Governador demite Ronald de Moura, o coronel da Topic

O governador Wellington Dias exonerou do gabinete militar do governo o tenente Coronel Rolnald de Moura e Silva, apontado pela Polícia Federal como um dos cabeças no desvio de recursos dos transporte escolar da Operação Topic e teve, inclusive, sua prisão pedida pelo Ministério Público Federal, que não foi atendido pela justiça na última fase da operação, quando as investigações chegaram à deputada Rejane Dias e a seu irmão Rogério Ribeiro. Coronel Ronald, agora exonerado de um cargo de confiança do Karnak, é considerado pelo Ministério Público Federal e PF como um dos braços direito da deputada petista, enquanto secretária de Educação. Agora, o tenente coronel está a disposição do Comando Geral da PM.

Secretária de Administração do Estado é condenada pela Justiça Federal

A secretária de Administração do governo Wellington Dias, Ariane Sidia Benigno  foi condenada pelo Juiz Agliberto Gomes Machado da 3ª Vara da Justiça Federal por diversas irregularidades nas contas de programas nacionais de assistência social quando era secretária de Finanças e Administração do governo de José Barros em 2012, no município de União. Segundo a denúncia, Ariane agiu incorretamente em programas como o Projovem, Proteção Integral à Família – PAIF. Nessa condenação esta incluído o ex-prefeito petista , Zé Barros. Eita PT pra dar coisa!

Ciro mandou enganar o Índio

Foto: O Dia

No vídeo que o senador Ciro Nogueira mandou aos deputados, ele mostrava-se compreensível para continuidade da parceria administrativa dos parlamentares com o governador Wellington Dias, mesmo depois de levar um passa fora pela mídia. Os parlamentares ficaram animados, mas depois receberam um recado mais pessoal “Quem quiser ficar lá, vai ficar enganando ao Índio, o que não é fácil. Eu não quero é que me enganem” . Como o senador tá com o “canhão” do Governo Federal na mão, muitos deputados que já estavam com as duas velas prontas, baixaram o fósforo.

Enquanto isso, Dias já prepara reforma administrativa

O rompimento tem dado assunto e, como já dito, Wellington Dias deu um prazo para que os Progressistas que ocupam cargos no governo se organizem. Nesta sexta-feira (07), haverá um novo pronunciamento e, de acordo, com informações de bastidores, o governador deve tratar de uma espécie de reforma administrativa. Para isso, W. Dias vai se reunir separadamente com cada deputado do partido para saber quem sai ou fica.

…E quer Wilson Martins, Robert Rios e os Neiva no Governo

O Governador W. Dias teria escalado o secretário de governo, Osmar Júnior, para buscar o apoio do PSB de Wilson Martins e Cia. Wellington traria também Robert Rios, o deputado Gustavo Neiva e seu Pai Avelino Neiva. Para isso, Dias estaria disposto abrir espaços administrativos e políticos. A primeira oferta seria o Detran, de porteira fechada para o Wilsão e seus aliados ou a Secretaria de Transportes, com obras para que o deputado Gustavo Neiva assuma e abra espaço para o suplente Rubens Martins, irmão de Wilson. As conversas estariam apenas no marcar de um diálogo. Mas a política é a arte do tudo pode. O Wilsão não estaria mais naquela de trator, e fazer o caminho de volta nunca é tarde.

Ex-prefeito de Barras é denunciado por desvio de quase R$ 100 mil da educação

Edilson Capote, ex-prefeito de Barras-PI. Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Barras, Edilson Capote, está sendo alvo de uma denúncia sobre um desvio de quase R$ 100 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para realização de supostas obras de construção de uma sala de aula na escola Tancredo Neves, localizada no Bairro São Cristóvão, e dois banheiros na escola José do Rêgo Lages, do bairro Pedrinhas. A autora da denúncia é a ex-vereadora Cynara Cristina Lages Veras, que enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), uma vasta documentação com cópias de notas de empenho e pagamentos realizados por Capote à empresa Construtora Sampaio e Silva Ltda-ME, contratada por Carta Convite, para realização das obras, que segundo ela, nunca foram construídas.

Senadores saem em defesa da Lava Jato 

Senadores de um movimento intitulado ‘Muda Senado’ publicaram nessa quinta-feira, 6, manifesto para reiterar apoio à Operação Lava Jato. No documento, os parlamentares relatam preocupações com a escalada de ações e manifestações de autoridades dos três Poderes, “com intenção de destruir a credibilidade das operações de combate à corrupção”. Além disso, criticam decisões do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Segundo os parlamentares, não cabe a Aras “fiscalizar o trabalho dos procuradores, tendo acesso indiscriminado a todo o conteúdo de investigações em curso e violando a independência funcional desses servidores”. Os senadores defendem que esse trabalho cabe à Corregedoria do Ministério Público Federal (MPF).