Ciro faz as honras de aliado e anuncia 15 UTI's para o Piauí

Com mais de um ano de governo Bolsonaro, sem ser convidado sequer para um cafézinho, o senador Ciro Nogueira (PP) provou que Bolsonaro rasgou seu discurso e cedeu para o Centrão. Ontem, Ciro anunciou através de um vídeo, 15 novos leitos de UTI para o Hospital Universitário (HU), para ajudar na luta contra a Covid-19. Esses leitos já tinham sido solicitados em número bem maior pelo governador Wellington Dias (PT), mas a boa notícia veio na voz do novo aliado de Bolsonaro,: Ciro Nogueira. Que esse alinhamento traga mais benefícios para a população, e não seja tão somente para entes políticos.

Prefeita de São Raimundo Nonato consegue empate em julgamento

A prefeita cassada de São Raimundo Nonato-PI, Carmelita Castro, depois de conseguir, desde o ano passado, adiar seu julgamento no pleno do TRE-PI, após ser cassada em primeira instância por abuso de poder econômico e político em 2016, agora protegida por uma penca de poderosos, conseguiu um empate de 3×3 no Plenário do TRE. Com isso, o presidente da corte eleitoral é quem dará o voto de minerva em um julgamento virtual marcado para próxima semana. Aliados da prefeita já anunciam nos bastidores, mais manobras para que não haja essa decisão. Vamos aguardar.

Congresso deve adiar eleições e não prorrogar mandatos de prefeitos

Foto: Divulgação/Agência Senado

Há um entendimento bem adiantado por parte do Senado e da Câmara Federal, que as eleições deste ano não serão realizadas em outubro. Ontem, os presidentes da Câmara e do Senado admitiram o adiamento, sem prorrogação de mandatos, para novembro, um mês depois, ou dezembro, dois meses depois da data originalmente prevista e que seria o mais lógico. Além disso, tem a proposta do senador Marcelo Castro, que começa a ganhar adeptos, de que o TSE teria até abril para realizar as eleições de acordo com a condição da pandemia. Dessa forma, os novos mandatos seriam válidos até 2026 onde haveriam unificação de eleições.

TCE suspende licitação para compra de urnas funerárias em União

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Conselheira Lilian Martins, deferiu o pedido de medida liminar e ordenou a suspensão da licitação que seria realizada pela Prefeitura de União, Piauí, para adquirir de forma parcelada e sob demanda, urnas e serviços funerários, que segundo a Prefeitura, seriam para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania. Entre os pontos destacados pela magistrada para o cancelamento, estão a ausência de publicação da licitação no Diário Oficial dos Municípios e ausência de informações sobre o certame. A conselheira afirmou que não é razoável que o gestor realize, nesse momento de pandemia, um procedimento licitatório sem fazer a devida justificativa, no que se refere à sua necessidade, além disso, essa modalidade de Pregão, vai de encontro às medidas preventivas dispostas pelo governo.

Câmara aprova texto-base que torna obrigatório uso de máscara em todo país e prevê multa de R$ 300 por descumprimento

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que obriga a população a usar máscaras em ruas, prédios e no transporte público para conter a pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê multa de R$ 300 em caso de descumprimento. O texto-base foi aprovado em votação simbólica. Os deputados, agora, apreciam mudanças no projeto. Na sequência, a proposta segue para o Senado. Se houver mudança, volta à Câmara, antes de seguir a sanção ou veto presidencial.

Pela 1ª vez, Brasil supera 1.000 mortes por covid-19 em um dia

O Brasil registrou a marca de 17.408 novos casos de coronavírus em 24 horas. É o maior número já registrado no período. Houve um umento nominal de 4.268 diagnósticos sobre o dia anterior, quando foram registrados 13.140 novos infectados. O número de mortes confirmadas em 24 horas foi de 1.179, em um dia. É a 1ª vez que o país registra mais de 1.000 óbitos em um período tão curto. Dessa forma, o total de casos confirmados da doença chegou a 271.628, e o número de mortes chegou a 17.971.