Candidatos da situação à PMT devem ser Sílvio Mendes e Washington Bonfim

Era o que dizia ontem, em conversa virtual com um amigo, um vereador tucano de plumagem alta. A ordem de quem seria o candidato a prefeito e vice, pode ser por conta dos efeitos da pandemia, além da da formação das chapas concorrentes. Mas esse vereador estava animado com os dois nomes, e a chapa, dispensa comentários de zelo público e competência. O amigo ainda perguntou se o Klebão ainda tem chances na parada, e ele respondeu que, só se der uma reviravolta grande. No entanto, segundo esse vereador, Montezuma não ficará desamparado.

Brasil suspende compra de respiradores no exterior

Foto; Reprodução

O novo secretário do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, anunciou que o Governo Federal suspendeu toda e qualquer compra de respiradores do exterior. A medida busca fortalecer a indústria nacional, que tem um compromisso de dar conta da demanda. Atualmente, se gastava de 20 a 30 mil dólares com um aparelho, agora, a intenção é otimizar a indústria local e incentivar a produção dos equipamentos em maiores quantidades. O novo secretário ainda disse que, mês passado a indústria nacional conseguiu entregar 1.600 aparelhos. A experiência de mercado de Wizard pode ser muito importante em um momento como esse.

JVC gostaria de ter Dr. Pessoa como vice

Seria o preço que o MDB pagaria para ter a preferência em outros municípios, e também, em uma corrida para o governo do estado em 2022 com Marcelo Castro. JVC estaria animado em concorrer as eleições municipais e não interferiria na candidatura de Fábio Novo, do PT. No pensamento dos aliados, Claudino somaria com Dr. Pessoa de vice, e ainda contaria com o apoio de Fábio Abreu, que nesse cenário, retiraria sua candidatura. JVC não viria carimbado nem de Palácio de Karnak e nem de Palácio da Cidade. Para ele, o primordial seria converter o MDB.

Moro é proibido de advogar por 6 meses

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro será obrigado a cumprir quarentena de 6 meses antes de voltar a trabalhar. A decisão é embasada no que dispõe sobre conflito de interesses de ex-ocupantes de cargos públicos, por terem acesso a informações privilegiadas no período imediatamente posterior à saída do cargo. Moro não poderá atuar como advogado durante o período de 6 meses, mas está autorizado a dar aulas e a escrever artigos nesse período. Ele continuará a receber salário do governo até o encerramento dessa quarentena.

Promotora quer informações sobre agentes públicos inelegíveis em municípios do Piauí

A Promotoria Eleitoral da 49ª Zona, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atualização do banco de dados do Sistema de Investigação de Contas Eleitorais (SisConta), pelas Prefeituras e Câmaras Municipais. O SisConta é um sistema criado pelo Ministério Público Federal, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2012 e tem a função inicial de identificar candidatos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. A promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga, abriu o procedimento para verificar se os Municípios da 49ª Zona, que engloba os municípios de Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Campo Largo do Piauí, para saber se os mesmos estão cumprindo a requisição da Procuradoria Regional Eleitoral e prestando informações sobre possíveis casos de inelegibilidade entre os agentes públicos locais. A magistrada quer informações sobre: prefeitos e vice-prefeitos que tenham perdido seus cargos por desobediência à Constituição Estadual ou à respectiva Lei Orgânica Municipal, nos últimos doze anos; prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes que tiverem suas contas rejeitadas, em decisão irrecorrível, por irregularidade que configure ato doloso de improbidade administrativa, nos últimos oito anos; e servidores do Legislativo Municipal que tenham sido demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, nos últimos oito anos.

Valdeci Cavalcante estende bandeira branca após apresentação do plano de retomada da economia

O Governo do Piauí apresentou ontem (02/06) o plano para retomada da economia e entusiasmou empresários, em especial o Presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, que aprovou os pontos destacados pelo governo. Valdeci disse que a medida é cautelosa, mas segue a forma que os empresários já pensavam em atuar. O presidente disse ainda que o setor está preparado para o retorno, e irá seguir todas as recomendações de segurança. Com o plano, o governador tranquilizou os empresários, e conseguiu uma bandeira branca, ao menos temporariamente.