Firmino diz que lockdown geral pode reabrir a economia próximo mês

A contaminação vem oscilando muito, e a queda do isolamento é permanente. O prefeito Firmino Filho acredita que um lockdown, de pelos menos 5 dias, poderia ajudar a estacionar o contágio e favorecer a reabertura gradual da economia. Firmino enviou a proposta para o governador, para que o gestor estadual possa tratar com a Assembleia, Justiça e os empresários. A ideia é recuar para avançar com segurança ainda na primeira quinzena de julho.

Na reta final da quarentena, governador W. Dias planeja medidas mais duras nos fins de semana

Enquanto Firmino propõe medidas, o governador W. Dias já avalia a flexibilização de setores como o comércio varejista, construção civil, indústrias e igrejas, a partir do dia 06 de julho, que é quando termina o decreto de isolamento. Mas, para isso, ele afirma que deve enrijecer ainda mais as medidas no estado e, para os próximos finais de semana deve adotar ações como a ‘lei seca’, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, além de proibir a circulação de transportes intermunicipais.

Teresa Britto pode ser nome do PV para Prefeitura

A deputada estadual Teresa Britto, que se notabilizou no início de seu mandato pela fiscalização aos hospitais do estado, e que depois do coronavírus nunca mais passou na porta de um, teve o seu nome homologado pela executiva do Partido Verde para disputar a eleição, e não mais apoiar o candidato do prefeito Firmino, o professor Kleber Montezuma. Teresa é um bom nome e tem uma história na política da capital. Faz medo ser só um balão para depois ser chamada na “sala gelada”.

Câmara de Teresina aprova redução de salários de prefeito e equipe

A Câmara de Teresina aprovou Projeto de Lei Complementar que reduz em 15% os salários de gestores do município, incluindo o do prefeito e do vice. Segundo a proposta, a medida visa reduzir gastos diante da queda na arrecadação do município provocada pela pandemia do novo coronavírus. O corte também se aplica a secretários municipais, diretores, superintendentes, assistentes jurídicos e coordenadores. Com isso, a economia pode chegar R$ 150 mil por mês. Uma medida necessária, mas que tardou um pouco para ser tomada, convenhamos.

Fernando Said desponta como melhor nome tucano, mesmo impedido

Foto: Thais Souza/Encarando

O MDB recebeu uma pesquisa para consumo interno e viu Dr. Pessoa despencar. No entanto, o médico continua liderando o páreo, com Fábio Abreu sendo o mais próximo, seguido de nomes que não definiram a candidatura e Montezuma, e lá na reta final está Fábio Novo. Em uma rodada de simulação Silvio Mendes é o mais forte candidato da base do prefeito Firmino. Já na espontânea, Fernando Said foi a surpresa, chegando a ocupar degraus próximos a Dr. Pessoa. Mas o deputado Themístocles respirou aliviado, pois Said não se descompatibilizou e está fora do páreo. Peguntamos à fonte sobre Samuel Silveira, e ela nos disse que ele está ‘pau a pau’ com candidatos menos conhecidos.

Prefeitos malandros planejam não acabar com a pandemia para prorrogar mandatos

Prefeitos do Brasil inteiro começaram uma campanha silenciosa para deixar a pandemia andar e, assim, fazer com que as eleições não aconteçam para que eles consigam prorrogar seus mandatos por mais dois anos. No Piauí, esse movimento é muito forte entre prefeitos do partido Progressistas, do senador Ciro Nogueira. É bom o eleitor ficar atento!

Marco do saneamento básico é aprovado no Senado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado aprovou nesta ontem (24) por 65 votos a 13, o novo Marco do Saneamento Básico, que tem como objetivo universalizar o acesso ao serviço e facilitar a entrada de investimento privado no setor. A proposta, aprovada ainda em 2019 na Câmara dos Deputados, agora vai agora à sanção presidencial.