Siga as Redes Sociais

Silas Freire

O Covid está chegando de avião ao Piauí e sem fiscalização

Silas Freire

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Os voos comerciais que vem para Teresina, vindos principalmente de Brasília e São Paulo, trazem o vírus causador da covid-19 sem nenhuma fiscalização. Enquanto isso, os ônibus clandestinos, vindos de São Paulo estão sendo perseguidos que nem cristãos por judeus. No aeroporto tem dias que chega 500 passageiros sem nenhuma fiscalização da vigilância sanitária, nem na saída e muito menos quando aterrizam por aqui. Com caras de ricos, os passageiros descem não cumprem quarentena, e muitas vezes, ou vão para as lives ou direto para o contato com populares. E assim é que percebemos que o covid de Chico não é o mesmo do Francisco.

Bolsonaro toma remédio e reunião com governadores transcorreu de forma tranquila

Nem a Globo pode colocar tensão na reunião de ontem entre os governadores e o presidente Bolsonaro. Uma encontro onde a secretária de governo do palácio entrou em campo 48 horas antes, acertando tudo, até o ministro Guedes ligou pessoalmente para muitos governadores. A reunião foi bem ao estilo Tancredo Neves: “deixem tudo acertado, aí faremos a reunião”. O presidente Bolsonaro parecia ter tomado uns tranquilizantes e tudo saiu certo, fora alguns detalhes relacionados ao apoio dos vetos ao reajuste salarial, que não foi unanimidade, mas a lei será sancionada e a grana disponibilizada até o final do mês. Até o governador Dória afirmou que a reunião foi a favor do Brasil. O presidente Alcolumbre também diz que a reunião foi histórica, e a questão do isolamento social só foi tratado nas ladeiras, para não alterar a paz. O governador Casa Grande, do Espírito Santo, disse por longe que precisa haver um comitê organizado entre União, Estados e Municípios para o combate ao coronavírus, mas isso, na lateral de campo para não alterar o clima. Bom para o País. Tomara que ninguém hoje rasgue a ata!

Teresina insegura: Carros dos Correios são tomados de assalto todos os dias

Foto: Reprodução

Em uma semana é difícil apontar o dia em que não assaltaram os carros dos Correios , que entregam mercadorias. Ontem, foi no bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, onde os veículos foram abordados por criminosos que levaram as mercadorias. Em momento de pandemia, há muitas compras feitas pela internet e isso faz com que os carros virem alvos dos bandidos, sem uma estratégia de policiamento ostensivo decidida pela segurança do Abreu. Essa modalidade criminal virou brincadeira na capital.

A coluna avisou! Candidatos palacianos definharam

A coluna, ainda esta semana, divulgou nota que as pesquisas encomendadas pelos Palácios da Cidade e Kanark, com eleitorado da capital, mostraram que todos os nomes palacianos para a disputa definharam. Dr. Pessoa despencou e já se aproxima de não registrar mais dois dígitos. O capitão Abreu e o secretário Fábio Novo sumiram, com leve vantagem para o militar. Do lado da Prefeitura, Montezuma estava completamente fora do páreo e Samuel Silveira, outra opção, perdia até para Dr. Lázaro, que não é mais candidato. As pesquisas sugeriram novos nomes que não estavam nos debates palacianos. Só Sílvio Mendes conseguia se sobressair, mas há as lideranças não o querem, aí surge o nome de dois Centrão para eleição. Washington Bonfim, do Progressista, aliado de Bolsonaro, JVC, do PTB, e do ex-presidiário Roberto Jefferson, amigo do presidente. Todo e qualquer candidato terá que demonstrar alinhamento com a união, pois a situação da PMT não será mais a galinha dos ovos de ouro pós-pandemia.

Ministério Público quer saber para onde foi os recursos enviados para a saúde de São João do Piauí

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, ingressou ontem (21) com ação judicial para que o município de São João do Piauí, administrada pelo prefeito Gil Carlos (PT), crie uma aba específica em seu portal da transparência para informar os gastos realizados no combate ao novo coronavírus. Após averiguações, a corte constatou que no espaço destinado para a prestação de contas, não havia nada, dessa forma, o promotor de Justiça Jorge Pessoa, autor da ação, solicitou que a decisão judicial determine que a aba seja alimentada diariamente e apresente de forma discriminada os valores orçamentários e a execução de despesas, a exemplo de contratos administrativos de prestação e fornecimento de bens e serviços, nota de empenho, liquidação e pagamento, descrição do bem e/ou serviço, o quantitativo, o valor unitário e total da aquisição, a data da compra e o nome do fornecedor, com CNPJ, ou seja, todas as formas de gastos públicos relacionadas especificamente ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Militares do Piauí estão proibidos de falar sobre política na mídia

Uma portaria emitida pelo Comando Geral da Polícia Militar do Piauí estabelece uma série de normas e condutas que devem ser obedecidas pelos policiais durante entrevistas aos meios de comunicação. No documento, também ficam estabelecidas regras relacionadas ao uso das redes sociais. A portaria assinada pelo Comandante Geral, Coronel Lindomar Castilho, é direcionada a todos os militares mas, atinge diretamente os militares que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições municipais de 2020, já que proíbe policiais militares do Piauí de “fazer referência, comentar ou opinar, pela Imprensa e Mídia em geral, sobre assuntos político-partidários”, bem como participar de debates, em meios de comunicação ou redes sociais, sem autorização expressa do Comando Geral. E agora, quem poderá salvar os super-heróis políticos militares?

STF decide restringir MP que relaxa punição a agentes públicos

Foto: STF

Por 9 votos a 1, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quinta-feira (21) restringir o alcance da medida provisória assinada pelo governo que livra agentes públicos de serem responsabilizados por ações e decisões tomadas em razão da pandemia. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso. Em seu voto, o ministro declarou considerar que o decreto não é inconstitucional, mas percebeu a necessidade de estabelecer alguns limites. O texto instituído pelo governo estabelece que as autoridades só poderão ser responsabilizadas se ficar comprovado o dolo (ação intencional) ou “erro grosseiro”

Silas Freire

Tem solicitação de operação da PF no Piauí!

Silas Freire

Publicado

em

Uma fonte nos conta que já existe solicitação do Ministério Público Federal (MPF) pedindo autorização judicial para uma operação da PF em território piauiense. Para surpresa da coluna, a ação não está direcionada ao Covidão, ou seja, recursos da saúde mal aplicados, mas sim uma investigação voltada para a área da educação onde estariam aplicando o dinheiro em capacitação e treinamento em plena pandemia. Ainda não sabemos o alvo se no âmbito municipal ou estadual. O certo é que vem bronca por aí!

Bolsonaro não se ajuda

A última pérola do presidente Bolsonaro conseguiu irritar até o bem humorado e humorista piauiense, Whindersson Nunes. O presidente disse ontem, que lamentava as mais de 30 mil mortes ocorridas no país em decorrência da covid-19, mas esse é o caminho natural de todo mundo. Diga-se de passagem um desrespeito a todas as famílias que sofrem a perda de seus entes queridos. Whindersson, com milhares de seguidores, condenou a posição do mandatário e ainda completou: “Pois morra satanás”. A postagem do humorista dividiu opiniões.

A justiça quebrou o isolamento no Piauí e precisa ouvir a ciência

Primeiro a Justiça do Trabalho liberou as lojas de conveniência de postos de gasolina, responsáveis por espaços pequenos onde vende-se de tudo. Mais tarde as clínicas foram autorizadas para o pleno funcionamento, o que fez voltar o fluxo de pessoas de outros municípios e até de outros estados e agora, derruba a obrigatoriedade da testagem preventiva para o covid-19 de funcionários de empresas, que serviria para prevenir contágios, inclusive o coletivo. Desta forma, os transmissores assintomáticos continuarão tornando as empresas, com mais de duas dezenas de colaboradores, verdadeiros criadouros da transmissão do vírus. E a pergunta é: Essas decisões tem como base a ciência? O momento é muito difícil, mas as ordens judiciais se cumprem primeiro.

MDB terá trabalho para se livrar do PSB

Alguns mdbistas já admitem que houve precipitação do partido em fechar uma aliança com o PSB e também firmar compromisso em colocar Robert Rios como vice. Agora, com mudança do debate político ocasionado pelos últimos acontecimentos, a sigla ficou sem nada para entrar em uma estratégia eleitoral, a não ser desistir de uma cabeça de chapa e ocupar uma vice. Um mdbista ligado ao presidente Marcelo Castro disse à coluna que o PSB e o nome de Robert Rios como vice, tem atrapalhado os diálogos com outras siglas e dificultado, inclusive, o avanço da candidatura do Dr. Pessoa. Entretanto, tirar o Robert agora não vai ser fácil. ‘Essa turma deveria ter ouvido o Marcelo’, disse esse interlocutor.

Covid-19: Médico se curou com vermifugos

Foto: Reprodução

O médico Ítalo Pereira Ibiapina, de Campo Maior, que confirmou a infecção pelo coronavírus no dia 16 de maio, disse ter se curado com o isolamento e dois vermífugos de nome Ivermectina e um outro medicamento chamado Anitta. Há registros do uso das medicações por médicos de todo o país, entretanto, o profissional, esclareceu que esse tratamento é um alternativo e não protocolo, pois não se tem comprovação científica sobre sua eficácia. Mas segundo Dr. Ítalo essa medicação tem tido 90% de resultados positivos nos casos em que são usados.

Pazuello assume de vez o Ministério da Saúde

O governo oficializou o militar Eduardo Pazuello, que respondia interinamente pelo Ministério da Saúde, desde a saída do ministro Nelson Teich. Pazuello tem mostrado desenvoltura e aplicado os pensamentos do presidente Bolsonaro, sem se distanciar das recomendações da ciência. Eduardo montou uma equipe operacional, que em sua maioria é formada por militares, mas mantém consultoria científica com médicos e profissionais da área. Para o novo ministro, é importante que o Ministério tenha uma equipe operacional para estipular diretrizes e orientações, e o mais importante, colocar os projetos em prática. Por esse lado ele tem razão.

PL do vereador Stanley Freire é sancionado pelo prefeito Firmino

Foto: Thais Souza/Portal Encarando

O prefeito Firmino Filho, aprovou a Lei Nº 5.522/2020, do vereador Stanley Freire, que determina o tempo máximo de 20 minutos de espera em filas de supermercados em Teresina. Nos finais de semana, às vésperas ou após feriados prolongados, o prazo será ampliado para 30 (trinta) minutos. O projeto, sancionado no dia 25 de maio, entra em vigor no prazo de 60 dias. Os proprietários dos estabelecimentos estão sujeitos a penalidades, em caso de descumprimento da Lei, as medida englobam: advertência, com prazo máximo de 30 dias para regularização; multa de R$ 500,00 a R$ 8 mil; suspensão temporária ou definitiva do alvará. O vereador explicou que o objetivo é dar um pouco mais de comodidade aos clientes, principalmente àqueles que apresentam algum tipo de doença congênita, pois mesmo com filas preferenciais, o tempo de espera para atendimento é bastante longo.

Recesso parlamentar na Alepi pode ser suspenso

O recesso parlamentar de 15 dias da Assembleia Legislativa do Piauí, no mês de julho, pode ser suspenso. A medida é defendida pelo presidente Casa, Themístocles Filho (MDB).  O deputado ainda afirma que a medida será colocada em pauta e a decisão será coletiva. Primeiro, passará pela mesa diretora e, em seguida em um encontro com líderes de partidos e blocos. Se necessário, o debate irá a plenário.

Continue Lendo

Silas Freire

Candidatos da situação à PMT devem ser Sílvio Mendes e Washington Bonfim

Silas Freire

Publicado

em

Era o que dizia ontem, em conversa virtual com um amigo, um vereador tucano de plumagem alta. A ordem de quem seria o candidato a prefeito e vice, pode ser por conta dos efeitos da pandemia, além da da formação das chapas concorrentes. Mas esse vereador estava animado com os dois nomes, e a chapa, dispensa comentários de zelo público e competência. O amigo ainda perguntou se o Klebão ainda tem chances na parada, e ele respondeu que, só se der uma reviravolta grande. No entanto, segundo esse vereador, Montezuma não ficará desamparado.

Brasil suspende compra de respiradores no exterior

Foto; Reprodução

O novo secretário do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, anunciou que o Governo Federal suspendeu toda e qualquer compra de respiradores do exterior. A medida busca fortalecer a indústria nacional, que tem um compromisso de dar conta da demanda. Atualmente, se gastava de 20 a 30 mil dólares com um aparelho, agora, a intenção é otimizar a indústria local e incentivar a produção dos equipamentos em maiores quantidades. O novo secretário ainda disse que, mês passado a indústria nacional conseguiu entregar 1.600 aparelhos. A experiência de mercado de Wizard pode ser muito importante em um momento como esse.

JVC gostaria de ter Dr. Pessoa como vice

Seria o preço que o MDB pagaria para ter a preferência em outros municípios, e também, em uma corrida para o governo do estado em 2022 com Marcelo Castro. JVC estaria animado em concorrer as eleições municipais e não interferiria na candidatura de Fábio Novo, do PT. No pensamento dos aliados, Claudino somaria com Dr. Pessoa de vice, e ainda contaria com o apoio de Fábio Abreu, que nesse cenário, retiraria sua candidatura. JVC não viria carimbado nem de Palácio de Karnak e nem de Palácio da Cidade. Para ele, o primordial seria converter o MDB.

Moro é proibido de advogar por 6 meses

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro será obrigado a cumprir quarentena de 6 meses antes de voltar a trabalhar. A decisão é embasada no que dispõe sobre conflito de interesses de ex-ocupantes de cargos públicos, por terem acesso a informações privilegiadas no período imediatamente posterior à saída do cargo. Moro não poderá atuar como advogado durante o período de 6 meses, mas está autorizado a dar aulas e a escrever artigos nesse período. Ele continuará a receber salário do governo até o encerramento dessa quarentena.

Promotora quer informações sobre agentes públicos inelegíveis em municípios do Piauí

A Promotoria Eleitoral da 49ª Zona, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atualização do banco de dados do Sistema de Investigação de Contas Eleitorais (SisConta), pelas Prefeituras e Câmaras Municipais. O SisConta é um sistema criado pelo Ministério Público Federal, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2012 e tem a função inicial de identificar candidatos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. A promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga, abriu o procedimento para verificar se os Municípios da 49ª Zona, que engloba os municípios de Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Campo Largo do Piauí, para saber se os mesmos estão cumprindo a requisição da Procuradoria Regional Eleitoral e prestando informações sobre possíveis casos de inelegibilidade entre os agentes públicos locais. A magistrada quer informações sobre: prefeitos e vice-prefeitos que tenham perdido seus cargos por desobediência à Constituição Estadual ou à respectiva Lei Orgânica Municipal, nos últimos doze anos; prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes que tiverem suas contas rejeitadas, em decisão irrecorrível, por irregularidade que configure ato doloso de improbidade administrativa, nos últimos oito anos; e servidores do Legislativo Municipal que tenham sido demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, nos últimos oito anos.

Valdeci Cavalcante estende bandeira branca após apresentação do plano de retomada da economia

O Governo do Piauí apresentou ontem (02/06) o plano para retomada da economia e entusiasmou empresários, em especial o Presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, que aprovou os pontos destacados pelo governo. Valdeci disse que a medida é cautelosa, mas segue a forma que os empresários já pensavam em atuar. O presidente disse ainda que o setor está preparado para o retorno, e irá seguir todas as recomendações de segurança. Com o plano, o governador tranquilizou os empresários, e conseguiu uma bandeira branca, ao menos temporariamente.

Continue Lendo

Silas Freire

Wellington e Firmino vão começar a discordar

Silas Freire

Publicado

em

O Governo do Estado apresentou uma minuta com regras para abertura gradual da economia, que prevê o retorno de vários setores do comércio, apontando cuidados a serem tomados por empregadores com funcionários e público. Com a medida é provável que esse retorno comece a ser ensaiado já no mês de junho. Por outro lado, a Prefeitura da capital trabalha com metas e essas metas precisam ser atingidas para então ser realizada a abertura de uma proposta para a retomada, do que é chamado pelo comitê como ‘novo normal’. Pontos como queda no contágio, redução da taxa de mortalidade, aumento do distanciamento monitorado e as instalações dos novos leitos de UTis serão levados em consideração. Em resumo, as propostas ainda não convergem entre si. Pelo visto, teremos uma divergência nos pensamento dos dois maiores gestores do estado, que estão unidos desde do início da pandemia. Esperamos que não politizem a questão, como não foi feito até agora.

Firmino recua do rodízio de veículos

A proposta do rodízio de veículos em Teresina era para combater as aglomerações na região central, local hoje de maior contaminação de pessoas pelo covid-19. Mas a medida esbarrou nos serviços essenciais, principalmente de saúde. As reclamações e recomendações da área são de que a ação prejudicaria a estrutura e os atendimentos hospitalares. Uma coisa é certa, o Centro funciona a meia boca grande e foge completamente do isolamento.

Bolsonaro “amarelou” com as torcidas nas ruas

O presidente Jair Bolsonaro depois de dizer em alto bom som: “acabou p…”, confiado em uma sequência de manifestações a favor do seu governo nas ruas do Brasil, parece ter “amarelado” quando viu torcedores rivais históricos, irem às ruas em resposta a seus atos um tanto quanto antidemocráticos. Após isso, Bolsonaro foi aconselhado a não insuflar os atos. Mais tarde, o movimento fora Bolsonaro poderia se tornar mais agressivo e maior do que os pró-governo, o que seria o estopim para sua queda. Ontem , o presidente foi mais moderado em sua fala enfatizando que está na hora de suspender o movimento para não se tornar cansativo. Parece que as manifestações envolvendo torcidas não era de esquerda. Representantes narraram em seus depoimentos que não aceitariam Lula nem PT, por ter cheiro de corrupção, e se eles se aproximassem o movimento pararia. Mas é claro, que lideranças de esquerda fomentaram seus movimentos. O problema é que cada vez mais o país vem enxergando que PT e Lula nunca mais.

Prefeitura de União ajuda na contaminação do coronavírus e ainda não paga agentes

Os profissionais de saúde da cidade de União estão denunciando a falta de condições de trabalho, principalmente de Equipamentos de Proteção Individual. Um vídeo de uma agente comunitária de saúde do município chegou a viralizar depois da profissional ter dito ser contaminada na linha de frente ao combate à pandemia e ainda ter levado o vírus para toda sua família, que tem, inclusive, pacientes de risco. A moça visivelmente emocionada, diz ter feito trabalhos extras para Prefeitura de União em barreiras sanitárias e, até agora, o prefeito não pagou as diárias. É de lascar!

Mesadeiros da direita e forasteiros da vida pública levam comerciantes perder a razão

Incentivados por forasteiros da política e pelos mesadeiros da direita, já existentes no Piauí, alguns fomentadores da economia de Teresina já em colapso foram ontem fazer não só um protesto na frente da casa do prefeito de Teresina Firmino Filho, mas também, insultar sua esposa, filhos e vizinhos. Ali existiam sim pequenos comerciantes, irritados com o efeito colateral da pandemia ocasionado pelo isolamento social, mas ali também haviam aproveitadores, forasteiros políticos e mensaleiros da direita, que já deixaram seus empregos para viverem de ricas mesadas pagas por empresários ligados ao liberalismo sem limites. Firmino desabafou que em 30 anos de vida pública nunca tinha sido tão ofendido. Os atos duros do gestor já salvaram pelo menos 500 vidas da covid-19 e muitas delas, poderiam está no protesto ou em casa esperando os protestantes e ofensores.

Prefeito de Lagoinha do Piauí é condenado pela Justiça a 9 anos de prisão

O prefeito da cidade de Lagoinha Piauí, Alcione Barbosa Viana, foi condenado pela Justiça Federal a nove anos de prisão por desvio de recursos federais, referente a repasses feitos à Prefeitura da cidade pelos Ministérios da Saúde e da Educação no período de 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2011, no valor de R$ 608.738,40. O MPF narra que os processos licitatórios da cidade de Lagoinha do Piauí eram montados criminosamente na cidade de Teresina, sem a participação real de qualquer comissão de licitação. O órgão ministerial cita que as investigações apontaram a apropriação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia relata ainda que a Prefeitura de Lagoinha teria contratado o fornecimento de 60% do combustível de um posto de gasolina, que seria do próprio prefeito e estava no nome de beneficiários de programas sociais, com renda declarada de R$ 400,00. Segundo a sentença, o gestor deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

Brasil ultrapassa 500 mil casos de Covid-19

Foto — Sérgio Lima/Poder360

O Brasil registrou 12.247 novos casos de covid-19 em 24 horas. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta nessa segunda-feira (1º). Houve uma queda nominal de 4.162 casos em relação aos 16.409 do dia anterior. O número de mortes notificadas nas últimas 24 horas foi de 623. Dessa forma, o total de casos notificados foi a 526.447 e o número de mortes chegou a 29.937.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat