Piauí recebe precatório de mais de R$ 1 bilhão e 600 milhões

Ontem o estado do Piauí recebeu $ 1 bilhão e 652 milhões referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O valor é referente a distorção do cálculo por aluno entre os anos de 1994 a 2006 e chega aos cofres do estado após uma ação na Justiça Federal de mais de 10 anos. E não só isso, ainda existe cerca de R$ 550 milhões para o estado receber. Segundo o governo do estado, o valor será destinado na execução de ações estruturantes e em programas de melhoria da educação.

Abreu faz mistério para revelar nome de vice

O deputado Fábio Abreu, disse à imprensa que já tem vice para sua chapa. O pré-candidato à Prefeitura de Teresina, deve está querendo sufocar as informações de que há um resistência por parte dos partidos, para indicar um ‘felizardo’ para concorrer ao seu lado. Entretanto, o deputado fez questão de que isso não é mais um problema e que seu vice será de um partido que faz parte da base aliada do prefeito Firmino.

Deputado aponta erro em retorno de atividades presenciais na Alepi

Foto: Divulgação/Alepi

Ontem, a Assembleia Legislativa do Piauí realizou sua primeira sessão presencial após o retorno das atividades. Mas teve deputado que não aprovou a ação do presidente da Casa. Um deles, Fábio Novo, que chegou a intitular o retorno como um ‘grande erro’. Segundo o parlamentar, ainda havia muito o que se fazer na Alepi. Como por exemplo, a finalização da testagem dos servidores e, também, fez um relato grave, de que outras pessoas, que não são funcionários autorizados, estariam circulando pela Assembleia. Se isso aconteceu na primeira sessão, imagina nas próximas. Custava esperar o fim dos decretos?

Mais 84 profissionais da saúde são convocados para reforçar o combate à covid-19 em Teresina

Mais 84 profissionais de saúde foram convocados ontem para reforçar a linha de frente de combate à Covid-19 em Teresina. Eles foram aprovados no processo seletivo Emergencial da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para contratação temporária enquanto durar a pandemia. São 42 técnicos em enfermagem, sete técnicos em radiologia, quatro psicólogos, quatro assistentes sociais, seis técnicos em patologia clínica, dois nutricionistas, dois farmacêuticos, sete enfermeiros plantonistas, sete médicos plantonistas e três fisioterapeutas. Eles serão lotados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital do Buenos Aires e Hospital do Satélite, nos setores destinados ao tratamento de pessoas com síndromes gripais.

TSE decide manter ações contra a chapa Bolsonaro e Mourão

Foto: Evaristo Sá/AFP

Por 4 votos a 3, o plenário do TSE decidiu autorizar a aquisição de novas provas nas investigações contra a chapa Bolsonaro e Mourão, eleita no ano de 2018. Segundo os autores das representações, durante a campanha, o grupo virtual Mulheres Unidas contra Bolsonaro, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, sofreu ataque de hackers que alteraram o conteúdo da página.O julgamento dos casos teve início em novembro de 2019. O relator, ministro Og Fernandes, votou pela rejeição das ações. O ministro Edson Fachin havia pedido vista, por isso, o julgamento foi interrompido. Os processos são de autoria dos candidatos derrotados no pleito de 2018 Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (Psol). Alegam abuso eleitoral e pedem a cassação dos registros de candidatura, dos diplomas ou dos mandatos dos atuais chefes da República, além da declaração de inelegibilidade.

Bolsonaro convida Maia e Alcolumbre para viagem presidencial

O presidente Jair Bolsonaro fez novos gestos ao Congresso Nacional durante a cerimônia de prorrogação do auxílio emergencial, que aconteceu nessa terça-feira (30), no Palácio do Planalto. Na presença dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Bolsonaro falou que, juntos, eles podem fazer “muito mais pela nossa pátria”. O Presidente da República chegou a convidar Maia e Alcolumbre para uma viagem presidencial.

Firmino ‘rasga’ elogios a seu pré-candidato

Firmino Filho usou suas redes sociais onde estendeu elogios ao seu pré-candidato à PMT, professor Kléber Montezuma. Uma atitude um tanto quanto surpreendente só gestor, nesse momento, que sempre afirmou estar focado no combate ao coronavírus e, consequentemente, ter tentado evitar tratar publicamente sobre as eleições. Talvez, a atitude de Firmino tenha sido uma estratégia para alavancar o nome de Montezuma, pois as pesquisas encomendadas não o mostram em uma posição confortável.