Ala militar e cultural lembra nome de Hugo Napoleão para MEC, mas o problema é Ciro

O ex-governador Hugo Napoleão foi cotado nas últimas 48 horas para assumir a pasta do MEC. O nome de Hugo, teria sido lembrado pela ala intelectual do núcleo militar, onde ele transita muito bem. Seria a “ressurreição” política de Hugo Napoleão, que já foi tudo no estado, e hoje goza do carinho do presidente Bolsonaro. Mas, a evolução do nome de Hugo ganhou uma fumaça, pois não interessa ao dono do Progressistas e coordenador do Centrão, Ciro Nogueira, alimentar a “ressurreição” de lideranças no estado do Piauí. O recado teria sido dado por ninguém menos que pelo deputado Arthur Lira, o próximo presidente da Câmara Federal, que tem muito da atenção do presidente Bolsonaro. A coluna pode até está jogando a caça fora, mas se depender do Ciro, Napoleão será no máximo,o Ministro da Eucaristia.

Pastor Levino: “Chance de aliança com Abreu é zero”

Diante da indisposição deste colunista (Silas Freire) em disputar a eleição, mediante ao caos causado pela pandemia do coronavírus, começou a circular na imprensa rumores de que o partido Republicanos seguiria para uma aliança com o Liberal, de Fábio Abreu. Entretanto, o vereador Levino de Jesus, presidente municipal da sigla, declarou ontem que, no caso de não ter candidatura própria do partido, a aliança preferencial é com no professor Kléber Motezuma e, até então, nunca foi tratado nada com Fábio Abreu.

João Henrique não aguenta 10 dias de Dr. Pessoa

Foto: Divulgação

O MDB, para dar credibilidade à candidatura a prefeito de Teresina de Dr. Pessoa, nomeou esta semana como coordenador de campanha o ex-ministro João Henrique, o sonho de qualquer candidato como coordenador. João Maguin não conhece um terço das grosserias e ar de estrelismo de Pessoa, depois da convenção. Se ele quiser um toque, é bom ouvir o deputado Júlio César, pode ouvir também o Evaldo Gomes, ou mesmo, chamar o Frank Aguiar. Dizem que Maguin não aguentará uma semana o Dr. do Povo. João Henrique chegou providencialmente, pois Marcelo Castro haje como “fogo de monturo” para desarticular Pessoa em favor de JVC e, de quebra, tem a força do maquiavélico, vereador Jeová Alencar.

WD tem que ficar de olho naquela ‘chuva’ de qualificação na Educação

O Governador W. Dias precisa ficar atento depois da sua vitória pessoal pela conquista judicial no STF, pelos R$ 1 bilhão e 600 milhões de reais do Fundeb. A coluna tomou conhecimento de que tem gente querendo meter a mão nessa grana com pretexto de treinamento e qualificação. A Secretaria de Educação não apresentou nenhum projeto mais audacioso para o investimento desses recursos. Mas, uma turma das bandas das Alagoas e São Paulo estariam tocando a música da sereia para os gestores da da Educação piauiense. Já tem licitação em andamento, na modalidade treinamento e qualificação, que é sem dúvida importante, mas é muito pouco para o esforço do governo que recuperou essa grana. Tem que ficar de olho em uns sabidos que se encostaram na educação do estado.

Tucanos se alegram com adiamento das eleições

Foto: Divulgação/Semec

Integrantes do PSDB ficaram eufóricos com a aprovação da PEC que trata sobre o adiamento das eleições, pois, segundo o que colocaram o fato irá beneficiar Kléber Montezuma. Eles explicam que no cenário atual, o professor Kléber é, atualmente o cândida menos conhecido e, os novos prazos darão a possibilidade para que a sigla o apresente à população teresinense de forma mais ampla. Mas, para o crescimento de Montezuma, os aliados afirmam ser fundamental um engajamento mais direto do prefeito Firmino Filho.

MP íntima Flávio Bolsonaro e esposa a prestarem depoimento

senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e sua esposa, Fernanda Antunes Bolsonaro, foram intimados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro a prestar depoimento sobre o suposto esquema de “rachadinhas” no antigo gabinete de Flávio como deputado estadual. A intimação partiu do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc), que era o responsável pela investigação sobre supostos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa cometidos de 2007 a 2018 no antigo gabinete do filho mais velho do presidente na Alerj. A Promotoria quer ouvir o casal já na semana que vem: Fernanda na segunda-feira (6) e Flávio na segunda ou terça-feira (7), conforme disponibilidade do senador.

Bolsonaro pode vetar trechos do PL das Fake News

Foto: Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2) que vai vetar pontos do Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, se a versão aprovada pelo Senado for mantida. O texto cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas para as redes sociais e serviços de mensagem como WhatsApp e Telegram. Aprovado esta semana no Senado por 44 votos favoráveis e 32 contrários, o projeto agora tramitará na Câmara dos Deputados. Caso seja alterado pelos deputados, o texto retorna ao Senado, a quem caberá a aprovação da versão final.  Se não for alterado, segue para sanção presidencial, quando o presidente pode sancionar a lei ou vetá-la parcialmente ou na íntegra. Segundo o presidente, ele fará uma consulta popular na internet para saber que pontos podem ser vetados do PL.