Fábio Abreu e o conto das viaturas

Toda véspera de eleição, o deputado Fábio Abreu apresenta viaturas policiais que consegue com suas emendas parlamentares. São veículos de encher os olhos e faturar midiaticamente. Mas logo depois, a população nota que é puro marketing por sentirem na pele que carros e motos não fazem segurança sem efetivo e sem estratégia, essa última alternativa ele nunca empreendeu na segurança pública do estado. O Capitão contou com um amparo grande da mídia pra lhe transformar em herói. Antes do poder, todos os bandidos presos pelos policiais do Rone dormiam dentro das viaturas para Abreu aparecer como herói nos programas matutinos, mesmo sem ter nenhuma participação nas operações. Além disso, tiveram as fictícias ameças de grupos criminosos contra sua vida, essas, altamente dramatizadas por parte da mídia. Quem não lembra nas últimas eleições, o espetáculo da Rocam, as motos possantes que iam invadir as ruas de Teresina? Só ilusão! Agora, novamente perto das eleições, começaram aparecer as mais possantes viaturas, mas Abreu não tem mais aliados na mídia como antigamente, e os que ficaram não tem poder de persuasão. O pré-candidato tem feito lives com seus candidatos a vereadores que não alcançam 100 internautas assistindo, e a maioria dos participantes entram para criticar sua atuação como gestor da segurança. Parece que o conto do vigário e das viaturas não funcionam mais.

Enquanto isso, o Piauí aumentou 15% a taxa de homicídios em cinco meses

Quem diz é o monitor violência da USP divulgado ontem (23). Os dados concluem que o nosso estado teve um aumento de 15% na taxa de homicídio, indo na contramão da média nacional. O estudo aponta ainda que 7 estados e o Distrito Federal diminuíram seus crimes do ano passado para cá, outros estabilizaram. Já o Piauí, seguiu em linha crescente na administração nada segura do Capitão Fábio Abreu.

Montezuma terá que mostrar avanços em suas propostas

O professor Montezuma não poderá ficar todo tempo escorado em cima do projeto vitorioso de educação em Teresina que ele comandou, e nem tão somente na gestão do prefeito Firmino Filho. Kleber precisa propor projetos, se não, o eleitor pode não assimilar. Nada é tão bom que não possa para frente, ser melhorado. Professor, o povo precisa de mais expectativas.

Dr. Pessoa pode mais uma vez perder pela fala

o pré-candidato a prefeitura de Teresina, Dr. pessoa sempre se fragiliza nos debates eleitorais pela sua falta de capacidade de desenvolver frases completas ou completar raciocínio, pode se perder de novo pela boca. Agora, não pela sua falta de eloquência, mas pelo que tem dito às pessoas que deseja conquistar como aliados. Segundo uma fonte da coluna, chegou ao conhecimento do maior entusiasta da campanha de Pessoa, o deputado Themístocles Filho, que o médico comentou a dois líderes políticos que, o presidente da Alepi não vai mandar em nada no seu governo como imaginam, e que quando a eleição passar quem manda é o prefeito. Não que Themístocles deva mandar na administração do Dr., mas esse tipo de conversa nos bastidores, soou muito mal e já pinta a tinta de traição.

Demissão de funcionários ameaça preservação da Serra da Capivara

A pandemia do coronavírus tem causado muitos prejuízos econômicos e também ao potencial turístico. Dessa vez, que vem sofrendo com as consequências do momento é um dos maiores atrativos do nosso estado e do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade. A demissão de funcionários durante a pandemia do novo coronavírus e a escassez de recursos está colocando em risco a conservação dos sítios pré-históricos que precisam ser conservadas constantemente. A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), demitiu metade dos funcionários do parque e do Museu da Natureza. Dos 49 funcionários, 25 foram desligados. Antes da pandemia, o espaço já sofria com dificuldades financeiras e com a presença de caçadores ilegais, uma ameaça ao acervo. Vamos torcer para que nossas autoridades abracem a causa, e que nossas riquezas sejam preservadas!

Serra quer foro privilegiado em inquérito sobre caixa 2

Os advogados de defesa do senador José Serra (PSDB) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o inquérito que investiga o tucano no âmbito da operação Lava Jato,.em São Paulo, seja enviado à Corte, em Brasília, sob a justificativa de que o parlamentar tem foro privilegiado. No pedido feito ao STF, os advogados de Serra afirmam que o inquérito que corre contra ele na 1ª Vara da Justiça Eleitoral de São Paulo investiga fatos que vão além da campanha de 2014 e dizem respeito ao mandato dele no Senado e que, portanto, deve ser suspenso e enviado à Suprema Corte. O relator da ação no STF será o ministro Gilmar Mendes, que foi sorteado para apreciar o pedido da defesa do parlamentar do PSDB.

Procuradoria suíça nega pedido de Lula para acessar arquivos da Odebrecht

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público da Suíça negou, na 3ª feira (21.jul.2020), o p do ex-presidente Lula. Os arquivos têm relação com investigação envolvendo as partes na operação Lava Jato. Os documentos solicitados pelos advogados podem conter as planilhas de proprinas mantidas pela empreiteira. Estão contidos em um servidor do órgão suíço, que investiga a empresa por corrupção. Segundo o escritório na capital Berna, a negativa deu-se porque Lula não foi acusado de nenhum crime na nação europeia. A legislação local permite que apenas pessoas implicadas em processos judiciais tenham acesso a documentos de uma investigação. O movimento dos advogados do ex-presidente faz parte de uma investigação própria para obter provas que inocentem o cliente e foi iniciado a partir de uma narrativa de que a Lava Jato teria utilizado arquivos manipulados para apurar a conduta de Lula e levá-lo à condenação.