que o secretário de segurança já chamou sua produtora para fazer mais uma daquelas operações midiáticas e peças de publicidade sobre o combate às facções. Pelo menos o Ceará tem um senador para se preocupar com essa pauta.

AGU pede ao STF para entregar vídeo só com parte de reunião que inclui Moro

A Advocacia Geral da União (AGU), pediu nesta ontem (7) ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, a “reconsideração” da decisão que obrigou o Planalto a apresentar a gravação da reunião ministerial realizada em 22 de abril. No depoimento prestado à Polícia Federal, em 2 de maio, Moro declarou que Bolsonaro anunciou, durante o encontro com o 1º escalão de governo, que iria “interferir em todos os ministérios”. Desta vez, o governo pede para que seja entregue apenas a parte em que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro aparece.

83 municípios do Piauí tem pacientes com coronavírus

Foto: Divulgação

O Piauí chegou a 37 mortes e 1.131 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Além disso, foram confirmados mais dois óbitos de pacientes em Teresina e na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. Em Teresina, a vítima foi um homem de 74 anos, que tinha problema pulmonar e estava internado no Hospital Getúlio Vargas. Já no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, uma mulher de 52 anos, natural de Baixa Grande do Ribeiro, também teve morte confirmada por coronavírus.  No total, 83 municípios do Piauí já possuem algum paciente com teste positivo para coronavírus.