Tem solicitação de operação da PF no Piauí!

Uma fonte nos conta que já existe solicitação do Ministério Público Federal (MPF) pedindo autorização judicial para uma operação da PF em território piauiense. Para surpresa da coluna, a ação não está direcionada ao Covidão, ou seja, recursos da saúde mal aplicados, mas sim uma investigação voltada para a área da educação onde estariam aplicando o dinheiro em capacitação e treinamento em plena pandemia. Ainda não sabemos o alvo se no âmbito municipal ou estadual. O certo é que vem bronca por aí!

Bolsonaro não se ajuda

A última pérola do presidente Bolsonaro conseguiu irritar até o bem humorado e humorista piauiense, Whindersson Nunes. O presidente disse ontem, que lamentava as mais de 30 mil mortes ocorridas no país em decorrência da covid-19, mas esse é o caminho natural de todo mundo. Diga-se de passagem um desrespeito a todas as famílias que sofrem a perda de seus entes queridos. Whindersson, com milhares de seguidores, condenou a posição do mandatário e ainda completou: “Pois morra satanás”. A postagem do humorista dividiu opiniões.

A justiça quebrou o isolamento no Piauí e precisa ouvir a ciência

Primeiro a Justiça do Trabalho liberou as lojas de conveniência de postos de gasolina, responsáveis por espaços pequenos onde vende-se de tudo. Mais tarde as clínicas foram autorizadas para o pleno funcionamento, o que fez voltar o fluxo de pessoas de outros municípios e até de outros estados e agora, derruba a obrigatoriedade da testagem preventiva para o covid-19 de funcionários de empresas, que serviria para prevenir contágios, inclusive o coletivo. Desta forma, os transmissores assintomáticos continuarão tornando as empresas, com mais de duas dezenas de colaboradores, verdadeiros criadouros da transmissão do vírus. E a pergunta é: Essas decisões tem como base a ciência? O momento é muito difícil, mas as ordens judiciais se cumprem primeiro.

MDB terá trabalho para se livrar do PSB

Alguns mdbistas já admitem que houve precipitação do partido em fechar uma aliança com o PSB e também firmar compromisso em colocar Robert Rios como vice. Agora, com mudança do debate político ocasionado pelos últimos acontecimentos, a sigla ficou sem nada para entrar em uma estratégia eleitoral, a não ser desistir de uma cabeça de chapa e ocupar uma vice. Um mdbista ligado ao presidente Marcelo Castro disse à coluna que o PSB e o nome de Robert Rios como vice, tem atrapalhado os diálogos com outras siglas e dificultado, inclusive, o avanço da candidatura do Dr. Pessoa. Entretanto, tirar o Robert agora não vai ser fácil. ‘Essa turma deveria ter ouvido o Marcelo’, disse esse interlocutor.

Covid-19: Médico se curou com vermifugos

Foto: Reprodução

O médico Ítalo Pereira Ibiapina, de Campo Maior, que confirmou a infecção pelo coronavírus no dia 16 de maio, disse ter se curado com o isolamento e dois vermífugos de nome Ivermectina e um outro medicamento chamado Anitta. Há registros do uso das medicações por médicos de todo o país, entretanto, o profissional, esclareceu que esse tratamento é um alternativo e não protocolo, pois não se tem comprovação científica sobre sua eficácia. Mas segundo Dr. Ítalo essa medicação tem tido 90% de resultados positivos nos casos em que são usados.

Pazuello assume de vez o Ministério da Saúde

O governo oficializou o militar Eduardo Pazuello, que respondia interinamente pelo Ministério da Saúde, desde a saída do ministro Nelson Teich. Pazuello tem mostrado desenvoltura e aplicado os pensamentos do presidente Bolsonaro, sem se distanciar das recomendações da ciência. Eduardo montou uma equipe operacional, que em sua maioria é formada por militares, mas mantém consultoria científica com médicos e profissionais da área. Para o novo ministro, é importante que o Ministério tenha uma equipe operacional para estipular diretrizes e orientações, e o mais importante, colocar os projetos em prática. Por esse lado ele tem razão.

PL do vereador Stanley Freire é sancionado pelo prefeito Firmino

Foto: Thais Souza/Portal Encarando

O prefeito Firmino Filho, aprovou a Lei Nº 5.522/2020, do vereador Stanley Freire, que determina o tempo máximo de 20 minutos de espera em filas de supermercados em Teresina. Nos finais de semana, às vésperas ou após feriados prolongados, o prazo será ampliado para 30 (trinta) minutos. O projeto, sancionado no dia 25 de maio, entra em vigor no prazo de 60 dias. Os proprietários dos estabelecimentos estão sujeitos a penalidades, em caso de descumprimento da Lei, as medida englobam: advertência, com prazo máximo de 30 dias para regularização; multa de R$ 500,00 a R$ 8 mil; suspensão temporária ou definitiva do alvará. O vereador explicou que o objetivo é dar um pouco mais de comodidade aos clientes, principalmente àqueles que apresentam algum tipo de doença congênita, pois mesmo com filas preferenciais, o tempo de espera para atendimento é bastante longo.

Recesso parlamentar na Alepi pode ser suspenso

O recesso parlamentar de 15 dias da Assembleia Legislativa do Piauí, no mês de julho, pode ser suspenso. A medida é defendida pelo presidente Casa, Themístocles Filho (MDB).  O deputado ainda afirma que a medida será colocada em pauta e a decisão será coletiva. Primeiro, passará pela mesa diretora e, em seguida em um encontro com líderes de partidos e blocos. Se necessário, o debate irá a plenário.