Conselheiro do TCE alfineta colegas ao ser afastado

O conselheiro Luciano Nunes, que foi afastado dos julgamentos que envolvem a gestão do governador Wellington Dias, disse que vai até o fim do seu mandato julgar com isenção, e alfinetou alguns colegas. Nunes chegou a citar o caso do governador do Mato Grosso, Durval Barbosa, que teve suas ações corruptas ignoradas pelo TCE do estado e, quando o governante caiu nas mãos da justiça aqueles que não lhe fiscalizaram ele entregou a justiça como cúmplices dos seus crimes. Será o que o conselheiro quis dizer com isso?

Ex vice-prefeito de Luís Correia quer ganhar terras do litoral no “grito”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex vice-prefeito de Luís Correia, Luís Neto, que recentemente teve sua prisão decretada em uma operação do Gaeco de grilagem de terras no litoral do Piauí, parece não ter se intimidado e agora é acusado por nativos da região das praias do Macapá e Maramar, de se apropriar de terras da União para exploração imobiliária. Luís Neto usa a tática de cercar áreas grandes com estacas e batizá-las como suas propriedades. Autoridades federais já tomaram conhecimento e está em curso uma nova investigação, agora a nível de Polícia Federal.

Médica piauiense mostra estudo sobre eficácia da cloroquina

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A médica piauiense, Marina Bucar, usou suas redes sociais para mostrar evidências na eficácia do uso da hidroxicloroquina na fase precoce do Covid-19. Marina, que é doutora pela Universidade de Zaragoça, na Espanha, repreendeu quem ainda resiste o fármaco e citou o estudo da Universidade de Detróide nos EUA, realizado com cerca de 3 mil pessoas que fizeram uso da medicação e outros fármacos na fase inicial. Com isso, a maioria não evoluiu para internação, e outros, quando internados não atingiram a fase grave da doença. Enquanto pessoas que não usaram fizeram o caminho contrário. Dra. Marina é florianense e é autora do protocolo usado em Floriano com o uso do coquetel com hidroxicloroquina, que tem sido bem sucedido na cidade. A médica ainda criticou quem condena a medicação por conta de estudos feitos em grandes dosagens e em pacientes já muitos graves. Até quando algumas autoridades irão continuar misturando política, mesmo com a tentativa de salvar vidas?

Quem a Seduc quer enganar?

A quem a Secretária de Educação do Piauí imagina estar enganando ao divulgar que 86% dos alunos da rede estadual estão conectados remotamente à internet para aulas on-line? As pesquisas feitas pelo MEC mostram números que no Piauí, apenas 9% dos alunos estariam aptos a receberem aulas on-line. A coluna analisa que nem MEC nem SEDUC estão com a realidade. A SEDUC não repassa veracidade nesses números, já que antes da pandemia já havia uma evasão da ordem de mais de 40% nas escolas públicas estaduais, causada só pela a irregularidade do transporte escolar, que teve seus recursos desviados anos atrás, e nunca mais conseguiu a regularização. Também não é plausível os dados do MEC, pois só na capital e em cidades maiores do estado atingimos bem mais de 9% do alunado conectado. Mas, apesar de tudo, ainda deve ser baixo o alcance do ensino remoto aos nossos estudantes.

PSDB quer conquistar a maior bancada na Câmara de Teresina

Além de trabalhar no fortalecimento da pré-candidatura de Kléber Montezuma, os integrantes também estão atuando para tentar conquistar o maior número de vagas na Câmara de Teresina. Os tucanos querem ocupar, ao menos, quatro cadeiras do Legislativo Municipal e já estão fazendo as contas para isso. Segundo eles, se a sigla conseguir 60 mil votos, há a possibilidade de um quinto vereador do grupo também ser eleito. Uma meta um tanto quanto ousada, não?!

Toffoli manda ‘Lava Jato’ compartilhar dados com a PGR

Foto: STF

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, mandou as forças-tarefas da operação Lava Jato em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro a compartilharem dados com a PGR (Procuradoria Geral da República). A decisão atende a pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, feito depois de os grupos que atuam na Lava Jato em Curitiba (coordenados por Deltan Dallagnol), em São Paulo e no Rio terem negado informações solicitadas pela procuradora Lindôra Araújo, braço direito do PGR Augusto Aras. Para Toffoli, a negativa dos procuradores ao pedido de Lindôra configura “evidente transgressão ao princípio constitucional da unidade do Ministério Público”. Sendo assim, o presidente do STF ordenou o compartilhamento dos dados das forças-tarefas justificando que isso pode assegurar que o Ministério Público não está investigando indevidamente autoridades com prerrogativa de foro especial.

Bolsonaro diz que irá definir hoje quem será o Ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro disse que espera decidir hoje quem será o novo ministro da Educação. Segundo o presidende, esse tem sido um grande problema, uma vez que, existem muitas pessoas capacitadas para o cargo, mas quando se separam com o tamanho do que ele chamou de ‘problema’, as mesmas recusam. Atualmente, os nomes mais cotados são Anderson Correia (reitor do ITA), Milton Ribeiro (ex-vice-reitor da Universidade Mackenzie) e o deputado Vitor Hugo (PSL).