Planalto, PGR e STF em guerra, enquanto o Brasil está morrendo

Uma guerra de poder e orgulho entre instituições incendeia o país. O Planalto é acusado de manter um gabinete do ódio sob comando da família Bolsonaro e seguidores que seriam os chefes de uma quadrilha de assassinos da honra e da verdade nas redes sociais. O STF, insultado, quer obstruir o poder do Executivo, às vezes até ditando a equipe de governo de um outro poder. E ainda tem a PGR, que entra no meio do fogo cruzado. Dessa vez, o Congresso todo manchado, resolveu puxar o banquinho e assistir de camarote. E o maior poder, a maior de todas as instituições, a velha sofrida população, está falindo e morrendo em meio a pandemia. Milhares de homens e mulheres tem seus corpos e suas histórias enterradas diariamente, vítimas do covid-19, e outros milhares tem sua honra assassinada com o desemprego, a falência e a fome. Enquanto isso, a grande mídia vem jogando álcool na fogueira, com raiva por ter sido desmamada. Nos resta Deus, esse não vai abandonar nossa nação manchada pela ambição, vaidade e covardia.

Firmino e Dias recuam da ideia de abertura da economia

Com a curva de contaminação crescente, e a maioria dos contaminados apresentando algum tipo de comorbidade, segundo os números das pesquisas, o Governador Wellington Dias, que já falava em flexibilizar o comércio antes do dia dos namorados, voltou atrás e disse que o cenário atual precisa passar por uma grande mudança para que isso aconteça. O prefeito Firmino vai mais longe, e diz que o quadro é muito delicado e que não adianta pressão, nem que isso lhe custe o fim de sua carreira política e que fará tudo para salvar o máximo de vidas possíveis. Os dois conhecem suas realidades de saúde, até porque, ambos ocupam a posição pela quarta vez. A notícia de que São Paulo anuncia um plano de abertura para junho, pode até mudar o pensamento dos homens, mas a conversa dos dois é de muito tempo.

Dória e Covas surpreendem com plano de retomada da economia para junho em SP

Ontem o Governo de São Paulo, anunciou um plano sanitário e norteou setores que apresentem projetos para volta em junho das atividades econômicas. Comércio, restaurantes e até shoppings devem reabrir seguindo um modelo que terá cinco etapas, nas quais as regiões serão classificadas por cores, de acordo com critérios estabelecidos pela secretaria da saúde e pelo comitê de contingência da Covid-19. Pelo plano, só poderão iniciar a retomada das atividades: as cidades que tiverem taxa de isolamento acima de 55%; as que tiverem redução no número de casos por 14 dias consecutivos e as cidades que tiverem menos de 60% dos leitos de UTI ocupados. Ainda haverá muitas restrições, mas as atividade voltarão a funcionar. Havia ontem, na economia, uma euforia com a informação de São Paulo, que parece querer reagir. Vamos torcer que dar certo!

Abreu, Novo e Montezuma deixam as secretarias para ver o que vai dar

O cenário político diante de uma pandemia maluca como essa mudou completamente. Os secretários estaduais e municipais, que pretendem disputar as eleições na capital, vão se descompatibilizar semana que vem. Abreu deixa a Segurança e volta à Câmara Federal; Fábio Novo deixa a pasta da Cultura e volta à Assembleia e o secretário municipal, Kleber Montezuma, deixa a educação municipal mas vai pra casa, pois não tem mandato. Ontem um apostador nato em eleições começou apertar as apostas e disse que nenhum dos três serão candidatos a nada. Só não apostei porque o apostador lá, nunca perdeu uma. A mais emblemática foi a do Marcelo Castro, em 2014, onde o apostador encheu os bolsos.

Deputados querem impeachment de Moraes depois de operação

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Um grupo de deputados bolsonaristas protocolou pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes ontem (27). Moraes é o responsável pelo inquérito aberto no Supremo para apurar a disseminação de notícias falsas. Os deputados Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR), Luiz Philipe Orleans e Bragança (PSL-SP) e Cabo Junio Amaral (PSL-MG) devem prestar depoimento por ordem do ministro. O pedido de impeachment de Moraes é assinado por três deputados que devem ser ouvidos: Barros, Amaral e Bia Kicis. Além deles, a peça também tem a assinatura de Carlos Jordy (PSL-RJ).

Sindilojas envia proposta de abertura gradual do comércio

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) encaminhou ao governo do Estado e a Prefeitura de Teresina um plano para a reabertura gradual do comércio. De acordo com Tertulino Passos, presidente do Sindicato, a proposta se baseia em eixos como horário diferenciado de funcionamento, segurança dos clientes e funcionários e fiscalização do poder público. O documento propõe o retorno de todo o comércio, com funcionamento por 6 horas, de 08h às 14h e de 09h às 15h; os shoppings abririam de 12h às 20h e as lojas de14h às 20h. Os estabelecimentos ainda seguiriam os critérios estipulados pelos órgãos de saúde, como: Cliente e funcionários só entram nas lojas usando máscara, disponibilização álcool em gel para higienização e sanitização nas lojas. O Sindicato, agora aguarda uma resposta das autoridades estaduais e municipais.

Brasil ultrapassa a marca de 400 mil infectados pela Covid-19

O Brasil registrou 20.599 novos casos de coronavírus em 24 horas, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nessa quarta-feira (27). Houve aumento nominal de 4.275 casos sobre o dia anterior, quando foram confirmados 16.324 diagnósticos. O número de mortes notificadas no período foi de 1.086. Dessas, 500 ocorreram nos últimos 3 dias. O total de casos registrados no Brasil foi a 411.821. O número de mortes chegou a 25.598. Há 4.108 óbitos em investigação.