STF rejeita pedido da Câmara para anular buscas em gabinetes de deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio rejeitou o pedido da Câmara dos Deputados de anulação de buscas e apreensões em gabinetes de parlamentares na Casa legislativa. A reclamação foi protocolada após as buscas contra a deputada federal Rejane Dias (PT) realizadas na segunda-feira (27/7), em decorrência da Operação Topique.
Ao negar o pedido, o ministro cita a decisão de 2018 do STF que reduziu o alcance do foro, definindo que a prerrogativa vale somente para crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados com o cargo. Apesar de ter sido protocolada após o episódio de Rejane, a Mesa da Câmara dos Deputados pedia a anulação das buscas realizadas no gabinete do deputado Paulinho da Força.

Bolsonaro desembarca hoje no Piauí e consolida influência de Ciro Nogueira

O presidente da República, Jair Bolsonaro, finalmente virá ao Piauí. Após se curar da Covid-19, o presidente deve desembarcar na manhã de hoje em São Raimundo Nonato, em seguida ele embarcará imediatamente em um dos helicópteros e seguirá para Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, onde participa da cerimônia de entrega de um Sistema de Abastecimento de Água.  Logo depois, fará uma visita ao Parque Nacional Serra da Capivara. Essa é a primeira viagem oficial de Bolsonaro após a doença e consolida o senador Ciro Nogueira (PP) como um aliado de muita influência dentro do governo federal, o que não acontecia no início do mandato de Bolsonaro, quando essa relação mais íntima estava restrita ao senador Elmano Ferrer (Podemos). No estado, o presidente deve anunciar a destinação de recursos execução de obras.

Toffoli suspende duas investigações contra Serra

Foto: STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, suspendeu nessa quarta-feira (29) duas investigações contra o senador José Serra (PSDB-SP). Em uma delas, em que é acusado de lavagem de dinheiro transnacional, Serra virou réu em decisão desta quarta-feira da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo. Os procuradores da força-tarefa de São Paulo disseram que ainda estão analisando a decisão de Toffoli e que, por enquanto, entendem que ela não afeta a denúncia recebida pela Justiça. 

Margarete Coelho irá coordenar grupo que discutirá futuro do SUS

A deputada federal Margarete Coelho (PP) vai coordenar um Grupo de Trabalho na Câmara dos Deputados para discussão do futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo foi constituído pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deseja desenvolver uma agenda voltada para temas sociais, começando pelo sistema de saúde pública. Margarete vai desenvolver um trabalho semelhante ao que realizou quando coordenou as discussões sobre o Pacote Anti-Crime. Ainda ontem, a parlamentar informou que testou positivo para o coronavírus e está em isolamento.

Teresa Britto diz que pode ser candidata a prefeita em Teresina

Ontem deputada Teresa Britto (PV) afirmou que tem pensado em se candidatar à prefeita de Teresina. Segundo a parlamentar, a possibilidade tem sido levantada após ter recebido várias solicitações para que ela lance sua candidatura. Se confirmado, a capital pode chegar a 10 candidatos, caso todos se consolidem.

Brasil terá cédula de R$ 200

Foto: Divulgação /Banco Central

O Banco Central anunciou nesta quarta, 29, por meio de nota à imprensa, que lançará cédulas de R$ 200 no Brasil. A nova cédula terá como personagem o lobo-guará. A previsão é de que a nota entre em circulação a partir do fim de agosto.