A molecagem que as prefeituras fazem com o dinheiro do Covid

A coluna já denunciou alguns exemplos da brincadeira que está sendo feita com o dinheiro público distribuído pelo Governo Federal aos municípios para o combate ao Covid-19. Já vimos compra de testes rápidos na José Paulino, uma rua de confecção em São Paulo, e agora, o município de Dirceu Arcoverde no Sudoeste do estado, que foi agraciada com R$ 135 mil reais para o combate à infecção do coronavírus e o enfrentamento o alastramento da doença fez uma única ação coma tamanha verba: A instalação de uma barreira sanitária, que por sinal, foi bem retratada na imagem, que mostra todo o zelo da gestão com o gasto público.

Isolamento social: confusão à vista entre Firmino e WD

O governador Wellington Dias, que conseguiu quase R$ 100 milhões de reais para as estradas do Piauí, editou decreto tornando a Construção Civil e o funcionamento de Indústrias como serviços essenciais. Já o prefeito de Teresina, Firmino Filho, se posicionou contrário à medida e mantém a proibição. A prefeitura também não vai flexibilizar o transporte coletivo, usado pela grande maioria dos trabalhadores desses setores, o que pode gerar uma briga judicial. E isso é tudo o que nós não precisamos em plena expansão da infecção do coronavírus.

Novo diretor da PF é um guarda lugar

Foto: Isaac Nóbrega/ PR

O novo diretor da PF, Rolando de Sousa, nomeado esta semana, é um segura lugar, como já adiantou a coluna. E prova disso, é que o presidente Bolsonaro determinou que a AGU peça ao STF que reconsidere suspensão da nomeação de Ramagem, amigo de seus filhos, para diretoria-geral da PF. O STF através do ministro Alexandre Moraes negou novamente. E tudo isso é constrangedor para o diretor da PF, pois ficou visível que ele é um segura lugar.

Boa notícia no combate ao coronavírus no Piauí

Um conjunto de profissionais da saúde liderada pelos médicos Sabas Oliveira, Jonas Moura e Justino, de Floriano, conseguiram sensibilizar autoridades do nosso estado a aplicar um protocolo de cloroquina e azitromicina em uma dosagem moderada a pacientes precoces diagnosticados com Covid-19, aqueles com os primeiros sintomas que, geralmente passam os primeiros dias em casa. A ideia da pesquisa que vai ser publicada cientificamente, tem tido sucesso na Espanha e está sendo trazida para o Brasil. No Piauí, sete Pacientes de Floriano, que usaram o protocolo, não precisaram de UTI. Aconteceu também com contaminados no HU. Então, as autoridades disponibilizarão esses medicamentos na dosagem certa para evitar necessidade de respiradores, e claro, os óbitos.

Ministros militares citados por Moro devem depor à PF na próxima terça-feira

Walter Braga Netto, general Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos – Fotos: Globo News/Reprodução, José Dias/PR e Ed Alves/CB/D.A Press

A Polícia Federal marcou para a próxima terça-feira (12), o depoimento de três ministros militares apontados como testemunhas das supostas tentativas de interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal. Os generais Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria do Governo) foram citados no depoimento de Moro e serão ouvidos pela PF.

Vereadores ingressam com recurso e Jeová diz que fará reavaliação sobre sessões presenciais

Os vereadores de Teresina, Evandro Hidd, Graça Amorim, Edson Melo e Venâncio, protocolaram um recurso contra o retorno das sessões presenciais na Câmara Municipal, que retornaram na última quarta (06). A justificativa para a medida é o crescimento dos casos confirmados de coronavírus na capital. Em contrapartida, o presidente da Casa, Jeová Alencar, disse ter estranhado a atitude dos vereadores, pois, segundo ele, já havia anunciado que fará uma reavaliação sobre a decisão.

Brasil registra pior dia da pandemia e chega a mais de 10 mil mortes

Foto: Douglas Schinatto

O Brasil registrou nessa sexta-feira (08), 871 novas mortes causadas pela Covid-19, em 24 horas. Com isso, o país registrou a marca de 10.017 óbitos pela doença. O número de casos confirmados saltou de 135.106 para 146.894, segundo o levantamento das secretárias estaduais de Saúde.