Piauiense enfrenta quarentena e estrutura da Saúde pouco avança

Desde o dia 19 de março que o Piauí vive sob os necessários decretos de isolamento social. À época, as autoridades estaduais e municipais anunciavam o fechamento de parte da economia, sobressaindo apenas os serviços essenciais, além disso, eles falavam ainda sobre a preparação da estrutura de saúde. É certo que a quarentena ou distanciamento social é hoje o mais eficaz no enfrentamento ao Covid-19, mas a saúde econômica vem agonizando, e sem vacina para conter o vírus a situação se agrava ainda mais. O que tem chamado atenção, no entanto, o é que as estruturas de saúde, como por exemplo, a criação de Centro de Terapia Intensivas (CTI), evoluiu muito pouco no estado. Para se ter uma ideia até agora não se completou a casa dos 30 novos leitos de UTI’s em todo o estado. Claro que instalações desse tipo cobram todo um protocolo de segurança, inclusive com mão de obra especializada, mas esperava-se que nesses quase 3 meses de confinamento tivéssemos avançado e que seria entregue pelo menos 40% dos novos leitos. O Piauí, segundo informações oficiais, o Piauí na sua totalidade não alcança 250 leitos de urgência, o que de fato não dá margem nenhuma para se analisar uma flexibilização da quarentena e dar um suspiro para a economia. O estado e prefeituras, até o presente momento só tem entrado com decreto e adaptações, enquanto isso, os hospitais de campanha ainda não funcionaram, e o mais importante, as UTI’s não avançam. Enquanto isso não acontece, a única arma que temos é o isolamento mais ou menos rígido, sem chances da volta da economia, pois as vidas são mais importantes

Mês que vem tem desincompatibilização para prefeitos e vices

5 de junho é a data limite para desincompatibilização dos cargos de comissão e confiança para quem for disputar a eleição majoritária. Na eleição da capital, aguarda-se o afastamento do secretário Fábio Abreu, da Segurança do Estado, do secretário Kléber Montezuma, da Educação Municipal e de Fábio Novo, da Cultura Estadual, ou até mesmo de Samuel Silveira, da Ação social do Município. Esses personagens estão claros, baseados na data da eleição permanecendo em outubro próximo. Caso antes disso se encontre outra data, o certo era os candidatos ganharem mais tempo em seus cargos. Aí começam a surgir questionamentos jurídicos, porque teria que alterar também os prazos de quem deixou cargos para disputar uma vaga proporcional.

Ciro quer Congresso debatendo data da eleição

O presidente de um dos maiores partidos no Congresso Nacional, senador Ciro Nogueira, chamou atenção ontem, para que a instituição já comece a debater com a sociedade e a nova direção do TSE a data das eleições deste ano. Para o Progressista, o calendário eleitoral já está comprometido, por isso, ele afirma que Alcolumbre, presidente do Senado, precisa chegar a essa discussão ainda esta semana. A questão é se alguma PEC será votada ou o se TSE atuará diante da calamidade. Lembrando, que qualquer prorrogação de mandatos dos atuais gestores e parlamentares só pode acontecer com uma intervenção na Constituição. Um adiamento sem mexer nos atuais mandatos podem ser tomados pela própria Justiça Eleitoral.

Tratamento precoce com cloroquina em Floriano tem causado “ciúmes” na ciência

Vem de Floriano, mais precisamente do Hospital Regional Tibério Nunes, a iniciativa de sucesso onde pacientes diagnosticados com Covid-19, estão sendo submetidos ainda na primeira semana da patologia, a um tratamento precoce com hidroxicloroquina e azitromicina, realizados sob coordenação do médico Justino Moreira. O tratamento é o mesmo que vem sendo aplicado em Madri, na Espanha, e vem sendo difundido pela médica piauiense que atua naquele país, Dra. Marina Buscar. Os resultados são satisfatórios com paciente se recuperando de 3 a 5 dias, evitando que seus quadros evoluam para uma pneumonia mais grave, de forma que precise de UTI, ou até progredir para o óbito. Por outro lado, há uma gama de reconhecidos infectologistas aqui mesmo no Piauí que, sem querer dar a cara a tapa, estaria provocando até o Ministério Público para contestar o tratamento, que ainda não é aplicado como protocolo médico. A coluna só acha que esses profissionais, conhecedores da ciência, devem travar esse debate claramente, apontando os riscos descritos, compartilhando conhecimento para preservação da vida.

Durmam vestidos: MPF deve pedir prisões de prefeitos e outros gestores


Embora o grosso dos recursos federais ainda não tenha chegado aos cofres dos estados e prefeituras, muitas outras levas de recursos já desembarcaram algum tempo do Fundo Nacional de Saúde, e provavelmente será essa dor de cabeça que baterá às portas de gestores no Brasil inteiro. A coluna obteve informações que as autoridades de fiscalização pediram na justiça prisões preventivas, para aprimorar as investigações sobre o mau uso desses recursos. No Piauí parece que tem auxiliar importante de gestão e prefeitos na lista de quem tem que dormir vestido, pois estes deverão receber a visita da PF naquelas primeiras horas da manhã. No Piauizão de meu Deus a lista vai bater numas 3 portas de gente conhecida e mal intencionada.

Esculhambação: Prefeito de Acauã compra mais R$ 100 mil em caixões

O prefeito Reginaldo Molão, do município de Acauã do Piauí firmou contrato no valor de R$ 108 mil com uma empresa para aquisição de urnas funerárias. Detalhe: A cidade tem população total de de 5 mil habitantes e, felizmente, sem nenhum óbito por coronavírus ou casos confirmados sendo tratados no município. Segundo sua assessoria serão adquiridas um pouco mais de 100 urnas de médio a alto padrão. A polícia precisa fazer alguma coisa contra essas atitudes.

Contaminação pode ter infestado Hospital da PM

A coluna tomou conhecimento que pode está acontecendo uma contaminação por Covid-19 em grande numero no Hospital da PM. Só ontem foram para o isolamento a Major Carmem e Sargenta Janaira, fora uma lista de testes positivos que esperam a contra prova que se estende até a direção geral daquela unidade de saúde. Seria bom que a Vigilância Sanitária estadual fizesse uma avaliação do potencial de contaminação daquela casa de saúde para que providencias sejam tomadas.

W. Dias e Firmino ameaçam lockdown

O governador Wellington Dias e o prefeito e Teresina, Firmino Filho declararam que estudam a possibilidade de implantação de lockdown no Piauí e na capital. Segundo o governador a medida será implantada caso os leitos de UTI do estado ultrapassem a faixa dos 50% de ocupação. Enquanto isso, Firmino, busca controlar o índice de isolamento na capital, que caíram drasticamente na última semana.

Bolsonaro inclui academias e salões de beleza como serviços essenciais

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro, decidiu incluir academias e salões de beleza na lista de serviços essenciais. Segundo o presidente as academias desempenham um papel importante para preservação da saúde e os salões de beleza na higiene pessoal. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ontem. Bolsonaro só esqueceu de avisar o Ministro da Saúde, Nelson Teich que durante coletiva de imprensa, disse não saber da decisão do presidente.