Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Coluna do Silas: Mandato para Chinês ver

Silas Freire

Publicado

em

A Universidade Estadual do Piauí com tantos problemas e o deputado federal, Merlong Solano, resolveu se reunir com o reitor da UFPI, Arimatéa Dantas, preocupado em implantar o curso de chinês na Universidade Federal do Piauí. O projeto, também foi apresentado ao governador que, mostrou total interesse na parceria, onde o governo fica encarregado de pagar uma bolsa de R$ 1.500,00 para custear algumas despesas do professor chinês. Nada contra a iniciativa de Solano, porque sabemos da importância da China no cenário mundial. Mas, o momento agora é de tentar minimizar o cenário de caos da UESPI. O deputado, bem que poderia intervir, por exemplo, nos pagamentos atrasados das bolsas, moradia, trabalho e alimentação dos alunos da Universidade Estadual, na greve dos docentes, que estão há vinte e oito dias querendo uma resposta sobre as reivindicações da classe. A UESPI pede socorro, deputado Merlog!

A política não pode sobrepor a humanidade

Imagem: whatsapp

O governador Wellington Dias, o ex-governador Zé Filho e o prefeito de Parnaíba, Mão Santa esqueceram a adversidade política e visitaram as famílias atingidas pelas enchentes no município. Os três dialogaram sobre obras de escoamento para a segunda maior cidade do estado. Zé Filho, defendeu parcerias imediatas para drenar as áreas de risco. O encontro deixou a população esperançosa com a união dos políticos em favor do povo. A dúvida agora da oposição do município ao governo estadual, é se realmente o governador irá cumprir com a parte que cabe ao governo.

“Políticos, tudo farinha do mesmo saco”


Um leitor nos fez lembrar que em 2003 durante o seu primeiro governo, Wellington Dias fez uma nota denúncia na Polícia Civil do Piauí, contra o então governador Hugo Napoleão e os gestores da Agespisa, Júlio Cesar Lima e Hélcio Leite, irmão do atual prefeito de Piracuruca. Hélcio, chegou a ser preso durante o processo de investigação. Essa semana, por conta de um dos envolvidos ter foro privilegiado, o processo chega à mesa do ministro do STF, Dias Toffoli. O engraçado é que, o denunciado Júlio César e denunciante Wellington Dias, são hoje aliados de “fivelas” e a Agespisa sucumbida no estado. Por isso que o povo diz que “políticos são tudo farinha  do mesmo saco”.

Indecisão leva Bolsonaro a despencar

A pesquisa Datafolha divulgada ontem (07), mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem 32% de aprovação contra 30% de desaprovação. Esses números em três meses de governo,  retratam uma administração indecisa, com um governo cheio de núcleos,  e sem um comando central. O núcleo familiar, continua comprometendo o poder de decisão do presidente. Já o núcleo político, pode até ser perigoso, mas é indispensável em qualquer governo. O certo é que os próximos cem dias serão decisivos para o mandatário se livrar desse medo de governar o País.

DHPP, solidário!

Parabéns, ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa do Piauí – DHPP, através de todo o corpo de policiais civis que compõem o departamento, por encabeçarem uma campanha humana e solidária à vítimas da tragédia do Parque Rodoviário em Teresina.

Em Pauta!

Enquanto a violência toma conta de Teresina, policiais estão em busca de uma vaga na Câmara

Redação Encarando

Publicado

em

A cada dia que passa a violência aumenta na capital piauiense. Quase todos os dias há registros de homicídios, ou tentativa de homicídio, em Teresina. A situação de alerta parece ser preocupação apenas para população que depende da segurança pública, e sofre as consequências “na pele” da falta dela. O aumento de agentes público da segurança que estão tentando uma vaga na Câmara Municipal, e até mesmo na prefeitura de Teresina, mostra o verdadeiro descaso com a população. Em todo o Brasil, mais de 6.700 militares e policiais estão concorrendo aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de 2020. Se não conseguiram diminuir os índices de violência em Teresina, vão conseguir administra/fiscalizar, bem a cidade?

Do zero aos milhões: o que o patrimônio declarado pelos candidatos representa?

A corrida eleitoral já começou e, não para menos, a população está de olho na declaração de bens dos candidatos ao pleito municipal. No Piauí, uma lista extensa de candidatos surpreende, já que aponta candidatos sem conta bancária ou investimentos e, ao mesmo tempo, outros com mais de R$ 53 milhões. Entretanto, é notório que, em muitos casos, o que ocorre é apenas uma forma de burlar a divulgação das informações. Nesses casos, em que o eleitor reconhece a ‘omissão’, convém pensar duas vezes na hora da urna, pois se ele mão está sendo honesto ao colocar seu nome à disposição, será que vai ser quando estiver no poder? Fica o questionamento!

Para Ciro, Consórcio Nordeste é meio para WD tirar foco dos problemas do Piauí

O senador Ciro Nogueira (PP) mais uma vez não poupou críticas ao Consórcio Nordeste, no qual o governador Wellington Dias (PT) foi eleito presidente. Para o senador, o governador deveria focar mais em ações voltadas para o estado, que segundo ele, vive isolado da União e não consegue cooptar recursos e benefícios, visto que trabalha em caminho oposto ao do Governo Federal. Além disso, o senador garante que o Consórcio, em si, não representa nenhuma relevância para o Piauí, e o descreveu como uma piada, já que nenhuma ação anunciada beneficiou o estado. Para o senador, Dias quer mesmo é tirar o foco dos problemas do estado com essa ‘história’. E você aí de casa, o que acha disso?

…O calo de Wellington Dias

Parece que agora o governador Welinton Dias arrumou um calo dos grandes e vem amargando uma oposição ferrenha feita pelo senador Ciro Nogueira. Em suas andanças pelo estado, o senador vem mostrando que não vai poupar o gestor estadual. Agora, o marketing de Ciro em suas redes sociais é mostrar resultados de pesquisas em todo o estado enfatizando principalmente a rejeição de Dias, provável candidato ao senado em 2022. O senador propaga e quer provar por A+B que desta vez será o fim da era PT no estado.

Números em Piripiri

Ontem (29), o Instituto Opinar divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Piripiri. Segundo o levantamento, na pesquisa estimulada, quando o entrevistado aponta os nomes dos candidatos para o eleitor, Luiz Menezes (PP) conseguiu 48,44% das intenções de voto, Jôve Oliveira (PTB) com 32,89%, professor Abraão (PSB) com 2,5%, e em quarto Tibério César (PSTU) com 0,2%. Os indecisos somam 14,9%, brancos e nulos são 1,1%. Na espontânea, Luiz Menezes aparece com 44,89% e Jôve com 29,11%, professor Abraão com 0,67% e Tibério César por 0,22%. Não souberam ou não opinaram 23,78% e brancos e nulos somaram 1,33%. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, com 450 eleitores. A margem de erro é de 4,62% para mais ou para menos.

Covid-19

Imagem: redes sociais
Deputado Georgiano Neto, Deborah Vieira e Dr. Davi Uip

Curado da Covid-19, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), voltou a São Paulo, para agradecer a equipe medica do Dr. Davi Uip, um dos mais renomados infectologistas do país. Uip, durante o pico da pandemia, coordenou o Centro de Contingência para o coronavirus no governo Doria. Já em solo Piauiense e cumprindo agenda politica no estado, Georgiano ainda não se pronunciou se pediu ou não o reembolso de suas despesas medicas, hospedagens e diárias, para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí.

Campanha “As vozes de Vanessa Carvalho”

Nessa terça-feira (29), completou um ano do feminicídio que vitimou a jovem Vanessa Carvalho. A data foi marcada com uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí. Faz um ano que um namorado ciumento e descontrolado marcou uma festa de casamento com dor e sofrimento. Um ano que a família sofre com o falecimento e com a injustiça. Um ano que a campanha “As vozes de Vanessa Carvalho” clamam para que o caso não fique impune e que seja marcada a data do Tribunal do Júri do acusado.

Por: Laurivânia Fernandes, Karytha Leal e Thais Souza

Continue Lendo

Silas Freire

Silas Freire anuncia afastamento da coluna durante período eleitoral

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Câmara Federal

O jornalista Silas Freire, comunica que, a partir desta terça-feira (29), irá se afastar dos trabalhos jornalísticos que realiza no Portal Encarando, no qual assina uma coluna política de opinião.

A decisão foi tomada em respeito ao pleito eleitoral que se aproxima, visto que, seu filho Stanley Freire (PP), concorre a uma vaga na Câmara de Teresina, e faz parte de uma coligação majoritária.

“Sou jornalista, mas também sou um ser político, visto que já ocupei vários mandatos eletivos na política piauiense. E meu filho, Stanley Freire é candidato à vereador de Teresina e, eu já tomei uma decisão pública de apoiar o meu filho e de apoiar a coligação que ele faz parte. Por isso, estou me ausentando hoje da minha coluna, a Coluna do Silas, no encarando.com”, comunica o jornalista.

Assista ao vídeo:


Continue Lendo

Silas Freire

Abreu é o mais rejeitado em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Fábio Abreu é o candidato a prefeito mais rejeitado em todas as pesquisas de opinião pública feitas em Teresina. Os números refletem o retrato da sua gestão na área de segurança pública, muito mal avaliada. Os pontos que Abreu conseguiu de intenção de votos começam a dissolver quando apontam sua relação com caos da Segurança Publica. Para os especialistas, se os debates se derem fortemente nessa área, o capitão pode ser a decepção das eleições e terminar muito atrás.

Crescimento de Montezuma faz tucanos acreditarem em primeiro turno

Os tucanos estão empolgados com a desmontagem da candidatura do capitão Fábio Abreu, até então, um concorrente que disputava diretamente a prefeitura na capital. Agora, os tucanos também observam que Dr. Pessoa, que sempre começa muito bem as campanhas eleitorais, também perde o tom, principalmente com início dos debates, é isso voltou a trazer a empolgação de uma possível vitória ainda no primeiro turno de Kleber Montezuma. Por outro lado, para os MDbistas a confiança é a mesma, principalmente com o sumiço dos Fábios, o Novo e Abreu. Para a turma do Dr. ele leva no primeiro turno. Resta saber se não aparecerá uma surpresa em meio a esse caminho.

Rejeição do PT e WD levará Mão Santa à vitória

Em Parnaíba a campanha do Dr. Hélio, o deputado mais votado no município, não consegue empolgar o eleitor e Mão Santa, mesmo sem muitos feitos e cometendo equívocos verbais quase sempre, nada de braçada para conseguir a reeleição. Em Parnaíba, o problema não é de Hélio, mas do governo do PT e do nome de W. Dias, que sempre ganhou folgado as eleições em Parnaíba, mas agora, amarga uma rejeição de atrapalhar candidaturas.

Major Diego pode atrair atenção na eleição

Foto: Divulgação

O candidato do Patriota, que seria na prática o único candidato de direita das eleições, major Diego, defende o que o eleitorado de Bolsonaro defende: escolas militares, regime cívico militar, escolas em tempo integral e, ainda fala em criar 100 mil oportunidades de empregos. Esse é também o discurso que eleva Bolsonaro aos seus 40% de aprovação no governo. É bom não subestimar, no meio da eleição ele pode cair na graça do eleitorado.

É bom não brincar, o coronavírus ainda continua circulando e pode ser letal

Apesar da baixa relacionada à transmissibilidade do coronavírus no estado e também em Teresina, é importante que nesse momento de retomada, os governos e a população não descuidem dos cuidados. Ontem, o estado contabilizou mais 12 mortes provocadas pela covid-19, e entre estas a de um bebê de apenas três meses de vida, a vítima mais nova do coronavírus no estado. O melhor realmente é continuarmos seguindo as recomendações, pois o vírus ainda circula e, em alguns casos pode ser letal.

Antônio Neto deixa a Seplan

Foto: Divulgação

Ontem, Antônio Neto deixou a direção da Secretaria de Planejamento do Estado e, em seu lugar assumiu Rejane Tavares. Segundo o agora ex-secretário, o desligamento da pasta é uma decisão pessoal, pois ele dedicará mais tempo para cuidar da saúde e de sua família.

AGU suspende promoção em massa de 606 procuradores da União

A Advocacia Geral da União (AGU) suspendeu ontem (24), uma portaria que tratava da promoção em massa de 606 procuradores da União ao topo da carreira. A normativa estabelecia que 606 membros da carreira da Procuradoria Geral Federal fossem contemplados, com salários acima de R$ 27 mil. A anulação das promoções foi realizada pelo procurador-geral Federal, Leonardo Lima Fernandes.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat