Wellington e Firmino vão começar a discordar

O Governo do Estado apresentou uma minuta com regras para abertura gradual da economia, que prevê o retorno de vários setores do comércio, apontando cuidados a serem tomados por empregadores com funcionários e público. Com a medida é provável que esse retorno comece a ser ensaiado já no mês de junho. Por outro lado, a Prefeitura da capital trabalha com metas e essas metas precisam ser atingidas para então ser realizada a abertura de uma proposta para a retomada, do que é chamado pelo comitê como ‘novo normal’. Pontos como queda no contágio, redução da taxa de mortalidade, aumento do distanciamento monitorado e as instalações dos novos leitos de UTis serão levados em consideração. Em resumo, as propostas ainda não convergem entre si. Pelo visto, teremos uma divergência nos pensamento dos dois maiores gestores do estado, que estão unidos desde do início da pandemia. Esperamos que não politizem a questão, como não foi feito até agora.

Firmino recua do rodízio de veículos

A proposta do rodízio de veículos em Teresina era para combater as aglomerações na região central, local hoje de maior contaminação de pessoas pelo covid-19. Mas a medida esbarrou nos serviços essenciais, principalmente de saúde. As reclamações e recomendações da área são de que a ação prejudicaria a estrutura e os atendimentos hospitalares. Uma coisa é certa, o Centro funciona a meia boca grande e foge completamente do isolamento.

Bolsonaro “amarelou” com as torcidas nas ruas

O presidente Jair Bolsonaro depois de dizer em alto bom som: “acabou p…”, confiado em uma sequência de manifestações a favor do seu governo nas ruas do Brasil, parece ter “amarelado” quando viu torcedores rivais históricos, irem às ruas em resposta a seus atos um tanto quanto antidemocráticos. Após isso, Bolsonaro foi aconselhado a não insuflar os atos. Mais tarde, o movimento fora Bolsonaro poderia se tornar mais agressivo e maior do que os pró-governo, o que seria o estopim para sua queda. Ontem , o presidente foi mais moderado em sua fala enfatizando que está na hora de suspender o movimento para não se tornar cansativo. Parece que as manifestações envolvendo torcidas não era de esquerda. Representantes narraram em seus depoimentos que não aceitariam Lula nem PT, por ter cheiro de corrupção, e se eles se aproximassem o movimento pararia. Mas é claro, que lideranças de esquerda fomentaram seus movimentos. O problema é que cada vez mais o país vem enxergando que PT e Lula nunca mais.

Prefeitura de União ajuda na contaminação do coronavírus e ainda não paga agentes

Os profissionais de saúde da cidade de União estão denunciando a falta de condições de trabalho, principalmente de Equipamentos de Proteção Individual. Um vídeo de uma agente comunitária de saúde do município chegou a viralizar depois da profissional ter dito ser contaminada na linha de frente ao combate à pandemia e ainda ter levado o vírus para toda sua família, que tem, inclusive, pacientes de risco. A moça visivelmente emocionada, diz ter feito trabalhos extras para Prefeitura de União em barreiras sanitárias e, até agora, o prefeito não pagou as diárias. É de lascar!

Mesadeiros da direita e forasteiros da vida pública levam comerciantes perder a razão

Incentivados por forasteiros da política e pelos mesadeiros da direita, já existentes no Piauí, alguns fomentadores da economia de Teresina já em colapso foram ontem fazer não só um protesto na frente da casa do prefeito de Teresina Firmino Filho, mas também, insultar sua esposa, filhos e vizinhos. Ali existiam sim pequenos comerciantes, irritados com o efeito colateral da pandemia ocasionado pelo isolamento social, mas ali também haviam aproveitadores, forasteiros políticos e mensaleiros da direita, que já deixaram seus empregos para viverem de ricas mesadas pagas por empresários ligados ao liberalismo sem limites. Firmino desabafou que em 30 anos de vida pública nunca tinha sido tão ofendido. Os atos duros do gestor já salvaram pelo menos 500 vidas da covid-19 e muitas delas, poderiam está no protesto ou em casa esperando os protestantes e ofensores.

Prefeito de Lagoinha do Piauí é condenado pela Justiça a 9 anos de prisão

O prefeito da cidade de Lagoinha Piauí, Alcione Barbosa Viana, foi condenado pela Justiça Federal a nove anos de prisão por desvio de recursos federais, referente a repasses feitos à Prefeitura da cidade pelos Ministérios da Saúde e da Educação no período de 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2011, no valor de R$ 608.738,40. O MPF narra que os processos licitatórios da cidade de Lagoinha do Piauí eram montados criminosamente na cidade de Teresina, sem a participação real de qualquer comissão de licitação. O órgão ministerial cita que as investigações apontaram a apropriação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia relata ainda que a Prefeitura de Lagoinha teria contratado o fornecimento de 60% do combustível de um posto de gasolina, que seria do próprio prefeito e estava no nome de beneficiários de programas sociais, com renda declarada de R$ 400,00. Segundo a sentença, o gestor deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

Brasil ultrapassa 500 mil casos de Covid-19

Foto — Sérgio Lima/Poder360

O Brasil registrou 12.247 novos casos de covid-19 em 24 horas. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta nessa segunda-feira (1º). Houve uma queda nominal de 4.162 casos em relação aos 16.409 do dia anterior. O número de mortes notificadas nas últimas 24 horas foi de 623. Dessa forma, o total de casos notificados foi a 526.447 e o número de mortes chegou a 29.937.